Quem acompanha o mundo do marketing digital já deve ter ouvido falar do SEO (Search Engine Optimization) e das suas técnicas de otimização.
Em uma tradução livre para o português, Search Engine Optimization significa Otimização para Mecanismos de Busca.
Essas várias técnicas são usadas pelos maiores buscadores do mundo, incluindo o Google, e os ajudam a definir quais sites têm conteúdos relevantes de um assunto específico.
A estratégia de SEO conta com várias técnicas de otimização, que incluem o uso de palavras-chave e até mesmo de link building (construção de links).
Além disso, essas técnicas de otimização podem ser usadas em uma landing page, porém, existem alguns pontos nessa ação que exigem um pouco mais de atenção.
E para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre isso, este artigo listará algumas dicas de como otimizar uma landing page.
Além disso, falará sobre a importância de ter uma landing page para vender mais e, por fim, explicará o porquê da necessidade de utilizá-la.
Como otimizar minha landing page?
Aplicar as técnicas de SEO em uma landing page para otimização pode parecer uma tarefa difícil, mas é tão fácil quanto encontrar uma empresa de serviço paisagismo online.
Alguns processos são indispensáveis a uma ação de SEO bem-sucedida. É preciso seguir dicas que ajudarão nesse processo de otimização para SEO. As principais delas são:
Escolha boas palavras-chave
O passo inicial para a otimização de uma landing page é pensar na palavra-chave em foco, e para isso é preciso se atentar ao estágio do funil no qual a persona do negócio está.
Se a persona se encontrar no topo do funil, é possível escolher palavras-chaves que se relacionem à resolução de um problema específico.
Já quem está no fundo desse funil de vendas pode se atrair mais por palavras-chave que as levem a conhecer mais a oferta que a empresa está fazendo.
Isso pode incluir a descrição dos produtos, dos serviços, dos preços e dos diferenciais que uma marca que organiza closet feminino planejado oferece durante o momento da compra.
Evite usar palavras genéricas, pois elas podem fazer com que a landing page se pareça comum e menos competitiva, tornando-se mais difícil competir com blogs ou sites grandes.
Para tanto, tente apostar em palavras que mesmo apresentando um volume de busca menor, captem visitas e leads mais qualificados.
Aposte no marketing de conteúdo
O conteúdo é um dos pontos mais importantes em uma landing page, assim como em todas as estratégias no mundo online.
Por isso, além de criar bons textos, é essencial que eles estejam sempre de acordo com o que manda os algoritmos usados pelos buscadores, como o Google.
Mesmo que usar as palavras-chave certas nos conteúdos seja essencial, o maior foco de uma landing page deve ser a relevância que ela tem para o público.
Além, é claro, da boa e positiva experiência que o público deve ter ao acessar essa landing page.
Diferente de outros sites que fazem mais sucesso quando contam com conteúdos extensos e com muitas palavras, uma landing page deve evitar textos muito grandes.
Nesse tipo de estratégias, muito texto pode acabar prejudicando a taxa de conversão de uma empresa que vende totem sinalização, por exemplo.
Faça link building da landing page nos conteúdos
Quando a marca tem algum blog que trata de assuntos que estão sendo abordados na landing page, é possível criar links dela e colocar nesses conteúdos.
Ele ajuda muito no SEO da landing page, pois o Google pode encontrar páginas que citam e indicam a landing page aos usuários.
É possível, também, criar banners e inseri-los dentro dos posts, caso o desejo seja gerar um maior número de conversão em cliques, pois as chances disso ocorrer aumentam muito.
Trabalhe com conteúdos visuais
Para conseguir contar com um apelo de conversão, não deixe de trabalhar com conteúdos visuais, principalmente uma imagem ou um vídeo principal.
Invista um tempo na criação de landing page e para fazer uma busca extensa e encontrar os melhores conteúdos visuais possíveis para o público.
Depois de definir a imagem, não esqueça de adicionar o texto à palavra-chave escolhida, pois isso ajuda a aumentar o ranqueamento da página.
Não escolha imagens ou vídeos que demorem a carregar. É possível até comprimir imagens em formatos JPEG para garantir isso.
Pense nos usuários do mobile
Nos dias de hoje, as buscas feitas no mobile, com tablets ou celulares, são muito maiores do que as buscas feitas com notebooks ou computadores.
