A landing page é uma página no site que tem como propósito converter visitantes em leads e estes em clientes. Também é conhecida como página de captura e é mais simples do que uma página tradicional.
Seu foco é a oferta central de uma campanha de marketing digital e ajuda as empresas a atraírem as pessoas certas, por meio de seus sites e blogs.
Para alcançar esse resultado, a página precisa fazer com que as pessoas queiram consumir mais conteúdos, pois é assim que a marca vai caminhar os leads pelo funil de vendas, até que estejam prontos para comprar.
Para que a estratégia aconteça, primeiro é necessário converter as pessoas e a melhor ação para isso é uma landing page. Só que não basta criar uma página, acreditando que sua existência é suficiente.
Dentro dela, é necessário investir em ações que vão impactar o funil e os resultados e os consultórios médicos também precisam dessa ferramenta.
Neste artigo,será possível compreender mais a fundo sobre qual é a importância de uma landing page para os consultórios e como melhorar uma página de conversão.
Importância da landing page para os consultórios
A landing page é uma excelente ferramenta para gerar leads, mas este não é seu único propósito. Elas também são importantes para os consultórios médicos por diversas outras razões.
Em primeiro lugar, facilita o lead scoring, uma pontuação para classificar os leads que têm mais potencial para se tornarem clientes. Ao longo da estratégia, é necessário classificá-los por meio de pontos, considerando as ações realizadas por eles.
Por exemplo, se um fabricante de piso de mármore preto tem uma conversão por meio de um material de fundo de funil, ele está muito mais próximo de comprar do que outro que foi convertido com um conteúdo de topo de funil.
Assim sendo, deve ser priorizado pela equipe de vendas, que vai conseguir otimizar a conversão, aproveitar as oportunidades e construir um bom histórico de contatos. Tanto os vendedores quanto a equipe de marketing estarão munidos com informações valiosas.
Para atribuir esses pontos, tudo o que o negócio precisa é de uma boa ferramenta de landing page, assim, vai pontuar os conteúdos que fazem sentido dentro do funil.
Dependendo da conversão do contato por um tipo de material ou das informações solicitadas no formulário, fica mais fácil segmentar os potenciais clientes.
No caso de empresas que atuam com mais de um produto, e por essa razão possuem mais de uma persona, fica mais fácil distinguir as pessoas por meio da conversão na landing page. É o caso, por exemplo, de uma clínica que oferece várias especialidades.
Também é possível saber exatamente quem são as pessoas que interagem com a marca, algo fundamental para os negócios B2B. Um exemplo disso são os consultórios e clínicas de exames admissionais e demissionais.
Tanto um fabricante de tapete para sala peludo quanto um hospital precisam reduzir seu custo de aquisição de clientes, e a landing page também entra com esse propósito.
Trata-se de uma opção simples e barata para gerar oportunidades para o negócio. Outras estratégias podem significar horas de ligações ou centenas de entrevistas, ações que dão muito trabalho e que custam mais caro.
Se a landing page tiver uma boa divulgação, pode funcionar como o motor de vendas do mês, trazendo oportunidades que ajudam o trabalho dos vendedores e aumentam o potencial do negócio.
Como melhorar a página de conversão?
Como já se sabe, a landing page é uma ferramenta poderosa para aumentar a conversão de um site e transformar visitantes em leads.
Os profissionais de marketing precisam desenvolver estratégias que otimizem a landing page e, com isso, potencializar a ferramenta.
É uma necessidade presente na rotina tanto de um fabricante de massa de grafiato pronta quanto de um consultório médico, visto que seu mercado também é bastante concorrido.
Para melhorar os resultados trazidos com sua landing page, algumas ações não podem ficar de fora do planejamento. São elas:
- Esclarecer o valor da oferta;
- Criar um bom CTA;
- Retirar outros links;
- Criar um design leve e fácil;
- Usar formulários simples;
- Oferecer material de valor.
Visto isso, para que seja possível ter um conhecimento aprofundado a respeito de cada uma dessas ações, é de grande importância que elas sejam detalhadas.
Esclarecer o valor da oferta
Se alguém quer otimizar a landing page do site, precisa esclarecer para os visitantes qual é a oferta e os benefícios que terão com ela. Mais especificamente, de que maneira vão se beneficiar ao finalizar uma ação esperada pela empresa.
