Teoria do empreendedorismo na prática: Saiba como driblar os desafios de ser seu próprio chefe 

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por admin
em março 6, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Ter um negócio próprio e ser seu próprio chefe é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, o empreendedorismo na prática apresenta inúmeros desafios que devem ser enfrentados diariamente, podendo se tornar uma grande dor de cabeça para os empresários.

No entanto, mesmo com essa perspectiva em mente, muitas pessoas ainda optam por embarcar nesta jornada.

Não para menos, o empreender apresenta diversas vantagens e viabiliza a possibilidade de fazer o que se gosta, proporciona auto realização e traz mais flexibilidade para a rotina das pessoas.

Desta forma, não é de se assustar que, de acordo com um relatório desenvolvido pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2020, aproximadamente 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem desejam fazê-lo nos próximos três anos.

Assim, o empreendedorismo é um mercado que tem crescido muito, em especial em decorrência do período pandêmico.

Sendo que, com a popularização do mercado digital e com a facilitação da construção de e-commerces, tirar esse sonho do papel tem se tornado cada vez mais comum.

Por isso, se você deseja começar o seu próprio negócio sabendo como driblar os maiores desafios apresentados e conquistando sucesso desde o início, continue a leitura!

Pré-requisitos para ser seu próprio chefe

Invariavelmente uma empresa é um reflexo direto dos empresários que a administra. Por isso, além de realizar um curso de empreendedorismo ead, a construção de uma marca de sucesso vai depender muito da sua capacidade de se tornar o seu próprio chefe.

No entanto, a falta de experiência pode acabar provocando obstáculos importantes que podem interferir na sua capacidade de comandar o negócio e de lidar com as dificuldades inerentes ao empreendedorismo.

Por isso, antes de abrir um negócio é preciso estar familiarizado com esses empecilhos.

Assim, antes de trocar a rotina de funcionário pela de chefe é fundamental:

  • Aprender a lidar com a solidão;
  • Não ter medo de abandonar a vida de funcionário;
  • Aprender a tomar iniciativas;
  • Construir uma mente empreendedora;
  • Conhecer o seu perfil de empresário;
  • Aprender a identificar boas oportunidades, entre outros.

Além disso, um dos maiores pré-requisitos para trabalhar como o seu próprio chefe é saber planejar, calcular custos – o que pode ser aprendido através da melhor faculdade de gestão financeira –, definir o diferencial do serviço e fazê-lo com confiança e estratégia.

Principais desafios do empreendedorismo

Entretanto, ainda que esse preparo intelectual e psicológico possa ajudar muito na capacitação para se tornar um empreendedor qualificado – auxiliando na eliminação de alguns obstáculos importantes –, a liderança da empresa nunca estará livre de desafios.

Por isso, seja na ocupação de um cargo de gestão hospitalar ou no empreendedorismo, é preciso estar sempre preparado para lidar com essas adversidades e para realizar ações de contingência, rápido o suficiente para que a empresa não corra riscos desnecessários.

Entre os maiores desafios enfrentados por empresários dos mais variados segmentos do mercado, os mais propensos a gerar contratempos no futuro e até levar a empresa à falência são:

  • Obtenção de financiamentos;
  • Gerenciamento inadequado das finanças;
  • Contratação de funcionários desqualificados;
  • Negligência com a realização de uma boa gestão de pessoas;
  • Dificuldade com a administração dos custos e dos tributos;
  • Falta de compreensão sobre o mercado e nicho de atuação;
  • Falta de investimentos em inovação, entre outros.

De acordo com um levantamento realizado pelo SEBRAE, esses tópicos são motivos que levam cerca de 27% das organizações nacionais a não conseguirem completar, sequer, o primeiro ano de atuação.

Pois, esses descuidos levam a falhas no planejamento, falta de organização, descontrole do fluxo de caixa e inúmeros problemas societários.

Assim, é essencial descobrir as melhores formas de driblar essas ocorrências e de se preparar para caso elas venham a acontecer inevitavelmente.

Como driblar os desafios do empreendedorismo

Como vimos anteriormente, empreender tende a ser uma tarefa repleta de desafios que precisam ser superados diariamente.

Desta forma, tão importante quanto saber evitar a ocorrência desses problemas é buscar conhecimento e investir em ferramentas que ajudem a tornar essa administração mais eficiente.

Uma vez que não há uma fórmula mágica que seja capaz de ser bem sucedida em todos os casos e em todas as empresas, manter-se preparado e devidamente capacitado com conhecimentos acerca da gestão de pessoas faculdade e finanças, se faz fundamental.

