O marketing 5.0 e suas características: como utilizá-los no mercado competitivo?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em setembro 30, 2022

O marketing é uma área do mercado e do conhecimento humano que sempre está em constante transformação, as empresas que querem se manter em evidência no mercado não só podem como devem conhecer o marketing 5.0 e suas características.

Com a transformação do marketing a partir da tecnologia, as empresas passaram a ter que acompanhar as mudanças desse mercado ainda mais de perto. Como esse avanço vem sendo constante e muito rápido as empresas precisam estar atentas às mudanças. 

Uma empresa que acompanhou as mudanças entre o marketing 2.0 e o marketing 3.0 em quase uma década de implementação de novos processos e tendências agora precisa lidar com alterações cada vez mais rápidas e dinâmicas que vêm surgindo. 

O marketing em sua versão 5.0 é marcado por um ponto de vista inovador que surge a partir da presença da tecnologia operando em favor das relações humanas voltadas a gerar facilidades para quem a consome, contrata ou trabalha no setor de marketing. 

Para estar atuando em conformidade com todas as melhores ações do marketing mais atualizado, uma empresa de plotagem de engenharia precisa estar em linha com algumas ações como a conversão de consumidores em embaixadores e outros processos. 

Uma regra válida para todas as vertentes de marketing, independente de qual é a sua geração, é que essa área do mercado forma profissionais e desenvolve conceitos e ferramentas para aproximar as marcas aos seus consumidores. 

Assim como qualquer outra ação do ser humano, essa interação mudou quase que de forma completa com o aumento da presença da tecnologia no dia a dia, essas adequações fazem com que novas questões surjam, consequentemente, junto de novas respostas. 

Todas essas novas possibilidades são estudadas e quando consolidadas formam uma etapa superior do marketing, o que antes era uma novidade rapidamente cria uma tendência e logo depois se torna uma realidade em um mercado cada vez mais amplo. 

No marketing, estar sempre na vanguarda dessas transformações gera um efeito que ao mesmo tempo que valoriza seu investimento ao máximo reforça a presença da empresa entre uma das líderes do mercado, sendo assim uma referência.

Qual objetivo do Marketing 5.0

Uma das formas de compreender o que é o marketing digital é a partir do entendimento de quais são os objetivos fundamentais dessa nova vertente. Esses objetivos podem estar direta ou indiretamente relacionados às vendas.

Mesmo que o objetivo principal do dia a dia de uma empresa especializada em porta pallet deslizante seja vender mais, as estratégias possíveis abrem um leque cada vez mais amplo e cada ação tem suas metas secundárias como mais seguidores ou engajamento. 

A grande aposta que o marketing 5.0 faz é que a máquina representada pela tecnologia e a humanidade vão andar cada vez mais próximas para garantir os resultados para as empresas. 

Por mais que muitas pessoas achem que a tecnologia vai isolar e fazer com que as pessoas diminuam cada vez mais a interação entre si, ela se prova cada vez mais uma agregadora e uma reunidora de pessoas em prol da comunicação. 

Boa parte da tecnologia presente dentro do marketing 5.0 é atuante a partir dos algoritmos, que são códigos de programação pensados para entender os desejos dos consumidores e oferecer esse espaço para que as empresas anunciem seus produtos. 

Para entender o marketing digital é preciso entender que esse novo modo de conectar empresas especializadas em aluguel de andaime suspenso, por exemplo, e seus consumidores não é tão direto e passa a ser composto por alguns elementos, como: 

  • Marketing baseado em dados;
  • Marketing preditivo;
  • Marketing contextual;
  • Marketing aumentado;
  • Marketing ágil.

Cada elemento desses citados acima integram apenas uma parte de uma estrutura de comunicação e promoção de marca chamada marketing 5.0. Por mais que esteja muito conectado com a tecnologia, o foco nas pessoas ainda é essencial. 

Quais são as tecnologias inseridas no marketing 5.0

Muitas das novas ideias e dos conceitos gerados a partir do marketing 5.0 são simples e poderiam ser desenvolvidos e aplicados antes mesmo do advento da internet. 

Mas é importante entender que sem essa tecnologia, uma empresa de perfil para teto de drywall, por exemplo, não teria a viabilidade que esse processo proporciona. 

