Por que as imagens são importantes no marketing digital?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em fevereiro 11, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Ao longo dos anos, as mídias sociais sofreram uma evolução constante e, então, dois fatores levaram à crescente importância dos aspectos visuais. Por isso, entender neste artigo por que as imagens são importantes no marketing digital.

Por um lado, o uso do Facebook, Twitter e muitos outros canais tendem a privilegiar o conteúdo visual em seus algoritmos. Por outro lado, o crescimento de plataformas como o Instagram contribuíram ainda mais para a preponderância da imagem sobre o texto.

É por isso que os profissionais que lidam com social media e marketing devem privilegiar os aspectos do design gráfico, integrando-os em uma estratégia editorial articulada.

Entenda por que as imagens são importantes no marketing digital

Mesmo quando o texto é envolvente e persuasivo, nunca terá o mesmo impacto de uma imagem, que é processada muito mais rapidamente pelo cérebro do usuário.

Quando os consumidores em potencial têm contato com algum conteúdo, é crucial que uma marca consiga se destacar com uma estratégia de marketing de mídia social que usa imagens em seu contexto.

Mas como se destacar nas redes sociais com um visual impactante?

Do ponto de vista da criatividade, o visual pode ser o elemento fundamental para criar uma comunicação alinhada com a marca, mas também com a mensagem e o canal em que é veiculada.

Existem muitos bancos de imagens sem direitos autorais online. Mas os web designers trabalham para utilizar imagens cada vez mais criativas. Da ilustração ao fotorrealismo, das animações em estilo stop-motion e aos infográficos mais complexos.

Existem muitas maneiras de convidar um usuário a permanecer em seu conteúdo devido a uma imagem impactante.

Além disso, o designer pode usar as cores de forma a aumentar o engajamento, desvinculando-se da moldura natural criada pelo feed de uma determinada rede social.

O objetivo é criar um equilíbrio correto entre a linguagem certa e um conteúdo capaz de se destacar de muitos outros que são todos iguais.

Nesse sentido, jogos de contrastes, elementos tipográficos ou novos estilos podem ser úteis para criar um visual impactante, que seja capaz de fazer a diferença em uma estratégia de marketing de mídia social.

O papel da imagem nas redes sociais

As marcas e as empresas compreenderam o seu potencial ao conseguirem comunicar a sua identidade ( identidade da marca) e o conjunto de valores nela contidos.

A expansão das comunicações de massa e das tecnologias mudou ao alterar a relação que se estabelece entre consumidores e compradores online.

Se inicialmente um consumidor normal, antes de fazer compras, ia diretamente à loja para pedir informações e tocar no produto, agora ele pesquisa na internet, lê as opiniões de outros usuários, lê as resenhas e então decide ir a uma loja ou comprar diretamente online.

O consumidor, portanto, não pede mais a opinião de especialistas do setor para comprar um produto, mas confia em outros usuários, preferindo a opinião de quem já comprou e usou o produto. 

Isso leva as empresas a cuidar de sua presença digital para manter os potenciais clientes atualizados, aumentar seus contatos e ouvir opiniões.

O próprio Philip Kotler no livro Marketing 4.0 narrou como a criação de valor de uma marca estava mudando e como as relações humanas e o boca a boca eram o futuro no qual focar para se promover.

Na estratégia de comunicação, as empresas não podem excluir as mídias sociais de seu plano de comunicação. E a imagem é um fator preponderante nelas.

Qual a importância de uma imagem?

Antigamente, o principal canal de transmissão era a televisão, que era unidirecional, ou seja, transmitia uma mensagem e era recebida quase passivamente pelo usuário.

A internet, por outro lado, tem feito com que os consumidores sejam diariamente alcançados com imagens e também um excesso de informações, principalmente nas redes sociais que são o canal de comunicação preferido.

Nesse contexto, uma imagem deve ser capaz de capturar a atenção do espectador para se tornar efetiva. A publicidade não se baseia mais apenas no produto a promover, mas na percepção visual que o próprio produto transmite ( imagem da marca ). 

A percepção da mensagem deve ser cada vez mais imediata: transmitir sensações, conceitos, estilos de vida.

Hoje o tempo disponível para cada informação diminui e com ele o tempo dedicado à análise aprofundada. O tempo disponível é limitado.

Consequentemente, se uma imagem é interessante e desperta curiosidade em nós, continuaremos a consumir aquele conteúdo.

Portanto, a habilidade de usar imagens está em se relacionar com o marketing transformando-as em futuras ações do consumidor, desde o feed até o “ call to action”,  por meio de imagens pensadas e estudadas para um público que navega nas redes sociais.

Dessa forma, considerar a imagem como um elemento da estratégia de marketing é algo que apenas contribuirá para que sua empresa cresça nas redes sociais e nas mídias digitais.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.