Sensibilidade nos dentes: entenda como aliviar

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em maio 26, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

A sensibilidade nos dentes é um problema que muitas pessoas enfrentam, que pode causar muitas dores e incômodo. 

Isso porque, essa dorzinha que é subestimada, pode acabar se instalando e tornando experiências como tomar sorvete e até mesmo beber água, insuportáveis. 

Além disso, a sensibilidade acaba não se restringindo a episódios onde a pessoa consome alimentos gelados, chegando a perturbar até mesmo consumindo bebidas e alimentos quentes como café, e alimentos de temperatura ambiente, como consumir um chocolate. 

Dessa forma, apesar desse problema ser uma questão que aflige diversas pessoas, poucas realmente sabem porque isso acontece, como tratar, prevenir e até mesmo acabam se atrapalhando na hora de remediar essa dor. 

O que é a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes nada mais é do que uma espécie de dor que tem origem devido à exposição dos tubos dentinários. 

Portanto, essa exposição nada mais é do que a raiz do dente que acaba ficando à mostra na área cervical, ou no colo do dente Isso acontece quando por algum motivo o paciente acaba tendo uma retração de seu gengival. 

Causas

Esse tipo de exposição é a causa mais comum da sensibilidade nos dentes, principalmente em adultos.

Isso porque, com a exposição da raiz dos dentes, milhares de canalículos que viajam do meio do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície também acabam ficando expostos, que por sua vez, acabam resultando nessa dor que incomoda muito. 

Além disso, é importante saber que essa exposição pode levar a outros problemas de saúde bucal, podendo chegar a casos graves onde o paciente precisa realizar a extração do dente e até mesmo ter que procurar colocar uma prótese fixa.

Algumas das outras causas de sensibilidade nos dentes são as seguintes: 

  • Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte;
  • Bruxismo;
  • Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta;
  • Escovação em um número de vezes maior do que três;
  • Gengivite, que pode causar retração gengival;
  • Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina.

Vale ressaltar que a escovação errada pode causar muitos problemas aos dentes, bem como a falta de escovação. Isso porque, a maioria das doenças adquiridas na boca são decorrentes da falta de higiene bucal. 

Portanto, para ter certeza de que você não necessitará pesquisar por ‘clareamento dental preço’ devido a dentes amarelos ou doentes, certifique-se de escovar seus dentes de maneira correta em um número de vezes propício. 

Como tratar a sensibilidade nos dentes?

O primeiro passo ao identificar a sensibilidade nos dentes é não ignorar esse sintoma, por menor que seja a sensibilidade em questão. 

Dessa forma, é essencial procurar o dentista nesses casos. Entretanto, há algumas atitudes que podem ser tomadas para amenizar as dores sentidas em casos de sensibilidades agudas. Elas são: 

  • Use uma escova extra macia;
  • Tenha uma escovação correta evitando a exposição da gengival;
  • Use um creme dental especial para sensibilidade;

Além disso, é importante que você continue realizando a escovação dos dentes mesmo sentindo a sensibilidade. Isso porque, a falta da escovação irá gerar cáries entre outros problemas, que podem acabar favorecidos devido a exposição da gengiva.

Vale lembrar que muitas pessoas se veem necessitadas em pesquisar sobre preços de implantes dentários devido a problemas que levaram a extração dos dentes, mas que começaram a surgir através de uma simples sensibilidade nos dentes. 

Entretanto, uma vez que o seu problema de sensibilidade se tornou insuportável e você teve que procurar o dentista, saiba que o profissional pode tratar este problema das seguinte maneiras: 

  • Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para fortalecer o dente;
  • Prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário;
  • Restaurar as áreas que perderam o esmalte.

Em suma, esses tratamentos podem ser suficientes para fazer com que você para de sentir sensibilidade, permitindo com que você volte a se alimentar normalmente e faça outros procedimentos, como por exemplo, um clareamento dental

Como evitar a sensibilidade

Para se prevenir basta tomar todos os cuidados de higiene, de forma correta, e buscar uma alimentação saudável, questão que conta muito para a saúde bucal como um todo. 

Além disso, para evitar sofrer de sensibilidade, basta evitar todas as causas citadas acima e buscar visitar o dentista de forma regular, sem levar mais de um ano para se consultar com este profissional, mesmo que aparentemente esteja tudo bem com a sua boca. 

Tomando essas precauções, você se assegura de não ter que pesquisar por ‘implante dentário antes e depois’ nos buscadores da internet, uma vez que terá os seus dentes fortes e saudáveis, passando bem longe da sensibilidade. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.