Criar uma boa estratégia de marketing sempre passou por algumas considerações a respeito dos mais diversos tipos de formatos de comunicação. Por essa razão, é fundamental entender como funciona uma Mídia OOH.
Há uma variedade de possibilidades que, quanto mais o tempo passa, mais vai se desdobrando novos elementos, o que representa uma demanda cada vez mais sólida do mercado por novas possibilidades de comunicação.
Esses são aspectos que podem ser percebidos dentro de uma lógica de pouco tempo que marketing existe e como que ele conseguiu se desdobrar em tantos elementos importantes, garantindo que todas as empresas pudessem se utilizar dele.
Logicamente, esse é um aspecto que representa um caminho bastante sólido que foi sendo percebido com o passar dos anos, o que deu origem a uma série de perspectivas que, até os dias de hoje, são fundamentais.
Ou seja, quando uma empresa decide atuar de forma mais objetiva com o seu público, há uma série de posturas que ela pode levar em consideração para que haja uma abordagem objetiva.
No entanto, é preciso que algumas adaptações sejam feitas em seu curso, o que faz com que essas pequenas variações, a longo prazo, acabem se tornando novidades importantes para o mercado.
Esse dinamismo tem a ver, a primeiro momento, com a capacidade que o mundo das mídias tem de se renovar e apresentar soluções importantes para o mercado independente da época de atuação.
Isso foi importante com a introdução do rádio na casa das pessoas no início do século passado, o que deu sustentação para alguns impactos domésticos que, até então, não era uma possibilidade.
Além disso, a televisão, o mobiliário urbano, as revistas, os jornais e os mais variados formatos de comunicação passaram a fazer parte da vida das empresas e, também, das pessoas.
Por esse motivo, o marketing é sempre lembrado a partir de uma consolidação importante da publicidade na vida das pessoas, o que é um fator bastante marcante, até mesmo, de um ponto de vista cultural.
Diante de todas essas variações, é possível entender o porquê do mercado contemporâneo lidar com tantas estratégias, como é o caso das variações no mundo digital e, também, de outros elementos tradicionais, também.
Ou seja, se uma empresa que trabalha com injeção de poliuretano para impermeabilização estiver buscando um impacto sólido no público nos dias de hoje, é possível que diversos caminhos sejam considerados.
Portanto, é essencial que haja uma avaliação estratégica a respeito de cada um desses formatos, levando a algumas considerações que podem ser essenciais para cada tipo de modelo de negócios.
Plano de mídia: um fator essencial
Com a popularização dos veículos de mídia como formatos essenciais para a comunicação das empresas, tornou-se fundamental entender como contratar os melhores para o que a empresa tem como objetivo.
Nesse sentido, as agências publicitárias passaram a criar planos de mídia que foram essenciais para a elaboração de estratégias de sucesso dentro do mercado, o que pode ser considerado até os dias de hoje.
Com a popularização da televisão, por exemplo, tornou-se essencial entender a natureza da audiência de cada programa para que as empresas entendessem qual seria a grade mais correta para anunciar seu produto.
Esse é um fator que tinha como base as pesquisas do IBOPE e outros institutos de pesquisa que tinham como orientação criar algum tipo de informação para facilitar a contratação desses aspectos.
Hoje em dia, por exemplo, esses aspectos ganham outros desdobramentos, uma vez que é possível acompanhar em tempo real quais são os fluxos de cada plataforma dentro do ambiente digital.
No entanto, o plano de mídia continua sendo um dos pontos essenciais, uma vez que é preciso entender qual é o investimento que precisa ser feito para que, assim, haja uma qualificação dos objetivos.
Por exemplo, supondo que uma empresa que trabalha com mezanino para estacionamento esteja procurando anunciar em mecanismos de busca, é preciso que ela entenda como isso vai impactar em outros formatos contratados.
Seja como for, o importante, nesse caso, é entender que há uma infinidade de possibilidades dentro e fora do mundo digital que precisam ser levadas em consideração.
Tipos de mídias para divulgação
Há, nesse sentido, uma difusão bastante grande de modelos de mídias que foram sendo criados com o passar dos anos, o que ajudou e ainda ajuda as empresas a se comunicarem com o público.
Desta maneira, há alguns modelos que são essenciais para que um espaço para confraternização de empresa seja reconhecido dentro de um mercado.
