Obter sucesso nos negócios é um objetivo comum a ser visto em qualquer tipo de projeto e empreendedores, seja uma grande corporação ou até mesmo um pequeno armazém de bairro que acaba de ser aberto, cada um com suas respectivas dificuldades e vantagens a serem consideradas.
A própria performance desse empreendimento depende da relação específica de cada negócio com o seu segmento de mercado, sendo válido reconhecer tudo o que ocorre ao seu redor para garantir com que as melhores decisões venham a ser tomadas.
Foi esse tipo de preparação que fez com que muitos pequenos empreendedores pudessem se tornar em grandes nomes do mercado, com o seu estilo de administração se tornando até mesmo referência para os novos negócios que vão surgindo dentro do mercado.
O desempenho de algumas dessas figuras é tamanha que eles podem se tornar até mesmo em temas de conversas em uma palestra liderança e gestão de pessoas, permitindo assim com que uma companhia possa estimular um melhor desempenho de sua equipe.
Se antes esse tipo de pensamento inovador era importante no mercado, permitindo com que muitos negócios permaneçam até os dias de hoje como marcas de referência, atualmente essa atenção acaba sendo ainda mais necessária vide o mercado competitivo.
A partir do momento em que o cliente pode buscar por algo específico e ver como resultado um grande número de opções, se torna responsabilidade de quem gerencia um negócio garantir com que a sua empresa se destaque como a melhor opção entre as disponíveis.
É graças a esse tipo de cenário que se mostra tão importante para quem gerencia um negócio conhecer as melhores estratégias a serem adotadas dentro de sua gestão, fazendo com que sua oferta de transpaleteira elétrica possa ser a que receba um maior destaque.
O problema no caso está em como conquistar esse destaque em especial, sendo importante considerar que não existe uma fórmula única a ser adotada, pois o que mais existe no mercado são diferentes perfis tanto de público como de segmentos comerciais.
Por outro lado, existem algumas dicas gerais que podem ter valor tanto para quem acaba de abrir um negócio como para quem administra uma empresa familiar que é passada por gerações, tudo isso graças a preparação contínua diante das novas dificuldades possíveis.
O que impede um negócio de empreendedores de ter sucesso?
Assim como diversas são as práticas que podem fazer um negócio conquistar um certo destaque em sua área, o mesmo também pode ser dito sobre os desafios que podem surgir em sua frente, sendo importante saber como lidar com cada uma dessas questões.
Tal nível de preparação se mostra válido para os mais diferentes tipos de projetos, o que pode incluir até mesmo a reforma de um imóvel, sabendo que uma chuva inesperada pode fazer com que as atividades tenham que ser paralisadas até o clima melhorar, por exemplo.
A gestão de um negócio pode passar por esses mesmos tipos de inconvenientes, nesse caso expandindo-se para a relação de uma empresa com os seus clientes, fornecedores e todos aqueles que sejam necessários para garantir um melhor desempenho para o negócio.
Muitas vezes o desafio de um negócio pode ser algo simples de ser resolvido, tal como a necessidade de organizar as suas prateleiras no caso de um supermercado, com o uso de etiquetas para gondolas facilitando o serviço, oferecendo a melhor experiência ao público.
Já para outras questões, que envolvem o controle de suas finanças, pode ser necessário recorrer a saídas mais estratégias, como os serviços de um escritório contábil ou até mesmo a adoção de um sistema eletrônico que ajude a controlar as suas contas.
Tudo isso deve ser considerado para garantir o melhor tipo de performance ao seu negócio, sendo importante então estar atento aos desafios mais comuns que podem aparecer em relação à gestão do seu empreendimento, reconhecendo dificuldades gerais, tais como:
- Número de concorrentes;
- Variedade de produtos e serviços;
- Diferentes perfis de demanda;
- Renovação tecnológica constante;
- Fidelização do público.
Por mais que muitos desses sejam problemas modernos, a solução para tais questões pode se assemelhar bastante ao cenário tradicional do mercado, existindo então nomes para se inspirar por parte de quem trabalha com tinta industrial para ferro ou outro material.
O positivo nesse sentido é que grande é o número de personalidades que se destacaram na gestão de seus negócios. Cada um com seu perfil diferenciado, sendo possível então encontrar alguém que possa servir de inspiração para obter soluções em sua empresa.
