Medindo o ROI em campanhas de marketing digital

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por karine.menezes
em agosto 31, 2023

Fazer as estratégias de marketing medindo o ROI é fundamental para garantir que os investimentos estejam trazendo os resultados esperados para o negócio. Mas antes de conhecer como medir essa métrica, é importante saber mais sobre ela.

ROI é uma sigla para Return On Investment (retorno sobre os investimentos), e essa métrica serve para mostrar o quanto a empresa ganhou com os investimentos realizados na área de marketing.

Trata-se de um indicador que fornece o resultado das ações ou de uma campanha, sendo capaz de mensurar os custos com as novas ferramentas e os treinamentos necessários para a área.

É assim que as empresas conseguem identificar aquilo que vale a pena investir e como otimizar os recursos que estão funcionando para que sua performance seja ainda melhor.

Trata-se de uma métrica muito importante porque avalia iniciativas específicas que contribuem com os resultados da marca. Desse modo, ela pode se basear no retorno sobre os investimentos para planejar suas metas.

Este artigo vai explicar como medir o ROI em campanhas de marketing digital, porque é importante medi-lo, quais são as ferramentas para isso, onde essa medição é mais importante nas campanhas de marketing e quem são os especialistas nesse trabalho.

Como medir o ROI?

Para medir o retorno sobre os investimentos, a empresa precisa utilizar a seguinte fórmula: ROI = receita – custo / custo

A receita é o valor financeiro investido, como no caso de uma campanha de marketing, delimitando os ganhos decorrentes do investimento.

Quanto aos custos, trata-se do valor financeiro necessário para o investimento avaliado. Nesse caso, um fabricante de plataforma pantográfica hidráulica deve considerar investimentos em tecnologia, pessoas e recursos financeiros.

Quanto mais elementos são adicionados ao cálculo, melhor será o resultado, entretanto, a complexidade pode se tornar um fator impeditivo porque complica algumas avaliações que poderiam ser mais rápidas e simples.

Importância de medir o ROI

Medir o ROI dentro das campanhas de marketing é importante porque esse indicador é muito eficaz para calcular o retorno de uma aplicação, e pode ser utilizado para qualquer tipo de investimento, como:

  • Campanhas de marketing;
  • Eventos;
  • Ferramentas;
  • Pessoas.

Os investidores costumam considerar os resultados do retorno sobre os investimentos para avaliar uma empresa, pois eles precisam saber o quanto vão ganhar se investirem na organização.

Para a companhia, isso é importante porque ajuda a planejar as metas, tendo como base resultados alcançáveis e considerando o que já foi feito. Também pode identificar o tempo que os investimentos levam para trazer retorno.

Um fabricante de cadeira de vime redonda deve enxergar esse indicador como algo que vai influenciar os objetivos da companhia. Tendo isso em vista, é imprescindível traçar metas realistas e monitoradas constantemente.

De modo geral, fazer esse cálculo é imprescindível para empreender a lucratividade do negócio e usar essas informações em diferentes canais de marketing.

Dependendo dos resultados, a empresa pode se esforçar para melhorá-lo se chamará a atenção de investidores, além de poder planejar metas com base em dados e ter mais clareza sobre o tempo necessário para obter retorno.

Melhores ferramentas para medir o ROI

Para medir o ROI nas campanhas de marketing digital, a organização pode fazer uso de algumas ferramentas. São elas:

Google Analytics

O Google Analytics é considerado como uma das melhores ferramentas do mercado, permitindo que os usuários acompanhem os resultados com mais detalhe e personalização.

O negócio consegue ter acesso a informações importantes em relação à performance dos anúncios, além de informações sobre fonte de tráfego, conversões assistidas, informações demográficas e taxa de rejeição.

Facebook Insights

O Facebook Insights pode ser usado para coletar dados relevantes sobre hábitos, costumes e comportamentos dos usuários, além de conferir algumas informações sobre a performance das publicações na página do negócio.

Um fabricante de rosca transportadora de ração também pode usá-lo para desenvolver e mensurar os anúncios pagos e apresentar os resultados de maneira direta e detalhada.

Agorapulse

Os comentários feitos nos anúncios mostram se as campanhas estão ou não com um bom funcionamento, mas monitorar essa métrica pode ser muito desafiador, principalmente quando existem vários anúncios ativos ao mesmo tempo.

Essa ferramenta é útil porque apresenta todos os comentários de maneira cronológica, dentro de uma caixa de entrada unificada.