O consultório pode oferecer um e-book sobre determinado assunto, assinatura de newsletter, dentre outras possibilidades.
Para que o material fique mais interessante e seja capaz de atrair as pessoas, procure usar imagens para ilustrá-lo e insira depoimentos de pacientes que tiveram uma boa experiência com você.
A opinião de outras pessoas sobre o consultório incentiva a conversão, portanto, é uma forma de esclarecer o valor da oferta.
Criar um bom CTA
CTA é uma sigla para Call To Action (chamada para ação), uma estratégia usada para estimular a conversão dentro da landing page.
Um fabricante de reforço estrutural em vigas pode elaborá-lo em formato de botão ou banner, atraindo a atenção dos visitantes e incentivando as pessoas a clicar no link para fazer a conversão.
Mas para cumprir seu propósito, é essencial que ele se destaque dos elementos da página, de maneira que o usuário possa visualizá-lo e compreender o que precisa fazer sem maiores dificuldades.
Nesse sentido, o consultório deve usar cores atraentes e frases como “baixe gratuitamente”, “faça o download”, dentre outras ações.
Retirar outros links
O objetivo da landing page deve ser converter o visitante, e para que cumpra seu papel, é necessário evitar o uso de elementos que possam distrair o usuário. O excesso de links pode tirar o visitante da página, sem finalizar a conversão.
Um fabricante de bomba hidráulica de alta pressão possui uma página de conversões que deixa disponível apenas a chamada para ação.
A página contém apenas a oferta e o botão, e esses dois elementos são o suficiente para que o visitante não se distraia e execute a ação esperada pelo consultório.
Criar um design leve e fácil
O design é um elemento muito importante para a landing page, tendo em vista que influencia diretamente na experiência de navegação do visitante.
É fundamental que tenha um visual atraente e um design leve e fácil de navegar, mas além disso, é fundamental contar com todas as informações na página, de modo que o usuário saiba o que precisa fazer e onde deve clicar.
É essencial lembrar que as pessoas costumam pesquisar informações na internet usando dispositivos móveis, principalmente o celular. Elas pesquisam sobre tudo, inclusive serviços de saúde, como cuidador de idoso noturno.
Por essa razão, é imprescindível que o site ou blog tenha design responsivo e a landing page precisa seguir o mesmo conceito. O design responsivo consegue se adaptar a qualquer tamanho de tela e o visitante terá uma experiência de navegação positiva.
Aliás, o design responsivo é versátil, por isso, permite a navegação tanto por meio de dispositivos móveis quanto por meio de computador comum.
Usar formulários simples
O tamanho do formulário influencia diretamente na landing page e o cliente vai se sentir mais à vontade para oferecer suas informações, desde que não precise preencher algo muito extenso.
O excesso de campos pode desestimular o preenchimento e levar à desistência, portanto, formulários longos são um erro que deve ser evitado pelo consultório.
Uma clínica especializada em laudo ergonômico do posto de trabalho utiliza um formulário que solicita apenas informações indispensáveis para sua estratégia.
Se o seu formulário pedir informações demais para o cliente, então precisa de uma oferta irresistível, pois só assim ele vai querer compartilhar seus dados com o consultório.
Oferecer material de valor
O visitante não vai ser convertido a troco de nada, muito pelo contrário, é necessário ter uma moeda de troca para que ele se sinta interessado em preencher o formulário ou realizar qualquer outra ação dentro da estratégia.
O material precisa ser compatível com a etapa do funil de vendas em que o visitante se encontra. Uma pessoa que pesquisou sobre serviço de paisagismo preço, já se encontra no fundo do funil.
A melhor opção de material para ela é um orçamento completo, mas se um indivíduo está criando um material para aquele usuário que quer saber mais informações sobre um, então o conteúdo deve ter outro objetivo.
Considerações finais
A landing page é uma ferramenta muito importante para as estratégias de atração e conversão das empresas, sendo fundamental também para o consultório médico.
Seguindo as dicas que foram vistas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil potencializar a sua página e alcançar os resultados que deseja. Mais do que visitantes no site, seu consultório terá a chance de atrair novos pacientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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