3 dicas de tecnologia aplicada na área de finanças

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em outubro 23, 2022

A tecnologia é responsável por grandes mudanças na sociedade e pela forma com a qual convivemos há muito tempo. Sua maior potencialidade é acelerar e otimizar processos, e por isso a combinação entre tecnologia e finanças passa a ser cada vez maior. 

Em qualquer área do conhecimento humano, a tecnologia pode ser aplicada com a finalidade de gerar melhores resultados com um investimento menor de recursos. Na área financeira isso significa tornar todos os processos mais ágeis e eficazes. 

Para entender como a tecnologia está hoje inserida no dia a dia da área de finanças, é preciso reconhecer seus impactos diretos e indiretos, além de compreender os exemplos que já existem atualmente de recursos tecnológicos no mundo financeiro. 

A inovação é a força motora de qualquer mercado, isso não acontece por conta da aceleração que novas tecnologias inserem dentro da sua atuação e assim geram mais resultados, novas oportunidades e mais produtividade. 

Um exemplo que pode servir como uma analogia prática é a revelação de fotos grandes que há tempos atrás era cara, demorada e passível de falhas, e hoje acontece de forma totalmente digital.

Essa velocidade da vida cotidiana está diretamente relacionada com uma demanda do mundo financeiro por mais velocidade de computação e maior praticidade e efetividade a cada transação ou serviço financeiro oferecido aos clientes de instituições bancárias. 

Na atual dinâmica digital do dia a dia, muitas vezes as pessoas não têm nem disposição e nem tempo para perder horas do dia em filas de banco ou esperar mais de um dia para a efetivação de um pagamento. 

Nesse contexto, a tecnologia entra como uma aliada para acelerar esses processos do cotidiano do mundo financeiro e, assim, proporcionar ferramentas mais rápidas e, mesmo no meio digital, garantir a segurança de cada operação. 

Como a tecnologia pode impactar as finanças

A tecnologia financeira, também chamada de fintech, é cada vez mais utilizada por empresas que desenvolvem o seu trabalho nesse setor, e a tendência é que as operações monetárias fiquem mais rápidas e seguras nos meios digitais. 

Boa parte da atuação da tecnologia corresponde à geração de melhorias em processos do dia a dia que visam a automatização de processos e a expansão dos serviços financeiros em tempo real. 

O efeito já pode ser observado à medida que as empresas aplicam essas ferramentas nas suas práticas. 

Empresas de produção de caixa para lanche grande já podem incluir uma série de novos métodos e materiais eficientes baseados em tecnologia para gerir as suas finanças. Essa implementação já é uma tendência que tende a se consolidar no mercado. 

Sendo assim, a tecnologia financeira pode se referir a qualquer formato de uma nova ferramenta ou um recurso com alguma inovação presente, que mudam para melhorar, com base na tecnologia, o oferecimento dos seus produtos 

Um termo bastante relacionado ao mundo da tecnologia financeira são as startups. Em geral, as grandes mudanças desse mercado, que tiveram como marco a tecnologia, foram desenvolvidas por negócios que seguiram um formato de startup. 

Além de uma grande fonte de inovação no mundo da tecnologia financeira, o mercado de startup também foi responsável por gerar uma grande demanda desse segmento, e isso porque o modelo de negócios demanda muita tecnologia focada em otimização. 

Entende-se startup como todo e qualquer modelo de negócio que visa escalonar seus ganhos sem expandir seus gastos, pouco importando se é uma empresa que atua no ramo de fabricação de trempe campeira ou em qualquer outro.

Como você pode usar a tecnologia nos seus investimentos 

A tecnologia é um elemento fundamental da criação humana em qualquer área de atuação. Os aprimoramentos que ela nos traz nos parecem cada vez mais indispensáveis e, ao mesmo tempo, intermináveis. Isso concerne, também, ao trabalho.

Empresas como uma academia especializada em aula de funcional circuito precisam estar cada vez mais ligadas a uma lógica de inovação e, especialmente, de adesão de novas tecnologias, para atraírem mais seu público e aumentarem a sua produtividade. 

Essa lógica, quando aplicada ao mercado financeiro, permite que se visualize a relevância que as ferramentas de inovação têm. Elas não só edificam as empresas que assumem o fronte da inovação, mas impactam mesmo as que estão à retaguarda.

Fora das empresas e dos grandes salões de piso granilite colorido e nos prédios das grandes corporações financeiras, a lógica de inserção de tecnologia no mercado financeiro faz com que o usuário desfrute melhores soluções e serviços diferentes. 

Uma das ferramentas que marcam essa entrada da tecnologia no mundo financeiro são as ferramentas de crowdfunding ou financiamento coletivo, também chamados popularmente de vaquinhas on-line.