Além disso, para que seja possível consolidar um negócio no mercado e obter um retorno bastante positivo, também é importante atentar-se com as seguintes dicas:

  1. Faça um bom planejamento prévio

A confecção de um plano de negócios é crucial para o pleno desenvolvimento de qualquer negócio.

Isso porque, esse documento fornecerá a estrutura que a empresa precisará para organizar os processos operacionais, as ações de marketing, o orçamento, questões logísticas, e etc.

Sem o apoio das informações coletadas durante a realização desse plano de negócios, tanto a gestão de pessoas em startups quanto o setor administrativo e todas as demais áreas da marca, enfrentarão dificuldades.

Seja na tomada de decisões, previsão de riscos, identificação de problemas e no solucionamento de crises, as dificuldades se tornarão cada vez mais sérias e perigosas para o empreendimento.

Por isso, seja em conjunto com uma consultoria especializada ou de forma independente, a construção de um planejamento prévio é essencial para evitar a falência e o fechamento das empresas.

  1. Analise as vulnerabilidades da gestão

Outro passo importante para garantir a segurança do empreendimento é através da identificação dos pontos de vulnerabilidade da instituição.

Esse tipo de estratégia irá contar com a prevenção de ocorrências, muito mais do que com métodos de remediar os problemas.

Para que isso seja possível, é preciso investir em análises contínuas das operações, dos sistemas e dos processos de gestão, procurando identificar e eliminar todos os pontos que possam vir a trazer prejuízos para a instituição.

Assim, é preciso que todo esse processo seja realizado por profissionais competentes, capazes de definir métricas efetivas e de estudar a situação atual da empresa com o cuidado de localizar os motivos que levaram ou que podem levar a companhia a crises.

Por isso, ter o domínio sobre as técnicas estudadas no curso gestão de pessoas ead é essencial, especialmente para os empresários que serão os gestores da própria empresa e consequentemente responsáveis pela contratação dos colaboradores.

  1. Invista na modernização dos processos

A tecnologia veio transformando a forma com que lidamos com diversos aspectos do nosso dia a dia, e nas rotinas das empresas não é diferente.

Investir em softwares ou programas que promovam a modernização das instituições, pode ser essencial para evitar falhas severas no desempenho das funções.

Isso porque, essa modernização possibilita a integração do serviço desempenhado por diversos setores distintos da empresa, em um único programa e ainda permite a automatização de tarefas que poderiam exigir muita precisão e tempo.

Além de causar uma otimização considerável na gestão de tempo da instituição, essa modernização também garante a redução de gastos e ineficiências decorrentes de erros manuais ou do retrabalho.

  1. Faça um bom controle financeiro

As finanças são a alma de qualquer instituição comercial, afinal é a estabilidade desse setor que irá permitir a continuação das atividades desempenhadas e que viabilizará o investimento no aprimoramento das ações corporativas.

Além disso, é por meio de um bom controle financeiro que os empresários serão capazes de acompanhar a rentabilidade do estabelecimento e de realizar análises em relação ao potencial lucrativo, bem como, a efetividade dos investimentos corporativos.

Como resultado, em conjunto com a realização de um curso ead gestão financeira, a realização de planilhas, fluxo de caixa, precificação e outros estudos que devem ser feitos com frequência.

Desta forma, é possível planejar com maior precisão o futuro da empresa e fazer uma tomada de decisões mais embasada.

  1. Separe a vida pessoal da profissional

Um dos grandes motivos para o fracasso de um negócio está relacionado com a dificuldade dos empresários de separar a vida pessoal, dos negócios. 

Este é um problema que se torna ainda mais evidente quando há o entrelaçamento das contas da empresa com as particulares.

Esse tipo de união, apesar de em princípio parecer mais conveniente, tende a acabar proporcionando um aumento nos gastos empresariais, um crescimento nos impostos que precisam ser pagos e uma confusão acerca da real lucratividade da instituição.

Todos esses problemas são capazes de afetar desde a precificação dos produtos, a definição de metas realísticas, a percepção de sucesso das ações publicitárias e de marketing, entre outros pontos-chave para a sobrevivência de um negócio.

4. Coloque o público em primeiro lugar

Diversas faculdade de vendas e marketing já estão destacando a indispensabilidade de colocar o público consumidor no centro de todas as ações da empresa.

Isso porque, ao colocar o interesse e necessidade desses compradores em foco, os empresários estarão construindo uma experiência de compra mais satisfatória.

Assim, é possível garantir a conversão de novos leads, engajar os atuais clientes, conquistar a fidelização, aumentar o ticket médio da instituição e ainda construir uma reputação de autoridade no mercado. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.