Uma das ações que se tornam mais possíveis e eficientes a partir do marketing 5.0 é a tomada de decisões mais amparada em dados, enquanto antigamente o marketing se baseava na criatividade dos profissionais, agora tudo pode ser baseado em dados. 

Nessa área, a tecnologia atua nas duas pontas. De um lado, o aumento da capacidade de computação de dados fez com que as plataformas de gestão de marketing tivessem a capacidade de aderir uma grande base de informações e agregá-las de forma organizada. 

Já na outra ponta, com boa parte dos investimentos de marketing de uma empresa de bateria para empilhadeiras acontecendo dentro do ambiente virtual, essa empresa ganha o potencial de controlar de forma mais detalhada cada índice de desempenho. 

O alcance de publicações nas redes sociais, a captação de leads, interações, feedbacks e outras ferramentas, que podem servir para o aprimoramento das campanhas podem ser consultados de forma fácil e em tempo real pelos gestores da campanha. 

Essa característica é fundamental para tentar entender o novo marketing, quanto mais informações forem coletadas sobre os seu consumidor e o estágio dele na jornada de consumo, mais fácil será criar uma abordagem positiva e fazê-lo avançar na compra. 

Dentro do marketing digital existem conceitos que podem até parecer complexos mas que estão sempre voltados a estar perto do consumidor e manter ele engajado com a marca até o momento que a sua venda for consolidada. 

Qual a importância do marketing 5.0

Depois de entender o que é o marketing 5.0, quais transformações geraram essa nova vertente e como ela atua nas empresas de estrutura metálica aparente é preciso entender qual é a real importância do marketing em sua quinta versão para as marcas e suas vendas. 

Uma coisa que precisa ser compreendida quando o assunto é o novo marketing, é que os consumidores atuais têm muito mais informações sobre o produto e sobre a identidade, histórico e o dia a dia da empresa da qual ele pretende consumir. 

Essa oferta de informações fez com que a identidade das empresas e a identificação do consumidor com seus valores, estilos e até ideais defendidos aumente muito e uma empresa sem esse entendimento passa a ser vista como estérea e desinteressante. 

Pautas de responsabilidade de cunho social e ambiental são as mais comumente adotadas, mas antes de mais nada as empresas de engenharia e consultoria ambiental devem focar no seu bem estar empresarial para transmitir a mensagem certa. 

Por mais que apareça algo que ainda está para ser visto, é fundamental entender que o marketing 5.0 está em pleno curso de suas atividades e cada vez mais ele agrega clientes e trabalhadores dentro da atmosfera criada pela empresa. 

Seja dentro do seu site ou em sua rede social, a empresa é dona do seu próprio universo e a criação desse mundo deve contar sim com todas as ferramentas tecnológicas à disposição, mas com o foco e a finalidade voltada pro aumento da relação humana e nas experiências. 

A tecnologia de automação, captura de dados e inteligência artificial estão cada vez mais presentes executando um papel secundário e auxiliar, aumentando a capacidade de alcance e interação da empresa que apresenta seu produto para um maior público segmentado e qualificado.

Considerações finais

Apresentar cada vez mais um bom serviço, um bom atendimento ou um produto de qualidade não é o suficiente para uma empresa de lombada elevada que quer vender mais, o marketing 5.0 é a era da inovação, da tecnologia e do engajamento. 

Mais do que usar ferramentas de automação e outros recursos, as empresas devem representar os desejos e a personalidade dos seus consumidores dentro dos seus produtos e idealmente apresentar uma solução para as demandas mais urgentes desse público. 

O marketing 5.0 se apresenta para o mercado como um novo paradigma e essa transformação exige agilidade, empenho e um grande investimento de tempo e de recursos financeiros para a sua implementação no dia a dia das empresas. 

Para seguir a frente dos conceitos e das ferramentas mais modernas e com maiores resultados as empresas precisam estar a par e integradas das ferramentas de comunicação digital em massa, assim criando o seu próprio ecossistema virtual. 

O marketing 5.0 está, de forma mais comum, relacionado a tecnologia, mas é importante entender que todos os recursos técnicos são apenas acessórios que vão possibilitar um maior nível e alcance de interação entre a empresa e seus clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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