Estas são importantes pois possibilitam a existência de diversos trabalhos e ações sociais dos mais variados tipos e provenientes dos mais variados ramos.

A tecnologia muitas vezes é um grande recurso voltado a economia de tempo, tanto no trabalho quanto no usufruto dos produtos e serviços do mercado. No mundo financeiro, isso significa evitar que o cliente perca tempo em filas e em atendimentos presenciais. 

Se antes um boleto precisava ser cobrado na boca do caixa, agora o cliente de um serviço bancário pode realizar o pagamento com poucos cliques e de qualquer localização com acesso a internet. 

A grande questão que precisou ser resolvida para que a conectividade estivesse mais presente no dia a dia das pessoas foi a segurança das transações financeiras.

Somente a partir disso se desenvolveu uma série de recursos que fizeram com que o sistema pudesse ser usado sem problemas.

Procedimentos tecnológicos aplicados na área de finanças

Em todos os meios de atuação, de trabalho e convívio humano, a tecnologia está sempre em plena expansão.

Isso acontece porque a inovação é um elemento natural da perspectiva humana do mundo e da lógica de mercado. 

Todos os dias, tanto um instrutor de aula de tênis particular quanto especialistas em programação voltada ao mundo financeiro buscam novas ferramentas e métodos mais atualizados para aumentar a sua produtividade. 

Dentro do mundo financeiro existem diferentes soluções que envolvem tecnologia de ponta que servem à gestão mais eficiente de operações. Entre essas tecnologias já efetivamente funcionando estão: 

  • Aprendizado de máquina e inteligência artificial;
  • Blockchain, ou encadeamento em bloco; 
  • BI, ou inteligência de negócios; 
  • Análise de dados; 
  • Automação de processos.

Abaixo, especificaremos as vantagens acerca do uso de cada um dos itens elencados na lista acima. Estes itens servem, também, de dicas valiosas dos recursos tecnológicos que podem ser implementados na área de finanças.

Dicas para aplicar a tecnologia na área de finanças

Citar as ferramentas digitais e tecnológicas que podem servir à área de finanças pode não ser o suficiente. Por esse motivo, listamos, aqui, as implementações dessas e os seus usos correntes.

Machine learning e inteligência artificial para automatizar

A combinação de machine learning e inteligência artificial é um dos encontros mais notáveis dessa inserção da tecnologia dentro do universo financeiro.

A expectativa é que graças a esses dois recursos as inovações sejam cada vez mais frequentes e eficientes. 

Esses dispositivos podem cumprir o papel de automatizar. É possível aprimorar esse processo de automatização conforme ele é aplicado, o que o torna atrativo. 

Certificações como laudo de insalubridade e ltcat, atendimentos e projeções podem ser inteiramente feitas por essa díade de recursos. 

Utilizar blockchain ou encadeamento em bloco

Outra grande mudança no mundo das finanças por conta da tecnologia é a blockchain ou encadeamento em bloco.

Esse recurso é um mecanismo descentralizado de certificação de transações financeiras, o qual possibilita o rastreamento eficaz e seguro de qualquer transação realizada.

Usar BI, inteligência de negócios e analisar dados

A inteligência de negócios, por sua vez, é um recurso utilizado para coletar, analisar, categorizar e monitorar um conjunto massivo de informações digitalizadas.

E a partir disso, oferecer bases mais sólidas para que se possa tomar melhores decisões.

Quando se fala de empreendimentos do mercado financeiro ou de qualquer outra operação que migra para o mundo digital, é preciso levar em consideração que toda e qualquer ação nessa área vai ter um impacto relevante.

Considerações finais

À necessidade de se acelerar o mundo se faz necessária, também, a aceleração dos processos que envolvem os atuantes da área de finanças. Porque estão imbricadas, recorrer a recursos tecnológicos é essencial.

Quando se fala da tecnologia, não é mais sobre aparelhos como um umidificador e esterilizador de ar, mas, sim, sobre processos que facilitem o trabalho, melhorem a segurança e aumentem a produtividade.

A tecnologia financeira, conhecida no mercado também pelo termo em inglês fintech, é capaz de levar a experiência dos consumidores dos meios financeiros digitais para um outro nível com mais praticidade e proteção. 

As tecnologias embarcadas nesse tipo de desenvolvimento partem desde aplicativos de gestão das suas finanças até bancos que hoje realizam seu trabalho de forma integral pelos meios digitais. 

Faz muito tempo que o dinheiro deixou de ser sinônimo de moedas metálicas e cédulas numeradas de papel. Boa parte dos processos financeiros já eram feitos de forma digital nos meios internos de bancos e corretoras a décadas. 

O que a tecnologia financeira proporcionou nos últimos anos foi a capacidade de inserir essa tecnologia em uma nova lógica mais centrada no uso das facilidades, das oportunidades e da segurança que ela pode proporcionar para os usuários. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade