Todos os elementos pertencentes a uma implementação de estratégias digitais devem convergir para a influência de uma ação do usuário. Nesse sentido, entender o que é e quais são os erros mais comuns com relação ao copywriting é fundamental.
Nas efetuações de pesquisas nos mecanismos de busca, é muito comum perceber a grande incidência de textos persuasivos que aparecem.
Esse ponto faz referência a grande necessidade que as marcas têm de influenciar os seus usuários a comprarem um produto ou contratarem um serviço.
Seja em buscas orgânicas, seja em links patrocinados, esse é um artifício extremamente comum.
No entanto, são nos atos mais corriqueiros que alguns erros podem acabar acontecendo. Por isso, é preciso se ater a eles.
Se, porventura, o texto estiver apontando as vantagens que se pode obter por meio do aluguel impressora preço, e a sua linguagem estiver muito superlativa e prolixa, é possível que isso acarrete um efeito rebote.
Nesse sentido, o cliente que já possuía interesse naquele produto pode acabar desconfiando do excesso de adjetivos utilizados.
Por isso, manter uma linguagem direta e com um certo distanciamento pode ser fundamental para a consolidação da marca.
Ou seja, uma escrita correta pode angariar uma série de bons resultados para a marca. No entanto, a exageração disso é igualmente verdadeiro.
Indicar, portanto, quais são os benefícios que uma boa prática de copywriting pode trazer para uma empresa se faz importante:
- Aproximação com o cliente;
- Confiança;
- Geração de leads;
- Conversão em vendas.
Esses são alguns dos pontos essenciais que uma empresa pode obter a partir de boas práticas de copywriting.
Primeiro de tudo, um texto bem elaborado gera empatia com o cliente, criando um senso de aproximação.
Por consequência, isso pode gerar confiança e trazer o cliente cada vez mais para dentro do ambiente da marca.
Se o conteúdo for sobre corte e dobra de chapa galvanizada, é preciso que ele seja envolvente e não apenas repleto de termos técnicos.
Com isso em mente, é possível gerar e qualificar cada vez mais leads para a empresa e, portanto, incidir na conversão em vendas.
O que é copywriting?
Antes de relevar quais são os erros mais recorrentes no meio do copywriting, é necessário entender o que ele significa.
Entender quais são as dinâmicas intrínsecas a cada processo de marketing é indispensável para a consolidação de boas práticas estratégicas.
O copywriting, então, concerne a práticas de escrita voltadas ao exercício da influência sobre algum cliente, o qual se pretende persuadir ou convencer a adquirir ou a comprar algum serviço.
Eles, os gatilhos, são os meios de que o redator se utiliza para conectar o leitor ao conteúdo.
Se, por acaso, o conteúdo for relacionado a algumas dicas de um serviço autorizado samsung celular, é possível que ele vá direcionando o leitor à contratação do serviço.
Esse percurso guiado que o leitor vai fazer dentro daquele conteúdo é possibilitado por intermédio de gatilhos.
Ou seja, a partir de alguns mecanismos de linguagem, é possível ir aproximando o leitor ao conteúdo.
Seja por uma linguagem coloquial e de grande interação ou, simplesmente, pela qualidade dos títulos, é possível cativar o leitor logo de cara.
Contudo, como toda estratégia de marketing, o copywriting pode ter a incorrência em alguns erros que colaboram para o naufrágio de seus objetivos.
3 erros comuns
Diante da definição do que é um copywriting, é possível tratar, agora, os 3 erros mais comuns cometidos na aplicação dessa estratégia.
Não revisar o conteúdo
É muito comum a qualquer produtor de textos em grande escala que alguns erros acabem passando no curso da produção.
No entanto, é preciso estar atento a esse tipo de questão, uma vez que ela pode descredibilizar aquele escrito.
Ou seja, tão importante quanto uma equipe de redação é uma de revisores de conteúdo que analisam se aquilo tudo está de acordo com o solicitado.
Caso, por exemplo, o conteúdo fale de pranchas 2 eixos, mas não apresentar nenhum tipo de detalhe sobre aquele produto, é possível que o leitor compreenda aquele texto genericamente.
Em virtude disso, é importante haver a revisão de conteúdo para ver se todas as minúcias de conteúdo daquele texto estão atualizadas.
