Conheça a diferença entre patchwork e costura criativa

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em fevereiro 10, 2023

Pouca gente sabe, mas existem algumas diferenças entre o patchwork e a famosa costura criativa. Vem descobrir quais são elas!

Com a valorização do trabalho artesanal, o mundo do artesanato está, a cada dia, ganhando mais adeptos. Dado o crescente número de pessoas que estão não somente em busca de produtos feitos à mão, como também, aqueles que desejam “arregaçar as mangas” e aprender uma nova habilidade. 

No entanto, para quem é “marinheiro de primeira viagem” nesse nicho, é comum enfrentar algumas dúvidas ao longo do processo. Uma delas diz respeito às diferenças entre patchwork e costura criativa. Você já ouviu falar sobre eles? A princípio, pode até parecer que ambos carregam o mesmo conceito, mas, na prática, eles possuem objetivos e técnicas diferenciadas — seja para produzir colchas, toalhas, edredons matelassê ou qualquer outro artigo para o seu dia a dia. 

Assim, que tal descobrir mais sobre essas opções e, quem sabe, se inspirar a partir disso? Para te ajudar, trouxemos todas as informações a respeito do assunto. Continue a leitura e fique por dentro!

Afinal, o que é patchwork?

Para começar, vamos falar um pouco sobre o patchwork. Originária do inglês, a palavra é composta por duas partes, sendo: “patch”, retalho e “work”, trabalho. Logo, essa técnica consiste em desenvolver peças inteiras, utilizando retalhos. 

Popular pela sua diversidade e por contar com resultados únicos, essa opção pode ser vista tanto em roupas de cama, como é o caso de colchas e capas de almofadas, quanto em acessórios e roupas. Bolsas, calças, blusas e até casacos alongados podem entrar nessa brincadeira. 

Ao falarmos sobre o patchwork, porém, há quem acredite que tal trabalho exige somente que o artesão junte alguns “pedaços de pano”, mas não é bem assim que funciona. 

Para obter um efeito realmente bonito e equilibrado, é preciso que o profissional tenha conhecimento em cálculo, geometria e, inclusive, que realize muita pesquisa e tenha um vasto planejamento. Até porque, o processo envolve a escolha certa dos tecidos e a combinação correta das peças, para assim, chegar a um resultado encantador. 

E a costura criativa?

Se de um lado temos o patchwork, do outro, temos a popular costura criativa. Mas, vem cá: do que se trata esse termo? 

Em linhas gerais, tal solução diz respeito a um trabalho um pouco mais complexo, que envolve uma série de detalhes a fim de desenvolver bolsas, carteiras, porta-moedas, nécessaires e tantos outros acessórios. 

Há ainda, aquelas pessoas que utilizam a costura criativa para desenvolver brinquedos ou artigos decorativos. Tudo dependerá do seu gosto e, claro, da criatividade. 

Dito isto, podemos dizer que essa alternativa é muito mais ampla, fazendo parte de uma categoria dentro do próprio artesanato. Nela, você poderá usufruir de inúmeros materiais e técnicas, a fim de obter o efeito desejado com a sua criação.

Nessa opção, as peças voltadas para o vestuário também podem ser desenvolvidas, combinando cores com diferentes estampas e tecidos variados. 

Informação bônus

Seja como for, é sempre bom mencionar que, tanto o patchwork quanto a costura criativa são opções de artesanato que exigem do indivíduo um conhecimento básico em costura e em acabamentos. 

Com isso, antes de começar a desenvolver os seus projetos, é interessante conhecer as informações principais sobre tecidos, técnicas de costura e, até mesmo, das ferramentas que devem ser usadas ao longo do processo. Não se esqueça!

E aí, depois dessa leitura completa, você gostou de conhecer a diferença entre o patchwork e a costura criativa? Esperamos que sim! Agora, aproveite o momento para colocar todas essas ideias em ação e, quem sabe, desenvolver artigos incríveis, com as suas próprias mãos. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade