Saiba como aproveitar os alimentos da época e economizar dinheiro

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 30, 2022

Frutas e legumes da estação custam menos e são mais frescos e saborosos

Hoje em dia é possível encontrar praticamente qualquer fruta, verdura, legume e grão durante todo o ano, mas nem sempre foi assim. Nossos pais e avós provavelmente se lembram de um tempo em que era preciso esperar a época certa para degustar de cada alimento. Mesmo hoje, esse continua sendo um conhecimento importante.

Pode ser que você nunca tenha parado para pensar sobre isso, mas comprar alimentos que a natureza produz com mais facilidade em cada estação tem várias vantagens. A primeira delas é para o bolso, pois, por conta da maior disponibilidade, é provável que você encontre promoções de supermercado com esses produtos.

Outro ponto positivo é que os alimentos da safra costumam pedir menos aditivos e, portanto, são mais saudáveis. Além disso, é possível que você os encontre mais frescos e saborosos, especialmente se der preferência para as espécies colhidas na região onde você mora.

E ainda tem, talvez, o maior benefício de todos: ao consumir produtos da estação, você pode se abrir para experimentar outros alimentos, deixando de comer sempre a mesma coisa. Qualquer nutricionista pode atestar que uma dieta variada (e colorida) faz muito bem para a saúde.

Se você costuma optar por produtos orgânicos, produzidos sem aditivos químicos, é bem provável que já tenha reparado que nem todos podem ser encontrados sempre. E o motivo costuma estar relacionado com o tema desse texto. Nem precisamos lembrar que os orgânicos também são mais saudáveis, não é mesmo?

É por isso que, apesar de as técnicas avançadas de agricultura permitirem a oferta de uma enorme variedade de produtos o tempo todo, é interessante resgatar o conhecimento sobre a época de cada coisa e planejar o seu cardápio com base nessa lista.

Isso quer dizer que você nunca deve comprar produtos de outra época? Não e sim. Tudo bem aproveitar os avanços da tecnologia para comer o que quiser quando quiser, desde que seja de vez em quando. No dia a dia, como já vimos, respeitar o ciclo da natureza é bem mais vantajoso — tanto financeiramente quanto para a sua saúde.

O que comer em cada mês?

As safras variam dependendo da região onde você mora e das condições do clima naquele ano. Mas, de maneira geral, alguns dos principais alimentos colhidos  em cada mês são:

  • Janeiro: alface, abóbora, abobrinha, beterraba, quiabo, tomate, abacaxi, carambola, mamão, maracujá, uva, melancia etc.
  • Fevereiro: escarola, milho-verde, pepino, pimentão, repolho, abacate, ameixa, goiaba, maçã, pêra, pêssego etc.
  • Março: acelga, rúcula, alho-poró, berinjela, cará, chuchu, gengibre, jiló, inhame, jaca, banana-maçã, tangerina etc.
  • Abril: almeirão, nabo, pepino, tomate, escarola, caqui, kiwi, mamão, uva etc.
  • Maio: erva-doce, louro, nabo, cenoura, batata-doce, mandioca, mandioquinha, palmito, rabanete, jaca, pêra, uva, tangerina etc.
  • Junho: agrião, brócolis, abóbora, ervilha, milho-verde, mexerica, laranja-lima, carambola, kiwi etc.
  • Julho: nabo, rabanete, pepino, cenoura, abóbora, chicória, coentro, mostarda, salsão, mexerica, tangerina, kiwi etc.
  • Agosto: cará, fava, mandioca, mandioquinha, pimentão, rabanete, couve, couve-flor, escarola, mostarda, rúcula, mamão, morango, tangerina, banana-nanica, caju, maçã etc.
  • Setembro: cogumelo, ervilha, fava, abobrinha, abóbora, brócolis, chicória, couve, couve-flor, orégano, abacaxi, jabuticaba, tamarindo, mexerica, tangerina etc.
  • Outubro: berinjela, alcachofra, aspargos, batata-doce, almeirão, brócolis, mostarda, folha de uva, acerola, manga, coco-verde  etc.
  • Novembro: maxixe, aspargos, pepino, pimentão, tomate, brócolis, endívia, espinafre, almeirão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina etc.
  • Dezembro: vagem, beterraba, cenoura, cogumelo, salsa, salsão, hortelã, orégano, rúcula, limão, lichia, romã, graviola, cereja, figo, framboesa etc.

Educando as gerações futuras

Se você tem filhos, pode aproveitar os aprendizados deste texto para ensinar a eles que as coisas da natureza têm um tempo certo — e que são mais gostosas quando a gente espera por elas. 

Além da lição de vida, isso pode incentivar as gerações futuras a ter uma relação mais sustentável com o planeta — o que é, cada vez mais, uma necessidade para a nossa sobrevivência por aqui.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade