Conheça as técnicas de SEO para implementar hoje mesmo

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em março 9, 2022

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As empresas que possuem um site online para atrair novos visitantes e fechar negócios precisam entender o conceito e técnicas de SEO para conseguir otimizar as páginas e conquistar autoridade, algo que ajuda a ter um bom posicionamento no Google e alcançar novas oportunidades.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visam a otimização de blogs, redes sociais e sites para gerar o melhor posicionamento no ranking orgânico dos buscadores como Bing, Google, Yahoo, entre outros.

Este mecanismo funciona da seguinte forma: a cada pesquisa feita pelos usuários, os termos são identificados como palavras-chave e diversos sites que utilizam tais termos ou se relacionam com o tema aparecem como resultados para a busca. 

Os sites que ocupam as primeiras posições são considerados os que possuem as melhores respostas para a pesquisa e/ou proporcionam a melhor experiência a esses usuários, considerando diversos outros fatores avaliados pelos algoritmos das ferramentas de busca.

Com uma boa gestão de SEO, a sua empresa pode ter mais visibilidade, fortalecer a presença no online e aumentar o número de cliques, além de ser uma ótima estratégia de marketing digital para a marca.

Para o ranqueamento, os algoritmos do Google usam algumas métricas e configurações importantes, como:

  • Originalidade dos materiais;
  • Uso de palavras-chave;
  • Relevância do conteúdo;
  • Número de links utilizados nos conteúdos.

Técnicas de SEO para o sucesso do seu negócio

Conhecer as principais técnicas de SEO que podem ser colocadas em prática são formas de otimizar o seu site, redes sociais e blogs, aumentando as possibilidades de aparecer na primeira página de resultados, ou aparecer para o usuário durante a navegação nos sites e redes sociais.

Para isso, as principais técnicas consistem em:

  1. Aplicação de palavras-chave

Pensar em palavras-chave que você quer fortalecer no Google é um ponto importante. 

Para entender quais palavras utilizar, conforme o seu conteúdo, é possível fazer uma pesquisa no Google Keyword Planner, ferramenta em que é possível encontrar sugestões de palavras conforme o número de pesquisas realizadas.

Outra possibilidade é encontrar as palavras-chave mais utilizadas pelas pessoas com base nas pesquisas mais populares, no próprio campo de busca, nas sugestões.

  1. Desenvolvimento de conteúdos de qualidade

As marcas que já adotaram as estratégias de marketing digital sabem da importância de um conteúdo de excelência, pois serve como moeda de troca no ambiente digital.

Sendo assim, independentemente do segmento de atuação, escolher de modo inteligente e estratégico as palavras-chave que serão utilizadas torna o conteúdo mais interessante e evidencia para os leitores e o próprio Google o foco do material.

Além disso, é preciso ter um conteúdo de qualidade, com densidade e que sane as dúvidas dos internautas. 

Textos e artigos originais, de fácil leitura, que atenda as necessidades dos usuários, que tenha soluções para as dúvidas e agregue valor são maneiras de ter ótimos resultados.

Utilizar gráficos, imagens, listas, tabelas e apostar no formato de perguntas e respostas são elementos que podem complementar e enriquecer, além de serem aspectos que os buscadores valorizam e fazem com que a página se torne mais relevante no ranqueamento.

Outras técnicas de SEO importantes e que demandam atenção são:

  • Uso de URL amigável;
  • Incorporação do certificado de segurança HTTPs e/ou SSL;
  • Linkagem para outras páginas do site;
  • Uso de Meta tag adequada;
  • Aprimoramento/aplicação de SEO on e off page.

Tendências de SEO

Após entender o que é o SEO e como ele funciona, é importante que os empreendedores conheçam algumas tendências desta técnica para implementar em suas estratégias, bem como avaliar as novidades de marketing que podem trazer excelentes resultados para a marca.

  1. Conteúdos mais longos

Algumas análises mostraram que conteúdos longos têm sido compartilhados com frequência e gerando tráfego. 

Sendo assim, construir conteúdos mais aprofundados e de qualidade pode ser uma ótima solução para conquistar boas posições no ranqueamento e trazer mais valor aos usuários.

  1. Pesquisas por voz

Com o surgimento e aperfeiçoamento dos assistentes de voz movidos a IA (Inteligência Artificial), as pessoas tendem a realizar buscas por comando de voz, a qualquer momento, visto sua facilidade.

Assim, um detalhe importante é manter o seu site otimizado para este tipo de pesquisa, pois a tendência é ter um aumento nas buscas por voz, devido à praticidade e a popularidade que essas ferramentas ganham.

  1. Core Web Vitals

Uma das principais tendências de SEO, o Core Web Vitals, é um método focado em entender mais sobre a qualidade das experiências dos usuários fornecidas em cada página.

Basicamente, o Core Web Vitals é uma atualização nos algoritmos do Google que inclui três métricas responsáveis por medir a velocidade de carregamento das páginas, sua estabilidade visual e a interatividade.

Quanto melhor os desempenho destes fatores, maiores serão as chances de um bom ranqueamento.

  1. Otimização de imagens

As imagens têm muita importância no SEO, pois aumentam o CTR (Click Through Rate – ou seja, a taxa de cliques para o site), uma métrica relevante para a experiência do usuário, além de ser uma ótima fonte de tráfego pois possibilita que o material também apareça no resultado de buscas de imagens.

Para 2022, essa métrica pode ajudar muito os e-commerces, pois com a popularização das redes sociais de vídeos e imagens, as buscas por imagens estão se tornando mais comuns.

Deste modo, conhecer as principais técnicas de SEO e as tendências que ajudam a fortalecer as estratégias de marketing digital da sua marca é muito importante, pois permite estabelecer a alcançar os objetivos e metas para a marca, conforme o planejamento.

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