O refluxo pode contribuir para problemas bucais?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por lucas
em setembro 29, 2022

É muito comum surgirem problemas bucais nas pessoas, principalmente quando não se tem uma higiene adequada. Porém, sabia que até mesmo o refluxo pode contribuir para a ocorrência de problemas na cavidade bucal?!

Por isso, é relevante entender essa relação, para saber como contornar qualquer complicação que possa surgir.

Embora as pessoas estejam cada vez mais se preocupando com a sua saúde bucal, principalmente aquelas com aparelho invisível, por exemplo. 

Entretanto, ainda não é muito comentado sobre os malefícios que a não escovação pode causar no organismo, não só focando na cavidade bucal, mas podendo espalhar por todo o corpo.

Dessa maneira, muitas pessoas passam por esse problema de refluxo, e acham que não afetam outras áreas, o que não é o caso. 

Então, é relevante entender como essa enfermidade pode afetar a saúde de sua boca, bem como quais são os melhores tratamentos, já que em alguns casos, deixam até uma mancha nos dentes, necessitando de um clareamento a laser.

O que é refluxo

Antes de entender a relação entre saúde bucal e refluxo, é importante entender do que se trata essa condição, que é mais comum do que se imagina. 

Já que ela afeta diversas pessoas no mundo inteiro, e muitas vezes pode agir até mesmo em silêncio, escondendo seus sintomas e postergando a consulta.

O refluxo é uma doença digestiva que afeta o estômago, em que o ácido ou a bile acabam voltando pelo esôfago, causando uma certa irritação na região onde passam os alimentos, conhecida como tubo alimentar. 

Por causa desse ácido que as pessoas sentem o estômago queimar, além de uma ânsia de vômito.

Além disso, vale ressaltar que essa é uma doença crônica, ou seja, ela dura a vida inteira e não existe um tratamento específico que elimine ela. Porém, é possível realizar um controle maior, se tiver um acompanhamento profissional.

Caso não saiba que tenha essa doença, é importante se atentar aos principais sintomas, que são: 

  • Dor constante de estômago;
  • Azia;
  • Arroto;
  • Dificuldade para engolir.

Dessa maneira, se você tem qualquer um desses sintomas recorrentemente, é muito provável que tenha refluxo. 

Então, vale a pena procurar um especialista, pois caso não haja um tratamento adequado, pode afetar até mesmo os dentes, sendo necessário procurar sobre clareamento dental antes e depois.

Relação entre refluxo e problemas bucais

Agora que ficou mais claro de se entender do que se trata o refluxo, é pertinente falar de uma relação que é pouco comentada, mas que deve ter muita atenção. 

Pois se também não for cuidada, pode acabar causando sérios danos, não somente ao estômago, mas também aos dentes, ainda mais se a pessoa utiliza alinhadores invisíveis.

Primeiramente, deve-se falar que o refluxo pode ser um grande vilão do sorriso das pessoas, por mais que essa associação pareça estranha. 

Quando uma pessoa tem refluxo, o ácido do estômago retorna para a boca, o que pode acabar causando uma erosão dentária, e com o passar do tempo, isso fica pior.

Além disso, quando esse ácido afeta os dentes, é muito provável que algumas manchas começam a aparecer, o que acaba deixando o elemento dentário com um aspecto não natural. 

Por isso, é sempre bom pesquisar sobre os tipos de clareamento dental, para retornar os dentes ao seu aspecto natural.

Em conjunto com tudo isso, ainda tem o fator que o refluxo atrapalha na hora da salivação, que é uma função de extrema importância para os dentes. 

Já que isso mantém a boca úmida, o que ajuda a não proliferar bactérias que podem ser causadoras de diversas doenças, como é o caso da cárie e da gengivite, por exemplo.

Dessa maneira, se você é uma pessoa que possui refluxo, é muito provável que ela passe a afetar seus dentes, caso não faça o tratamento adequado. 

Vale ressaltar que ele pode ser feito de diversas maneiras, começando com uma dieta, por exemplo, ou evitando alimentos muito ácidos, como o limão e outras frutas ácidas, além do álcool. 

Realizar atividades físicas também é uma forma eficiente para cuidar desse problema. Então, sempre que possível realize algo, nem que seja apenas uma caminhada.

Por fim, a principal coisa que deve ser feita é ir a um gastro, pois é ele quem irá passar os melhores tratamentos para refluxo, evitando que mais problemas aconteçam. 

O dentista também é indispensável, pois é através dele que você irá entender se seus dentes estão sendo afetados.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade