CRM: o que é e como funciona?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em fevereiro 25, 2022

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Num mundo em que fazer negócios é uma atividade competitiva, na qual existe uma demanda muito grande pela otimização do tempo, ferramentas como o CRM estão aí para servir como apoio essencial para a gestão da empresa em relação aos seus clientes.

Um dos grandes desafios no universo dos empreendimentos, é oferecer serviços e produtos com algum diferencial que atraia e fidelize clientes, principalmente em segmentos saturados.

Esta tarefa é facilitada quando se tem em mãos uma grande quantidade de informações a respeito do seu público-alvo, pois permite que melhores estratégias sejam colocadas em prática com o intuito de atingir as expectativas dos consumidores.

Portanto, este artigo tem como objetivo demonstrar o que é o crm, como funciona e quais as vantagens para a empresa que faz uso desta importante ferramenta.

O que é o CRM?

O CRM, sigla em inglês para “Customer Relationship Management”, que em tradução livre significa “Gestão de relacionamento com o cliente”.

Como o próprio nome já diz, é uma plataforma digital ou software que tem como função registrar e organizar todos os pontos de contato do consumidor com o vendedor.

Fechar um negócio vai muito além de apenas conseguir efetuar uma venda individual. Para o sucesso e crescimento do empreendimento, é necessário estar atento para proporcionar uma boa experiência de compra.

Isso significa dizer que desde o primeiro contato que o potencial cliente tem com a marca, até o pós-venda, tudo deve ser elaborado para que ele se sinta seguro de que fez um bom negócio e possa, inclusive, indicar sua marca para outros.

Todos estes processos podem ser trabalhados e elaborados ao desenvolver um bom percurso ligando o primeiro contato e o apertar de mãos final, para isso existem ferramentas também disponíveis como o app funil de vendas.

Para que todos os passos possam ser melhor trabalhados e o trabalho de sua equipe de vendas seja otimizado, o uso do CRM em conjunto com as técnicas de funil de vendas são essenciais.

Como funciona a ferramenta

De forma geral, esta ferramenta será um grande banco de dados, com as informações necessárias organizadas todas de forma a tornar prático o entendimento sobre o controle de leads, vendas e satisfação dos compradores.

Ou seja, o CRM pode ser considerado um panorama completo sobre as preferências e particularidades do seu público-alvo.

Para fazer o uso, existem duas formas padrão de registrar os dados. Ele pode ser feito tanto manualmente ou exportado de algum outro arquivo que já possua estas informações.

Para o registro de informações, qualquer funcionário pode fazer as anotações sobre o cliente, e o próprio sistema é capaz de organizar esses dados obtidos, como, por exemplo, histórico de compras, canais de atendimento preferidos.

Vantagens do uso de CRM

Portanto, o uso de um crm plano, será um diferencial quando o assunto for entender seus clientes e, consequentemente, elaborar melhores estratégias de vendas.

Suas principais vantagens incluem:

  • Visão ampla do negócio;
  • Produtividade sustentável;
  • Controle dos follow-ups de venda;
  • Inteligência quanto às estratégias a serem planejadas;
  • Acompanhamento do desenvolvimento da compra;
  • Aumento das vendas;
  • Valorização da marca.

Estas vantagens ocorrem uma vez que todas as informações estão centralizadas, o que permite um melhor entendimento por parte das equipes de venda e marketing.

Quando sua empresa possui registrado e organizado todo o histórico de seus clientes, fica mais fácil entender quais são suas necessidades e expectativas.

Não se esqueça de registrar todos os pontos e informações obtidas, mesmo após uma venda efetuada. Isso porque, após a efetivação do negócio, embora possa parecer desnecessário, é essencial que o contato com o cliente permaneça.

No pós-venda, informações sobre como foi a experiência de compra e se o serviço supriu as necessidades do consumidor, será um diferencial quando pensarmos que este consumidor pode ser responsável por divulgar seus serviços para outros.

A divulgação entre clientes é a melhor forma de expandir o alcance da sua marca, por isso o pós-venda é crucial para o sucesso.

Estas informações também devem constar nos registros obtidos, pois mais importante até do que a venda em si é a fidelização do cliente em questão.

Vale lembrar também, que existem disponíveis na web, sistemas de crm gratuitos, sendo necessário apenas fazer o download.

Estes sistemas grátis contam com menos opções do que os pagos, entretanto, para quem pretende conhecer na prática seu funcionamento, valem muito a pena serem testados.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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