Tendências do marketing digital: Saiba agora quais são!

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em outubro 31, 2022

Acompanhar as tendências de marketing digital é fundamental porque essas estratégias mudam constantemente para acompanhar o comportamento do consumidor e o avanço da tecnologia.

Anos atrás, investir em marketing pela internet era um diferencial, mas ao longo do tempo, a internet se transformou no principal meio de comunicação e logo as companhias perceberam a importância de usar os canais digitais.

No entanto, a partir de 2020, as transformações foram ainda mais intensas, principalmente em relação às compras digitais que aumentaram consideravelmente. O consumidor moderno percebeu as vantagens de comprar dessa forma.

Também adotou outros hábitos que influenciaram no modo como as organizações se comunicam e vendem seus produtos e serviços. Um exemplo disso é o costume de pesquisar informações no Google, antes de fazer uma compra.

Conforme as mudanças vão acontecendo, os negócios precisam estar preparados para investir nas melhores estratégias e alcançar bons resultados. Se não houver esse acompanhamento, é bem provável que a marca perca oportunidades de vendas.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será possível conhecer as tendências de marketing digital, como aplicá-las e quais são as vantagens e desvantagens que trazem para os negócios.

O que são tendências de marketing digital?

O marketing digital evolui constantemente para acompanhar as novidades tecnológicas e as mudanças no comportamento do consumidor moderno. Dentre as principais tendências para os próximos anos, estão:

Retorno de eventos presenciais

Os eventos presenciais estão voltando a acontecer, mesmo diante da alta qualidade dos eventos online. Isso acontece porque nada se compara à experiência física, principalmente quando existe exposição de produtos e serviços.

Além desse tipo de estratégia, uma empresa especializada em lavagem de poltrona a seco pode investir nos eventos híbridos, que misturam o presencial e o remoto.

A maior vantagem desse tipo de evento é que ele consegue impactar mais pessoas, pois aquelas que não estão na mesma cidade, estado ou país, podem acompanhá-lo remotamente.

Para as marcas, é uma forma de promover o contato pessoal com os consumidores e levar o seu nome para uma quantidade maior de pessoas.

Entretenimento no Instagram

O Instagram é uma rede social totalmente voltada para os conteúdos visuais, tanto fotos quanto vídeos. Por essa razão, se transformou em uma plataforma fundamental para que as empresas possam investir em branding e vendas.

A maior tendência nesse canal são os conteúdos que proporcionam entretenimento para o público. Isso é importante porque as pessoas acessam o Instagram para sair um pouco da realidade, conversar com amigos e se divertir.

As companhias precisam equilibrar publicações que demonstram conhecimento e aquelas voltadas para a diversão. Para alcançar esse propósito, uma empresa de cobertura de vidro para varanda deve fazer um bom planejamento.

Estar presente no TikTok

Embora as ações de entretenimento estejam em alta no Instagram, o TikTok já se consolidou como uma plataforma essencial para várias marcas.

A tendência é que esse aplicativo continue crescendo e se torne um importante canal de aquisição. Assim sendo, o ideal é baixar o aplicativo para observar o tipo de conteúdo que mais atrai os usuários e entender como a empresa pode atuar.

Social selling

Esta é outra tendência que mostra a força das redes sociais no planejamento de marketing digital das empresas. Vender nessas plataformas não é nenhuma novidade, mas o social selling é uma tendência muito forte para os próximos anos.

Os anúncios estão cada vez mais caros e o alcance orgânico das marcas está cada vez mais difícil, fazendo com que os vendedores entendam a necessidade de se posicionarem como referência dentro desses aplicativos.

É importante contar com um micro influenciador interno para criar e distribuir conteúdos educativos e relevantes sobre o mercado.

Podem ser profissionais de vendas, de marketing ou de qualquer outra área, o que importa é fazer o seguidor avançar na jornada de compra.

Com isso, uma empresa de iluminação para borda de piscina consegue trabalhar com abordagens de vendas mais precisas, tendo em vista que o profissional terá mais clareza sobre quem é o responsável pela tomada de decisão.

Como aplicar as tendências de marketing

Existem outras tendências que precisam ser bem trabalhadas pelas empresas para que possam trazer excelentes resultados.

Uma delas é o mobile marketing, e ele é importante porque o uso de dispositivos móveis é cada vez mais frequente para acessar a internet.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Salesforce, no ano de 2019, 80% do tráfego digital era proveniente de tablets e celulares, mas esse número aumentou muito.

