A tecnologia é um grande facilitador no cotidiano das pessoas. Pela palma da mão, você pode conversar com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente, comprar desde camisetas e moletons a um notebook, postar atualizações da sua vida pessoal e criar um álbum de fotos ilimitado.
Da mesma forma pode ser feito com a vida profissional. Agora, documentos que eram guardados em toneladas de papéis podem ser digitalizados e guardados na palma da mão. Processos que antigamente precisavam de diversas pessoas, hoje podem ser otimizados com a tecnologia e feitos de forma mais rápida.
No entanto, o mercado também aumentou. Com funcionalidades de pagamento por aplicativo de mensagem, transferências instantâneas e lojas virtuais em redes sociais, pequenos negócios foram abertos, oferecendo uma maior variedade de produtos e escolhas para os consumidores.
Com isso, diferentes estratégias de marketing são aplicadas, a fim de que o negócio possa se destacar no mercado e fidelizar seus clientes. Entre eles, lojas conceitos que trazem um tema conceitual em seu repertório, desde sua decoração até seus produtos. Confira quais as principais características desses estabelecimentos.
Aproximação entre o cliente e a marca
Uma das estratégias utilizadas pelas lojas conceito é estar mais próximo do cliente. Por muitos anos, a comunicação de marca era unilateral, em que só a marca conversava com o cliente. Hoje em dia, até programas de TV tem interação com os internautas, possibilitando uma comunicação bilateral, em que receptor e emissor conversam entre si.
Com isso, as lojas se aproximam dos seus clientes, ouvindo seus feedbacks e sugestões, aplicando em sua loja quando faz sentido para a identidade da marca. Além disso, a marca cria conteúdos interativos, com enquetes, caixa de respostas e pesquisas feitas de forma criativa e diferenciadas pelas redes sociais.
Foca na experiência do consumidor
Com a ampla concorrência de mercado, os estabelecimentos tiveram que inovar em seus produtos e no atendimento ao cliente. Por isso, as lojas focam mais na experiência do consumidor, pensando no momento pré-compra até o pós-compra.
Essa estratégia fornece ao cliente uma experiência completa desde a sua procura pelo produto, o momento da compra e o momento após a compra. Um exemplo disso são os restaurantes ou lojas instagramáveis, que contém produtos personalizados e ambientes interativos para tirar fotos.
Dessa forma, o lugar se torna um atrativo não só para comprar, mas também para uma sessão de fotos gratuita, além do serviço em si, que seria a alimentação.
Apresenta mais que uma experiência, mas um conceito
Nos anos de 2020 e 2021, alguns vídeos viralizaram na rede social TikTok de pessoas reclamando sobre a obrigação de utilizar máscaras em ambientes compartilhados. Constantemente, vídeos dessas mesmas pessoas sendo rudes com outras sem motivo algum ou chamando a polícia sem nenhum motivo aparente também viralizaram.
Nos Estados Unidos, essas pessoas eram apelidadas de “Karen” e constantemente viraram motivos de memes e piadas na internet. Pensando nisso, um novo restaurante foi criado, chamado de Karen’s Dinner (Lanchonete da Karen), onde os garçons agem como uma “Karen” de forma rude como nos vídeos que viralizam.
O conceito virou febre na rede social e recebeu visitas de diversos internautas, nem tanto pela comida, mas pela experiência, considerada engraçada e divertida. Esse é um ótimo exemplo de loja conceito. É um lugar aparentemente comum, porém você tem uma experiência que atrai um público-alvo. Além disso, a loja tem um conceito contemporâneo e personalizado.
Outro exemplo são restaurantes e parques temáticos de Harry Potter, mundialmente conhecido com produtos, bebidas, lanches e outros itens personalizados.
Deixe um comentário