Os impactos da hidratação e da alimentação equilibrada

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em dezembro 12, 2023

Melhora no sistema imunológico e da pele são alguns exemplos

A preocupação com a saúde é algo elementar para que todo ser humano tenha qualidade de vida e longevidade — o que, por sua vez, implica na adoção de uma série de hábitos cotidianos. Provavelmente, o mais importante de todos está ligado à ingestão adequada de água e à boa alimentação. 

Para tanto, é preciso que as pessoas adotem medidas que visem facilitar tanto o hábito de beber água quanto comer bem. Usar uma garrafa Stanley para manter o líquido fresco por mais tempo ou levar na bolsa térmica para o trabalho com frutas e refeições balanceadas são alguns exemplos disso.

No entanto, vale a pena ressaltar que esse conjunto de atitudes gera benefícios que vão desde os mais evidentes, como o bom funcionamento do trânsito intestinal, até a melhora na textura da pele e da atividade cerebral — já que o cérebro é composto por 92% de água.

A importância da água e do alimento

O corpo humano é formado em sua maioria por água, em média 70%, e algumas partes possuem maior ou menor concentração. Nos músculos, por exemplo, o número chega aos 82%, perdendo apenas para o cérebro; os pulmões, 70%; os rins, 60%; o sangue, 50%; e os ossos, 48%.

Essas taxas só demonstram o quão importante é a hidratação, obtida principalmente pelo ato de beber água, mas também pela própria ingestão de alimentos, em especial de frutas, como melancia, melão, maçã e abacaxi, e legumes, como abobrinha, cenoura, espinafre, pepino e repolho.

Ao mesmo tempo, a alimentação é a base energética para que o nosso organismo exerça todas as suas funções normalmente. Para tanto, é preciso que haja um equilíbrio adequado entre as porções de carboidratos, proteínas e gorduras ingeridos, garantindo, assim, a nutrição e o bem-estar.

Principais benefícios da água e da dieta balanceada

Melhor absorção de vitaminas

Hidrossolúvel significa solúvel em água, e essa é a característica de alguns nutrientes vitais, a exemplo da vitamina C e das do complexo B. Além disso, a ingestão de frutas, cítricas e peixes também contribui para uma melhor absorção de tais vitaminas.

Diminuição do inchaço

Comidas altamente salgadas e gordurosas afetam negativamente a circulação sanguínea, causando, entre outros problemas, inchaço. Em contrapartida, a ingestão de água e de alimentos ricos em potássio, magnésio, ômega 3 e vitamina C têm efeito positivo.

Controle do peso

A obesidade é considerada um dos grandes problemas de saúde da atualidade no mundo inteiro e está muito associada ao modo como a pessoa se alimenta e se hidrata. Para evitar tal quadro, a água, os alimentos saudáveis e a prática regular de atividades físicas são essenciais.

Regulação do intestino

Quem não está devidamente hidratado e não se alimenta bem, dificilmente terá um trânsito intestinal adequado, o que pode acarretar em constipação e, em casos mais graves, na formação das temidas hemorroidas. Portanto, beba bastante água ao longo do dia e ingira alimentos ricos em fibras e proteínas.

Saúde da pele

De nada adianta investir em dermocosméticos caros para melhorar a pele se você não está se hidratando e se alimentando bem. Tais atitudes são indispensáveis para manter esse órgão, que protege todo o nosso corpo, mais saudável e, é claro, muito mais bonito.

Funcionamento cerebral adequado

O trabalho do cérebro também é fortemente influenciado pela ingestão de água e de alimentos. A hidratação e a absorção de nutrientes adequados é a base para que esse órgão consiga funcionar adequadamente. Lembrando ainda que determinados alimentos também influenciam na melhora do humor.

Fortalecimento do sistema imunológico

Combinar uma boa alimentação com a hidratação adequada também tem impacto no sistema imunológico, uma vez que ele fica mais forte na hora de combater agentes invasores, como vírus e bactérias, diminuindo, consequentemente, os riscos de desenvolver uma série de doenças.

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