É hora de cuidar de seu coração!

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por admin
em fevereiro 27, 2022

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Guia médico de como baixar o colesterol. 

Órgão central no sistema circulatório, responsável por bombear o sangue para atender às necessidades de todos os tecidos e garantir o funcionamento do corpo humano, o coração segue o compasso de seu próprio ritmo.

Sua medição de colesterol é um indicador chave do risco de doenças cardíacas. Se estiver no lado alto, existem medidas de estilo de vida comprovadas que podem ajudar a reduzi-lo. 

Por que o colesterol alto é tão problemático?

No Brasil, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. 

A boa notícia é que existem muitos passos simples de estilo de vida que você pode tomar para ajudar a diminuir seus níveis de colesterol.

O colesterol é uma gordura produzida no fígado. Também é encontrado em alguns alimentos como ovos. Mas pesquisas atuais mostram que, para a maioria das pessoas saudáveis, o colesterol nos alimentos tem um efeito muito menor nos níveis sanguíneos de colesterol total. Também mostra que os efeitos das gorduras saturadas em alimentos como manteiga e carnes gordurosas são mais prejudiciais.

O colesterol em si não é ruim e todas as células do seu corpo precisam dele. Mas se houver muito dele circulando em seu sangue, pode entupir e danificar os vasos sanguíneos. Os especialistas concordam que a redução do colesterol pode ser um passo crucial na redução do risco de doença cardiovascular (DCV).

Quem está em risco de colesterol alto?

Estatisticamente, os homens jovens são mais propensos a ter problemas com colesterol alto do que as mulheres jovens. 

No entanto, após a menopausa, quando os níveis de estrogênio das mulheres começam a diminuir, elas se tornam mais propensas a ter níveis elevados de colesterol, especialmente o colesterol LDL, que é conhecido como o ‘mau’ colesterol.

Devo verificar meu colesterol?

Não há sintomas óbvios ou visíveis de colesterol alto, portanto, fazer o exame é a maneira mais fácil de saber com certeza.

Seu médico pode medir seu colesterol solicitando um exame de sangue. Se você tiver mais de 40 anos, ele será testado usando um teste de picada no dedo como parte de seu exame de saúde de rotina do Sistema Público de Saúde (SUS).

O SUS recomenda que todos com mais de 40 anos façam um teste de colesterol. Mas o risco de doença cardíaca também depende de outros fatores.

Os médicos do Estratégia Saúde da Família (ESF) vão analisar a sua idade, sexo, peso, pressão arterial, história de diabetes e história familiar de problemas cardíacos. Alguns genes estão associados ao colesterol alto e a uma condição hereditária chamada hipercolesterolemia familiar.

Qual deve ser o seu colesterol?

O desejável é que seja um colesterol total abaixo de 5 mmol/L. Mas lembre-se, nem todo colesterol é igual. O colesterol HDL é frequentemente descrito como “colesterol bom” e acredita-se que protege contra doenças cardíacas, enquanto o colesterol LDL “ruim” aumenta o risco. Uma maneira fácil de lembrar qual é qual é pensar no HDL como feliz e no LDL como ruim.

Um aspecto importante do colesterol pode ser a relação entre o colesterol total (CT) e o colesterol bom (HDL). Idealmente, isso deve ser o mais baixo possível. Calcule isso dividindo seu número TC pelo seu número HDL. 

Assim, por exemplo, se o seu CT for 4,5 mmol/L e o HDL for 1,2 mmol/L, a proporção é 3,75. Quanto menor a proporção, menor o risco de doença cardíaca. 

Como reduzir o colesterol através de mudanças no estilo de vida

Essas mudanças simples em sua dieta e estilo de vida provaram reduzir os níveis de colesterol.

1. Reduza as gorduras saturadas

Comer uma dieta rica em gorduras saturadas aumenta o risco de colesterol alto. Essas gorduras são encontradas em carnes, queijos e outros alimentos de origem animal, bem como em alguns óleos vegetais, como palma e óleo de coco.

Uma revisão das evidências, que analisou 15 estudos com mais de 56.000 participantes, descobriu que cortar a ingestão de gordura saturada reduziu o risco de DCV em 17%. 