Com isso, a empresa terá acesso a todo engajamento nos dark posts, além de ter uma visão mais detalhada sobre os resultados de seus anúncios na plataforma.

Onde a medição do ROI é mais importante?

Medir o retorno sobre os investimentos é uma atividade muito importante para qualquer empresa, isso porque as organizações precisam saber se suas campanhas estão funcionando ou não.

Ao mensurar seu ROI, uma clínica especializada em microfisioterapia para enxaqueca terá resultados melhores em longo prazo.

Em outras palavras, considerar as informações trazidas por esse indicador é fundamental para que a marca alcance seus objetivos, tendo em vista que as métricas podem confirmar a eficácia das campanhas.

Ao longo do tempo, a corporação vai obter retornos reais sobre seus investimentos de marketing. Tanto é que medir o retorno sobre os investimentos é uma das principais atividades dentro do planejamento de marketing, independentemente do setor.

A empresa precisa se certificar de que suas campanhas estão funcionando e a partir disso, podem tomar decisões estratégicas sobre quando e como investir.

A empresa também vai identificar oportunidades de melhoria e otimizar os processos já existentes. Com as ferramentas de medição, vai obter relatórios e gráficos que vão mostrar os resultados reais de suas campanhas.

É a melhor forma de avaliar a eficiência de uma ação e garantir que todos os recursos sejam alocados do jeito certo.

Como montar o relatório do ROI

O profissional de marketing que trabalha para uma loja de moveis planejados para loja de roupas precisa montar um relatório com os resultados do cálculo do retorno sobre os investimentos.

Ele precisa inserir dados, algo muito diferente de informação. O relatório não será convincente se tiver dados indisponíveis ou que não fazem sentido para o negócio. Um relatório mais enxuto trará informações mais interessantes para a marca.

É importante lembrar que os relatórios não servem apenas para provar os resultados, mas para direcionar os passos, além disso, precisam ser focados no público e nas metas importantes para a empresa.

Não vale a pena incluir as métricas de vaidade, por isso, alguns passos importantes para montar esse relatório são:

Definir o público

A primeira coisa é definir o público, ou seja, para quem se destina o relatório, que pode ser o gestor, o diretor de marketing, um analista, entre outras possibilidades.

Se o profissional de marketing for entregar esse relatório para a diretoria de um fabricante de telhas galvanizadas, é preciso incluir dados que provem a contribuição do retorno em termos de receita.

Saber o que vai apresentar

É fundamental definir o que será mostrado e qual é o propósito dessas informações, sendo importante fazer isso para cada métrica.

Se por um acaso o profissional de marketing notar que não consegue determinar isso para uma métrica específica, então ela deve ser retirada do relatório.

Determinar a periodicidade

Uma estratégia que funciona muito bem é colocar analistas em contato com os dados, depois o coordenador e a diretoria. É melhor fazer dessa forma porque o analista está em contato com as informações quase todos os dias e deve monitorá-las continuamente.

O coordenador de um fabricante de leito para cabos tipo pesado, por sua vez, pode ter contato semanal, enquanto a diretoria pode analisar as informações quinzenalmente.

Saber extrair as métricas

Nesta etapa, o profissional de marketing pode pensar nas ferramentas que vai utilizar para extrair as métricas, e uma das mais conhecidas é o Google Analytics.

No entanto, se a empresa tiver um recurso de sua preferência e que facilite a coleta das informações, pode usar sem problemas.

Criar um template

É muito importante montar um template, pois isso evita perder muito tempo na hora de elaborar o relatório.

Se o gestor de marketing de um fabricante de fertilizantes sintéticos tiver alguma dificuldade, pode usar templates prontos disponíveis em algumas ferramentas gratuitas.

Incluir as análises

Um tipo de análise que pode ser realizada é a ação e reação, que mostra claramente o que deixou de ser feito e que gerou o resultado, e o que não foi feito e não gerou resultado.

Também é possível fazer uma análise de correlação, mostrando como as campanhas se correlacionam, em qual ponto é necessário voltar para as que não funcionam, entre outras informações.

Considerações finais

Calcular o retorno sobre os investimentos é muito importante para ter certeza de que os investimentos em marketing estão trazendo os resultados esperados.

Se isso não for feito, a empresa corre o risco de desperdiçar tempo e dinheiro com ações que não estão levando os negócios para o caminho certo.

Esse cálculo é importante até mesmo para atrair novos investidores que vão ajudar a empresa a crescer em seu segmento.

Também é a melhor forma de justificar os investimentos para a diretoria da empresa e provar que estão alcançando os resultados esperados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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