O que é pescetarianismo?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 14, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

A dieta que virou febre entre as celebridades está alcançando cada vez mais pessoas

Apesar do nome difícil, o conceito é bem mais fácil: pescetariano é a dieta em que não se come carnes, mas o peixe é liberado. Além disso, no regime também estão incluídos bebidas e alimentos naturais, frutos-do-mar e ovos.

A dieta está em alta e tem sido comentada por diversas celebridades, como a cantora e compositora, Miley Cyrus, e a modelo brasileira Gizele Oliveira, por exemplo. Elas afirmam que o método tem sido proveitoso, com melhoras significativas no corpo, unhas, pele e cabelo.

O nome “pescetarianismo” começou a ser ouvido ainda na década de 90 e veio da combinação entre o termo “pesce”, que significa peixe em italiano, somado à palavra vegetarianismo. 

Este tipo de dieta é considerada pelos nutricionistas como parte do espectro do vegetarianismo e, atualmente, o número de adeptos à ambos está em crescimento, junto com o veganismo.

O que é permitido comer no pescetarianismo?

Diferentemente dos demais tipos de vegetarianismo, os pescetarianos podem optar por uma alimentação um pouco menos restritiva, já que podem comer frutos-do-mar, como fonte de proteína. Além disso, ainda tem todos os tipos de hortaliças, leguminosas, frutas e cereais, como os demais aspectos vegetarianos.

Por isso, muitas pessoas consideram o pescetarianismo uma boa forma de começar uma alimentação vegetariana. É uma maneira de se acostumar a ficar sem as carnes sem se restringir de uma vez só.

Dentre os alimentos liberados pelos nutricionistas nesta dieta, estão: peixes, mariscos e moluscos, além dos demais frutos-do-mar. Legumes, feijão, lentilha, tofu, homus, verduras, frutas, castanhas, ovos, laticínios e sementes também são aceitos.

Já na lista de proibidos, estão as carnes em geral, como a bovina, suína, frango, carne de cordeiro, peru e qualquer animal de caça.

Benefícios do pescetarianismo

Como foi dito anteriormente, a dieta pescetariana é focada em alimentos naturais e frutos-do-mar, por isso, há uma alta concentração de ômega 3, minerais e antioxidantes. 

O salmão, por exemplo, é reconhecido por ser uma ótima opção, já que contém altas  taxas de selênio, vitamina A e D, além de ser uma fonte de gordura boa, que ajudam na ação anti-inflamatória natural do corpo. Já peixes como o atum e a sardinha possuem potássio e complexo B, ajudando na redução da pressão arterial.

Além dos benefícios dos frutos-do-mar, estudos afirmam que a dieta em si ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como as cardíacas e o diabetes, além da obesidade.

Cuidados ao adotar uma dieta pescetariana

De forma geral, o pescetarianismo não tem grandes controvérsias para a saúde, mas é preciso ficar de olho em alguns detalhes.

O consumo elevado de peixes, em detrimento dos demais tipos de carne, pode levar a deficiências nutricionais, por isso, é preciso aderir uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do corpo.

Além disso, algumas espécies de peixes, como o pirarucu, trairão e mandubé têm altas concentrações de mercúrio e outras substâncias tóxicas, logo, é necessário comer com cautela. 

De acordo com uma pesquisa da Food and Drug Administration, crianças e mulheres gestantes ou em período de amamentação devem evitar algumas espécies marinhas como peixe-batata, peixe-espada, cavala-verdadeira e tubarão, já que possuem toxinas que podem fazer mal para o desenvolvimento dos bebês.

De qualquer forma, sendo ou não do grupo de risco, antes de aderir a qualquer tipo de dieta, é importante consultar um nutricionista ou nutrólogo para que a alimentação seja feita de forma correta e contendo todos os nutrientes que seu corpo precisa. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.