Focar apenas nos navegadores presentes em desktops e notebooks é um erro, pois dentro de um universo mobile, as estratégias precisam ser voltadas para os dispositivos móveis.

Para atender essa demanda e não deixar de lado a navegação tradicional, uma empresa especializada na elaboração de closet planejado pequeno para casal deve investir em design responsivo e boa experiência para o usuário.

Outra tendência muito forte é a Inteligência Artificial, e cada vez mais ela ganha espaço no marketing. Os negócios podem usar os chatbots para otimizar o atendimento ao cliente e aplicar a tecnologia em assistentes pessoais.

O objetivo dessas ações é oferecer uma experiência próxima para os usuários, mesmo que tudo aconteça de maneira automatizada.

É necessário melhorar a tecnologia usada no processamento de informações para que a segmentação seja ainda mais específica. É assim que a marca consegue direcionar produtos e serviços, de acordo com os interesses dos usuários.

Os conteúdos em vídeo vão continuar cada vez mais frequentes, mesmo porque, eles agilizam o consumo de informações e chamam a atenção dos usuários.

Um fabricante de brindes personalizados para clientes pode usar vários recursos visuais para que o público compreenda os diferentes temas abordados.

Nesse contexto, também entram os conteúdos em áudio e eles estão conquistando as pessoas porque podem ser consumidos enquanto realizam outras atividades. Mas muitas outras estratégias também estarão em alta, como:

  • Big data;
  • Busca por voz;
  • Parcerias com influenciadores;
  • Busca visual.

Independentemente de qual estratégia seja trabalhada pelo empreendimento, todas elas precisam ter como base a personalização da experiência do usuário.

Vantagens e desvantagens destas tendências para os negócios

O marketing digital, assim como muitas outras coisas, possui suas vantagens e desvantagens. Dentre seus aspectos positivos está a possibilidade de atingir um número maior de pessoas.

O Brasil possui cerca de 150 milhões de usuários na internet, por isso, um de seus principais benefícios é o alcance. Por meio das estratégias digitais, é possível alcançar mais pessoas e quebrar barreiras geográficas.

Inclusive, essa condição fez com que as vendas digitais aumentassem muito, permitindo que os consumidores pudessem comprar os mais variados produtos e serviços, como tecido digital personalizado.

Outra vantagem é a possibilidade de segmentar a audiência e a estratégia. A segmentação é uma ação que ajuda a selecionar um segmento da sociedade e entender de maneira mais detalhada qual é o perfil do consumidor.

Ao investir em marketing digital, o negócio terá acesso a dados segmentados e trabalhar apenas com o público que realmente se interessa por seus produtos e serviços.

Ao criar seus anúncios, a organização pode considerar as características demográficas, idade, gênero, interesses, dentre outros atributos dos consumidores.

Mas, para elaborar uma boa estratégia digital, uma distribuidora de creme de açaí precisa estar atenta às desvantagens da prática.

Uma delas é o fato de que, embora no Brasil exista uma grande quantidade de usuários, ainda há muita gente sem acesso à internet.

Vários fatores podem provocar esse impedimento, como no caso de regiões muito pobres, locais onde o sinal simplesmente não alcança ou pessoas em idade muito avançada e que não são familiarizadas com a tecnologia.

Nesse caso, uma empresa que tem como público-alvo consumidores idosos, talvez seja melhor trabalhar por meio dos canais tradicionais.

Os anúncios estão saturando as diversas plataformas presentes na internet, e isso tem feito com que os usuários começassem a ignorar alguns canais.

O próprio YouTube oferece uma modalidade paga em que os assinantes não precisam assistir aos anúncios antes dos vídeos, o que pode trazer certa desvantagem para esse tipo de investimento.

Por fim, empresas dos mais variados setores, como uma especializada em cristalização de carros, devem estar preparadas para a grande concorrência dentro do ambiente digital.

Mesmo assim, é crucial que os negócios invistam em sua presença na web para se comunicar com o público e alcançar seus resultados.

Considerações finais

O marketing digital evolui e se modifica ao longo do tempo, e é justamente isso que faz com que ele se torne tão imprescindível para as empresas, independentemente de seu porte ou segmento.

Neste artigo, foi possível conhecer as principais tendências do marketing para os próximos anos e as vantagens que elas podem trazer para as companhias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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