Como o Google trabalha o objetivo de levar a melhor experiência possível aos usuários, ele leva em conta sites responsivos que pensam no usuário do mobile.
Quando uma landing page de uma empresa que faz flyer festa junina está apta para os usuários de dispositivos móveis o Google a garante um ranqueamento muito melhor.
Por isso, contar com esse diferencial na landing page é mais do que essencial para se destacar e ter sucesso nessa ação.
Trabalhe para garantir uma landing page rápida
Buscadores como o Google levam muito em conta o tempo de carregamento das páginas, e a ultrapassagem de 2 segundos de carregamento pode ser um problema.
Isso porque os usuários estão cada dia mais exigentes, e se um site demora muito para carregar, eles vão ao próximo sem pensar duas vezes.
No marketing digital cada segundo é importante para que o usuário tenha a atenção da marca, e 3 segundos podem já ser o suficiente para que ele seja atraído pela concorrência que tenha uma landing page que carrega mais rápido.
É possível usar várias ferramentas gratuitas que estão disponíveis no mercado, para saber se o site está carregando na velocidade que deve, especialmente no mobile.
Importância de uma landing page para vender mais
As landing pages têm se mostrado extremamente importantes para a venda de balcão cozinha americana granito, por exemplo, e isso graças às suas facilidades.
Uma estratégia de landing page é trabalhada de acordo com o que o público deseja, ou seja, buscar levar uma experiência positiva, além de produtos ou serviços de qualidade.
Os consumidores, nos dias de hoje, estão mais exigentes, querendo desfrutar experiências mais ricas e que tenham maior valor de agregação.
Uma landing page também ajuda a vender mais, pois ajuda na atração e na conversão de leads qualificados que em pouco tempo podem se tornar clientes fiéis.
Os usuários não se importam de colocar informações como e-mails nas landing page se o conteúdo que recebem em troca for útil a eles.
Mas é imprescindível que essa troca ocorra realmente, seja o oferecimento de um e-book, de um desconto em compras, de uma promoção ou qualquer outra coisa.
Se for um conteúdo, ele deve ser bem elaborado, para que os usuários possam ver que vale a pena fazer negócio com uma marca que, por exemplo, aluga sala reunião pequena.
Se tiver sido oferecida uma oferta, desconto ou promoção, é essencial que ela seja cumprida, pois o sentimento de confiança em uma marca que cumpre o que promete aumentará.
Além de ajudar a vender mais, uma landing page ajuda o negócio a ter uma noção melhor da performance da empresa de acordo com a sua taxa de conversão.
Além disso, elas ajudam na otimização de sites, o que aumenta as chances deles serem mais facilmente encontrados por meio dos buscadores, que tornam o negócio mais conhecido.
A landing page também se sobressai às demais estratégias, por se mostrar uma página muito mais bem estruturada e objetiva, facilitando o ganho real dos usuários.
Esses e outros outros motivos mostram a importância de uma landing page, para que uma empresa que faz manutenção preventiva e corretiva de elevadores venda mais.
Por que otimizar minha landing page?
Para gerar mais leads para um negócio, é essencial atrair pessoas que se interessem por eles na sua landing page, isso porque ela pode ajudar muito nesse objetivo.
Mas, para que essas pessoas se atraiam por uma landing page, ela deve estar otimizada e mostrar confiança ao público, para que este se sinta à vontade em trocar dados por troca de materiais.
Uma landing page pode ser divulgada em vários canais, e quanto mais, melhor. Alguns deles são:
- Sites;
- Blogs;
- E-mails marketing;
- Mídias pagas.
Mas ela deve estar otimizada, também, pelo motivo principal: poder ser escolhida pelo Google como referência em um assunto específico que o público busca.
Essa otimização na landing page ajuda a mostrar que o visitante não deve percorrer maiores passos para se converter e se tornar um lead de uma empresa que faz envelopamento de móveis planejados.
Considerações finais
Mesmo que as técnicas de SEO aplicadas em uma landing page sejam mais específicas, essa otimização ainda é de grande importância para aumentar as vendas de um negócio.
Se deseja aderir a essa otimização no seu negócio, não deixe de seguir as dicas apresentadas neste artigo.
E, também, não deixe de fazer com que sua landing page se torne uma grande concorrente pelos primeiros lugares do Google.
Ao se manter no topo com a otimização constante da landing page, uma empresa, independentemente do segmento, só tem a ganhar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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