Você adora esse animal, mas nunca teve a oportunidade de vê-lo de pertinho? Confira alguns lugares no Brasil para viver isso!
Quem ama a natureza sabe que viajar é uma superoportunidade para estar em contato com ela de forma mais intensa. O ecoturismo é uma área que reconhece a importância de tais experiências e busca desenvolvê-las de forma responsável com o bioma em questão e a comunidade local.
Além de visitar áreas incríveis onde é possível fazer trilhas, mergulhar em cachoeiras, rios e mares, outra atividade bastante procurada pelos viajantes que amam a natureza é observar animais em seu hábitat natural. Um exemplo disso ocorre com os golfinhos.
Se você adoraria ter a experiência de ver golfinhos no mar e está organizando uma viagem para visitar praias no Nordeste, confira algumas praias que não podem faltar no seu roteiro e algumas dicas na hora de fazer esse passeio!
Baía Formosa (RN)
Essa praia fica localizada bem perto da Praia da Pipa, uma das mais famosas do estado. No local, é possível fazer passeios para ver de perto esses mamíferos. Também é possível vê-los desde a Praça do Pôr do Sol, no centro da cidade.
Os passeios são realizados durante a manhã, período do dia em que a maré está mais baixa e fica mais fácil visualizar os golfinhos. É fundamental seguir as instruções dos guias e instrutores, pois qualquer movimento brusco ou lançamento de objetos ou comidas inadequadas no mar pode afastar os animais.
Baía dos golfinhos (PE)
A ilha de Fernando de Noronha é considerada um dos lugares mais paradisíacos do Brasil e tem algumas praias que já foram consideradas mais de uma vez como a mais bela do planeta (como é o caso da Baía do Sancho).
A ilha abriga diversas espécies de animais silvestres, especialmente mamíferos, muitas das quais estão ameaçadas de extinção. O local ideal para ver golfinhos em Fernando de Noronha é a Baía dos Golfinhos. Diversos golfinhos chegam diariamente nas águas de Noronha para descansar, reproduzir, cuidar de filhotes e se proteger de predadores. Na ilha, o período recomendado para fazer esse passeio é entre 18h e 19h30.
Abrolhos (BA)
Outro lugar bastante conhecido no Nordeste quando o assunto é ver animais silvestres é o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia. Ali, é possível ver não só golfinhos, mas também baleias jubartes, entre outros animais marinhos.
Esse parque e o município de Abrolhos representam um marco no processo de conservação marinha no país, ajudando a proteger a região com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul. O parque de Abrolhos é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
Ilha do Cardoso (SP)
Além do Nordeste, existem outras regiões no Brasil onde é possível ver golfinhos. Um exemplo disso é a Ilha do Cardoso, no litoral Sul de São Paulo. Localizada no município de Cananéia, essa ilha é deslumbrante e também abriga inúmeras espécies de animais silvestres.
Existem vários barcos de lancha, balsa e barco que permitem aos visitantes ver golfinhos, botos e até garças. A área mais comum para esse passeio é a parte ocidental da ilha, onde é possível curtir belas praias desertas e realizar trilhas em meio à Mata Atlântica. Quem deseja chegar mais rápido no local em que os golfinhos ficam, deve ir até o lado ocidental da ilha. Duas opções: uma lancha rápida para 4 pessoas ou uma balsa (na qual cabem mais pessoas e é mais lenta).
Deixe um comentário