Capital paulista é um dos principais pontos de encontro da cultura oriental no Brasil
Você sabia que o Brasil tem a maior população de japoneses e descendentes fora da nação asiática? São 1,5 milhão de nipônicos em território brasileiro e, como não poderia ser diferente, a maioria está concentrada no estado de São Paulo.
Na capital paulista, por exemplo, o bairro da Liberdade é considerado uma espécie de colônia asiática, onde é possível conhecer melhor a gastronomia, a cultura e a religiosidade advindas do Japão e também da China, Tailândia e Coreia do Sul.
Pensando nisso, listamos alguns dos lugares que merecem ser visitados em São Paulo para quem deseja ter esse contato com a cultura asiática sem precisar sair do Brasil. Confira a seguir.
Um pouco mais de história
A chegada de pessoas de origem asiática no nosso país é datada do início do século XX com o início da imigração massiva de estrangeiros como mão de obra qualificada com o fim da escravidão negreira. Em 1908, desembarcaram as primeiras famílias japonesas no Brasil, principalmente em São Paulo.
Na capital, a reunião de nipônicos foi ganhando força no bairro da Liberdade, onde estes implementaram as primeiras casas e comércios. Em pouco tempo o número de japoneses se multiplicou, chegando aos quase 180 mil em 1940. Na década de 1970, houve uma entrada maior de chineses, tailandeses e coreanos.
Não à toa, o bairro da Liberdade acaba fazendo jus ao seu nome, sendo um reduto da cultura asiática no Brasil, com respeito à ancestralidade e à tradição de cada um desses povos vindos do outro lado do mundo.
Onde encontrar a cultura oriental em São Paulo
Sabendo disso, é fácil entender que os principais pontos ligados à cultura oriental na capital paulista estarão reunidos no bairro da Liberdade. Pensando nisso, vamos detalhar algumas opções interessantes para se conhecer nessa região da cidade.
Feirinha da Liberdade
Uma opção para um passeio no final de semana é a Feirinha da Liberdade. O evento, que acontece durante as manhãs e tardes, reúne vendinhas tanto de artesanato quanto de comidas típicas. Às vezes, também é possível assistir a apresentações culturais.
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Ainda no bairro da Liberdade, mais especificamente na rua São Joaquim, você pode visitar o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que retrata exatamente esse processo migratório dos nipônicos para as terras brasileiras, bem como a própria adaptação a esse novo mundo.
Associação Osaka Naniwa Kai
O Centro Beneficente Osaka Naniwa Kai, localizado no bairro Vila Mariana, faz um verdadeiro trabalho de resgate à cultura oriental, com destaque para o esporte. Cursos de japonês, lian gong (ginástica chinesa), karatê e kendo (arte marcial que usa bambus ao invés de espadas) são alguns exemplos.
Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera
Doado pela comunidade japonesa à São Paulo, o Pavilhão Japonês é um projeto do arquiteto Sutemi Horiguchi inspirado em um dos tesouros culturais do país, o Palácio Katsura de Kyoto. No pavilhão, você encontra o lago com carpas, o jardim japonês, a sala de chá e a sala de exposição permanente.
Japan House
Uma iniciativa do próprio governo japonês, com objetivo de mostrar mais da cultura de sua nação para o mundo, é o Japan House. O espaço, instalado na Avenida Paulista, promove apresentações, mostras e exposições de artistas japoneses. A biblioteca, o café e as duas lojas também são atrativos presentes no local.
Parque Ecológico Imigrantes
A 25 km da capital, em São Bernardo do Campo, encontra-se o Parque Ecológico Imigrantes. A área é marcada pela presença da Mata Atlântica e tem 484 mil m² de área verde com passarelas e trilhas para serem desbravadas. As visitas ao parque só acontecem mediante agendamento prévio.
Deixe um comentário