Não utilizar gatilhos
Um dos pontos que não pode ser deixado de lado é o estudo dos gatilhos essenciais para a comunicação com um leitor.
Ao estabelecer o critério de persuasão enquanto o motor que dará sustentação ao texto, é preciso que se compreenda como chegar a esse resultado.
O primeiro ponto essencial é criar um vínculo com o leitor a partir de algumas perspectivas da linguagem fática.
Ou seja, no caso de um texto que fala sobre qual a melhor embalagem plastica para ovo de galinha, é necessário que o leitor seja sempre convidado ao passo conseguinte.
A partir de perguntas e estímulos textuais, o usuário poderá, a todo momento, se cercar de informações que vão manter a sua leitura até o final.
Não direcionar o conteúdo
Não direcionar o conteúdo pode ter algumas matrizes diferentes e, portanto, gerar diversos problemas.
O primeiro deles é não conseguir comunicar a um determinado público devido ao uso de uma linguagem inadequada.
Outro ponto que pode acontecer, também, é o redator não se ater aos pormenores daquele produto.
Se o assunto é sobre higienização de coifas e exaustores para a divulgação de algum desengordurante, é importante que ele seja mencionado.
Além disso, é necessário de que sejam mencionados todos os seus principais atributos para que, assim, o leitor sinta vontade de comprar.
Por que adotar?
Apesar dos erros citados acima, é possível obter acesso a uma grande gama de benefícios a partir da adoção de boas práticas de copywriting.
Um marketing de conteúdo baseado em gatilhos para direcionar a compra pode ser a grande solução para a conversão de leads de uma empresa.
Se um cliente está ávido de uma funilaria e pintura mais próximo e cai na página de uma empresa que tem uma estratégia assertiva de copywriting, esse é o momento que o posicionamento está efetivado.
Além disso, essa relação mais próxima acaba gerando confiança por parte dos usuários e, nesse sentido, fidelizando-os.
Contudo, é importante que todas essas práticas estejam alinhadas à gama de produtos e serviços que a empresa oferece.
É importante dizer isso porque esse é o ponto mais crucial do copywriting: o conteúdo não pode se bastar, ele tem que ativar alguma ação por meio de gatilhos.
Ou seja, não basta apenas escrever sobre frete dedicado e fracionado, é necessário que o texto guie o leitor para a contratação do serviço de logística anunciado.
Cases de sucesso
Ao analisar o mercado, é possível tomar conhecimento de uma série de cases de sucessos a partir da aplicação do copywriting.
No meio dos aplicativos de streaming, uma das marcas de maior destaque foi justamente aquela que consolidou o seu slogan com todas as funcionalidades e facilidades de forma breve e concisa.
Ou seja, um texto que possui um grande número de informações, mas que, ao mesmo tempo, consegue ser curto, é um grande chamariz.
Ainda no mercado de aplicativos, mas no âmbito dos aplicativos de carona, um dos casos de maior destaque foi o da empresa que conseguiu dizer ao que veio em poucas palavras.
Uma frase simples advertindo os potenciais clientes acerca dos benefícios da carona e de se trabalhar com a plataforma ao mesmo tempo foi uma das garantias do posicionamento da marca dentro do mercado.
Há, portanto, uma série de empresas que conseguiram ótimos resultados a partir do uso correto dessas ferramentas.
Considerações finais
Um dos imperativos do mercado digital é que haja o direcionamento do usuário, sempre que possível, a algum elemento de compra ou à contratação de uma marca.
Diante disso, as técnicas de copywriting conseguem estabelecer todas essas demandas de forma textual.
É por essa razão que ela é tão difundida no meio do marketing digital. No entanto, alguns cuidados são essenciais para que não se incida em erros.
A revisão de conteúdo, seja gramatical ou conteudisticamente, é fundamental para que haja credibilização por parte do leitor e coerência por parte da empresa.
O uso de gatilhos, também, é um dos pontos essenciais, visto que o que está sendo tratado é um texto persuasivo.
Por fim, entender qual é o perfil do público a ser comunicado é fundamental para lhe direcionar o conteúdo correto.
Além disso, é necessário de que os produtos ou serviços oferecidos consigam ganhar destaque nessa produção. Isso dito que, ao mencioná-los, o texto está cumprindo o seu papel.
Sendo assim, torna-se inevitável que essa perspectiva não seja considerada por uma boa prática de marketing de conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário