O que significa NOC?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em abril 8, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

O que significa NOC? Qual o significa da sigla em seu sentido real e qual o significado quando traduzimos para o português? Qual a relação da importância do NOC em TI junto a uma empresa? Como podemos implementar um sistema de NOC em uma empresa com base na tecnologia da informação e soluções em TI?

Neste conteúdo, vamos explicar a você de forma simples e direta o que significa NOC, para que assim possa compreender mais sobre o assunto, mas também sobre o papel do NOC na tecnologia da informação em geral. Sugerimos que nos acompanhe até o final do conteúdo para saber mais, vamos lá!

O que significa NOC?

Já de antemão, vamos explicar a você o que significa NOC. Em inglês, a sigla NOC significa Network Operations Center. Em português, segundo tradução livre, NOC quer dizer Centro de Operações de Rede. E o que é NOC na prática? Bem, o NOC nada mais é do que uma equipe especializada em tecnologia da informação que fica responsável pelo gerenciamento de problemas que podem acontecer a qualquer momento.

O atendimento e gerenciamento ocorrem de forma totalmente remota, podendo ser contatada via telefone ou outros meios de contato, como chat via programa. Além de problemas de rede, o NOC fica responsável por monitorar toda a rede de servidores, serviços externos que tenham correlação com o assunto, bancos de dados e armazenamentos internos, tudo isso sem nenhum tipo de oneração voltada para a empresa contratante.

Como funciona o NOC?

Bem, já sabemos o que significa NOC, mas e como funciona? Como mencionado anteriormente, a visão e motivo principal do NOC existir é para prevenir possíveis problemas, muitas vezes até mesmo antecipando chamadas dos funcionário da empresa que solicitam assistência técnica, etc. 

De forma mais resumida, para que você entenda em detalhes como funciona o NOC e de que forma esse tipo de gerenciamento remoto pode ajudar o funcionamento correto da empresa (que acaba sendo eficaz, já que o cliente final muitas vezes nem sente possíveis problemas pela rápida atuação da equipe do NOC), abaixo separamos uma pequena lista de principais funções exercidas pelo NOC, leia:

  • Monitoramento de rede;
  • Resposta ao incidente;
  • Gestão da comunicação (e-mail, voz e vídeo);
  • Relatórios de desempenho, qualidade e otimização;
  • Instalação de software / firmware, solução de problemas, atualização de elementos de rede;
  • Gerenciamento de patches;
  • Backup e arquivamento;
  • Gerenciamento de firewall;
  • Implementação e monitoramento do Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS);
  • Análise de ameaças.

Onde uma equipe de NOC pode ser encontrada?

E onde uma equipe de NOC pode ser encontrada? Como você deve ter percebido, a equipe de NOC é responsável pelo gerenciamento de TI de data centers ou então de softwares específicos. Abaixo explicamos um pouco mais sobre a equipe NOC, agora que você já sabe o que significa NOC, com base justamente nesses dois exemplos acima mencionados:

Equipe NOC em softwares

Por exemplo, um cartório pode pagar mensalmente uma empresa que realiza o gerenciamento de dados e organização de documentos via software interno e personalizado.

Neste caso, sempre que o colaborador precisar pesquisar sobre algum imóvel ou registro de nascimento, por exemplo, irá abrir aquele programa específico gerenciado pela empresa de TI contratada previamente. Assim, como a empresa é responsável pelo software e está sendo paga mensalmente, logo o NOC é “parte do pacote”.

O NOC neste caso é a equipe que já faz parte da empresa, e que trabalha analisando possíveis bugs, incidentes e problemas de funcionamento que podem ocorrer por sobrecarga ou falta de gerenciamento de ativos e dados previamente estipulados. Dessa maneira, quando algum problema ocorrer sem que o NOC tenha antecipado, os colaboradores entram em contato via chat do software.

Equipe NOC em data centers

Além disso, a equipe NOC pode ser contratada a parte, principalmente por empresas que realizam o gerenciamento de dados em nuvem por rede privada. Neste caso, a empresa provavelmente está contratando outra, especialista também em tecnologia da informação, porém para o aluguel de uma sala com servidores ou até mesmo realizado a compra de servidores próprios.

Porém, ainda sim é necessária uma equipe de NOC para realizar a manutenção, cuidado e gestão daquele data center. A segurança passa pelas mãos da equipe NOC, o que significa que mesmo se toda a equipagem contratada for própria, ainda precisará da “mão de obra” especialista para que cuide e atue como NOC sempre que necessário.

Portanto, o que significa NOC? Uma equipe responsável pela estabilidade de uma empresa que depende de dados em nuvem, ou de qualquer item que se relacione com softwares, hardwares, e tecnologia da informação. Dessa forma, podemos dizer que praticamente todas as empresas no mundo atual precisam de um suporte de empresa NOC, já precisaram ou em algum dia irão precisar, visto que está cada vez mais escasso empresas que atuam fora da internet. Até a próxima!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.