A jornada de sucesso de grandes empreendedores do mercado
Muitas são as inspirações que alguém pode ter antes de abrir um negócio, sendo válido até mesmo estudar a trajetória desses grandes nomes, em busca de encontrar dicas que ajudem o seu negócio a conquistar o mesmo desempenho que tais indivíduos alcançaram.
Entre esses empreendedores, capazes de ajudar tanto a quem trabalha com moveis para treinamento como com a gestão de uma pequena lanchonete, é válido então destacar algumas personalidades que possam servir de inspiração para você.
Mark Zuckerberg
É capaz de você conhecer esse nome, seja por sua personalidade ou pelo destaque que ele recebeu até mesmo no cinema, com a criação do Facebook servindo de base para o filme A Rede Social (2010), o ponto é que hoje o trabalho de Zuckerberg vai muito além disso.
Como se a criação de uma das maiores redes sociais da história já não fosse o suficiente, o empresário é hoje dono de diversas plataformas, como o Instagram e o WhatsApp. E falando de redes de comunicação.
Jan Koum
Criado em uma área rural na Ucrânia, na época parte da União Soviética, Koum partiu dessa sua origem humilde para se tornar conhecido como criador de um dos mais populares aplicativos de mensagens, o WhatsApp, que viria a ser comprado pelo Facebook.
Walt Disney
Seja pelos filmes ou pelos parques, o trabalho de Disney é reconhecido até hoje, décadas após sua morte. Isso é resultado da experiência de fantasia que foi idealizada pelo empresário e continua em voga até os dias de hoje nos produtos da companhia.
Ou seja, da mesma forma em que uma etiqueta para balança pode contar com o registro de um restaurante, o mesmo acontece com os produtos Disney, com o público reconhecendo tal experiência em tudo que é consumido junto da empresa.
Coronel Sanders
Falando de marcas conhecidas, Harland David Sanders é um rosto que estampa diversos restaurantes até os dias de hoje, sendo ele o nome por trás da franquia Kentucky Fried Chicken, conhecido atualmente mais pela sigla KFC.
Além da sua imagem marcante, a sua jornada é válida de atenção, considerando que ele só abriu o primeiro restaurante aos 40 anos, com o sucesso vindo somente 20 anos depois, quando Sander saiu pelos EUA vendendo sua franquia para os mais diversos estados.
Luiza Helena Trajano
Não é só de homens que essa lista é formada, muito menos somente por nomes estrangeiros, já que Luiza Trajano é alguém a se destacar nesse sentido, tendo tido presença entre os 10 maiores bilionários do Brasil, de acordo com a revista Forbes.
No geral o que não falta são nomes para se inspirar em relação à gestão do seu negócios, tratando-se de pessoas cuja carreira serve de tema para um evento comercial, com a presença de buffet empresarial onde ideais podem ser trocados entre os participantes.
E de fato a jornada profissional pode servir de exemplo para as ações a serem tomadas frente ao seu empreendimento pessoal.
O que aprender com esses empreendedores?
Para que esses empreendedores tivesse sucesso com seus negócios algumas dicas podem ser aprendidas, entre elas:
- Definição do posicionamento da marca;
- Criação de uma identidade visual marcante;
- Consideração do contexto econômico atual;
- Análise dos seus principais concorrentes;
- Acreditar de forma persistente em seu negócio;
- Compreender que nenhum resultado é eterno.
Tais pontos partem do modelo de administração adotado pelos empreendedores antes destacados, tal como a experiência única a ser oferecida pela Disney, a relevância visual do Coronel Sanders ou até mesmo a visualização de oportunidades de Mark Zuckerberg.
O mais importante é saber como adaptar os ensinamentos a serem extraídos da história de cada um desses nomes em relação ao estado do mercado atual, para assim obter um bom desempenho, seja qual for o segmento do seu empreendimento.
A partir disso é possível garantir que tanto a oferta de aluguel de concentrador de oxigênio portátil como a gestão de um pequeno armazém venha a conquistar o melhor desempenho possível, frente tanto às suas oportunidades como desafios.
O mais importante então é saber como melhor agir frente à sua realidade, seja em relação a um negócio pequeno ou de grande porte.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site TV Cidade 10, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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