Comer ácidos graxos ômega-3 (encontrados em peixes oleosos como salmão e arenque) pode impedir que o colesterol se acumule nas paredes das artérias, por isso pode ser útil incluir uma porção por semana em sua dieta. 

Mudar para óleos insaturados como óleos de colza, girassol e azeite e reduzir a quantidade de gorduras totais que você usa pode ajudar a reduzir o risco de DCV em 30%. 

Escolher cortes mais magros de carne vermelha (e comer menos) e mudar para produtos lácteos com baixo ou baixo teor de gordura também ajuda. Também é uma boa ideia grelhar, escalfar ou cozinhar a vapor em vez de fritar, sempre que puder.  

Ao fazer isso, você reduz as chances de obstruções nas artérias. Vai melhorar não somente a sua saúde cardiovascular, mas ainda a sexual. Sim, isso mesmo, o colesterol ruim em níveis elevados, é o responsável por causar perda de libido e a temida disfunção erétil. Mas, afinal, o que é disfunção erétil? Tem cura? Tem tratamento? 

2. Coma mais fibras

Estudos mostram que comer 3 gramas de fibra solúvel por dia, a quantidade que você obteria em 3 maçãs ou 3 tigelas de mingau (porções de 28g), pode ajudar a diminuir o colesterol.

Você pode aumentar sua ingestão de fibras comendo mais frutas, vegetais, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e mudando para massas e pães integrais.

A aveia é outro exemplo de alimentos que reduzem o colesterol, porque contêm açúcares naturais chamados beta-glucanos, que comprovadamente ajudam a diminuir o colesterol.

3. Mova-se

Estudos mostram que fazer 120 minutos por semana de exercícios aeróbicos ajuda a aumentar o colesterol HDL protetor e reduz o risco de DCV em 5,1% nos homens e 7,6% nas mulheres.

O exercício aeróbico é qualquer coisa que faça seu coração bater e deixar você sem fôlego. E, isso pode ser feito em pequenos pedaços ao longo do dia, se for mais conveniente. 

Fazer exercícios físicos o ajudarão a manter seu colesterol ruim sob controle, enquanto melhora sua condição física. Seu coração vai poder trabalhar normalmente, em especial na “hora H”. Com o apoio da urologia online, mais os exercícios físicos, você terá ganhos em sua saúde sexual. 

4. Pare de fumar!

Está provado que os fumantes têm níveis mais baixos de colesterol HDL saudável do que os não fumantes. Mas um aumento no colesterol HDL pode ocorrer em menos de 3 semanas após deixar de fumar.

Um estudo liderado por pesquisadores das universidades de Nova York e Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e publicado no periódico científico American Journal of Preventive Medicine, mostrou que o uso diário de cigarros eletrônicos pode estar associado à incidência de disfunção erétil em homens. 

Quer razão melhor que essa para abandonar de vez o cigarro??

5. Troque o fastfood pela comida caseira

Os alimentos cozinhados em casa são sempre a melhor opção quando se pensa numa dieta para reduzir o colesterol. 

Os alimentos processados ​​geralmente são ricos em gorduras saturadas, grãos refinados, açúcares adicionados e sal, o que aumenta o risco de colesterol alto e fatores de risco de doenças cardiovasculares, como ganho de peso.

Cozinhe do zero sempre que possível e verifique os rótulos dos alimentos. Como regra geral, quanto maior a lista de ingredientes e menos conhecidos seus nomes como alimentos, mais altamente processado será o produto.

Estudos científicos mostraram que o estilo de alimentação do mediterrâneo, mais baseado em vegetais, ajuda a reduzir o colesterol no sangue em 13% a 15%. Essa abordagem envolve uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais coloridos em sua dieta, bem como porções saudáveis ​​de peixe e gorduras saudáveis, como o azeite.

Talvez você precise usar medicamentos para baixar o colesterol!

Se a dieta e o estilo de vida não forem suficientes para reduzir o colesterol, seu médico poderá prescrever uma estatina.

Esses medicamentos bloqueiam a produção de colesterol LDL e são oferecidos a qualquer pessoa com histórico de DCV ou que não tenha conseguido reduzir seu risco com mudanças no estilo de vida. 

Enquanto alguns podem experimentar efeitos colaterais das estatinas, como dores musculares, muitas dessas pessoas podem tolerar melhor outra estatina.

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