Existem, também, formatos onlines e offlines que podem ajudar na hora de pensar em como escolher um bom plano de mídia. Alguns deles são:
- Jornais;
- Revistas;
- Televisão;
- Rádio;
- Mecanismos de busca;
- Redes sociais;
- Mídias OOH.
Com base nesses formatos, é possível pensar em um plano de mídia cada vez mais objetiva para as empresas.
Mídia OOH: o que é?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual é o modelo de mídia que pode ser considerado um dos mais promissores do ponto de vista da cobertura e, também, que consegue atravessar épocas.
A mídia OOH é um formato que existe a muito mais tempo do que se imagina, mas, até então, ela não era pensada de forma estratégica, o que mudou bastante a partir do marketing.
Esse modelo nada mais do que uma comunicação que se baseia em mobiliário urbanos para efetuar seu impacto, fazendo com que um serviço de mini lifting de papada consiga atingir um público ainda maior.
Há, nesse caso, uma percepção bastante antiga desse tipo de orientação e que, portanto, acaba sendo bastante relevante nos dias de hoje, uma vez que as pessoas ainda transitam pelas cidades.
Esse é um fator que, inclusive, pode carregar segmentações geográficas e de outras naturezas, como é o caso de um anúncio de uniforme serviços de limpeza perto de lugares que trabalham com esse mercado.
A importância das mídias OOH
Como é possível notar, as mídias OOH acabam sendo elementos importantes para o mercado desde seu surgimento, uma vez que ela consegue lidar com um fator inevitável para as pessoas: o trânsito pelas cidades.
Esse é um fator determinante, uma vez que, apesar da inserção digital, o impacto de uma comunicação visual em um mobiliário urbano ainda consegue chamar muito a atenção das pessoas.
Nesse sentido, uma comunicação bem-feita pode fazer com que um outdoor de prótese capilar masculina crespa impacte o público correto para que ele possa procurar esse produto, inclusive, dentro do mundo digital.
Além disso, apesar da digitalização, há uma série de mecanismos que podem inibir o impacto de um anúncio, como é o caso das assinaturas premium e, também, de bloqueadores.
No caso do OOH não há como orientar nada disso, uma vez que ele acaba fazendo parte da paisagem de uma forma geral.
Com isso, é possível que alguns benefícios sejam percebidos de forma bastante elaborada nesse sentido:
- Segmentação geográfica;
- Maior cobertura;
- Impacto contínuo;
- Comunicação multimídia.
Esses são apenas alguns dos aspectos que, por exemplo, um escritório de laudo de vistoria ECV pode trazer para o mercado, mas há uma série de outros que precisam ser percebidos.
Modelos de OOH
Há, portanto, uma série de modelos que são essenciais e que podem ser considerados na hora de pensar em modelos de mídia que atuam dentro de uma lógica OOH.
Por essa razão, seja qual for o segmento de atuação da empresa, é importante que alguns desses elementos sejam levados em consideração na hora de pensar em uma boa estratégia.
Mídia indoor
As mídias indoor tem a ver com anúncios em mobiliários urbanos, mas que ficam dentro de regiões, como estação de metrô e outros fatores nesse sentido.
Esse modelo pode variar, tanto do ponto de vista digital quanto impresso, criando uma lógica cada vez mais personalizada para as marcas.
Mídia outdoor
A mídia outdoor é um fator bastante importante, uma vez que ela faz parte da paisagem da cidade em seus mais diversos locais.
Ela pode se manifestar como grandes placas e, também, em pontos de ônibus, display de relógios e outros aspectos.
Essa pode ser uma oportunidade perfeita para fixar uma marca de filme PVC 1000 metros em um mercado.
Mídias em movimento
Normalmente, esse tipo de mídia tem a ver com adesivação de veículos, como é o caso de ônibus e metrôs nas grandes cidades.
Essa é uma estratégia que, via de regra, consegue ampliar a zona de impacto de uma comunicação, o que pode ser um fator importante para as empresas.
Considerações finais
Seja qual for o modelo de mídia adotado pela empresa, é fundamental que haja uma consideração a respeito dos impactos possíveis dentro desses formatos.
Desta forma, há algumas orientações que precisam ser consideradas na hora de pensar a respeito desses elementos.
Um dos fatores decisivos para uma boa estratégia, nesse caso, é a produção de elementos de OOH dentro dessas práticas.
Isso porque há uma série de vantagens que podem ajudar a qualificar o impacto e não há como ignorar esses elementos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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