Como renegociar dívidas e limpar seu nome

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em abril 28, 2023

Quem vive com alguma dívida sabe o quanto a situação é angustiante em muitos momentos, principalmente pela restrição de nome, o famoso “nome-sujo”. Essa é uma situação comum e atinge muitas famílias brasileiras: em dezembro de 2022, existiam 70 milhões de brasileiros endividados, de acordo com dados do Serasa.

Por isso, renegociar dívidas é uma opção tão desejada pelas pessoas, uma vez que consegue diminuir o valor do que devem com a mudança de juros e facilitar o pagamento. 

Mas você sabe como funciona o processo de renegociação de dívidas? Entenda a seguir!

Como funciona a renegociação de dívidas

A renegociação de dívidas nada mais é do que uma opção oferecida pelas instituições financeiras para que seus clientes endividados consigam fazer o pagamento. O principal objetivo do banco é que aquele valor retorne para a instituição, mesmo que seja numa quantia menor ou com outros prazos de pagamento.

Do lado do cliente, a renegociação das dívidas é algo positivo, pois são feitas propostas de diminuição do valor e dos juros, além de novas facilidades de pagamento. Tudo isso poderia ser o que faltava para que a pessoa conseguisse sanar a dívida e limpar seu nome. 

De maneira geral, o nome-limpo é mais vantajoso para o mercado como um todo, pois permite que essa pessoa consuma mais e em diferentes setores, inclusive o bancário. 

Por isso, o processo de negociação de dívidas é visto como algo benéfico para ambas as partes envolvidas e é muito buscado pelas pessoas. 

Quem pode renegociar as dívidas?

Qualquer pessoa que possua dívidas em aberto e nome sujo pode tentar negociá-las com as instituições financeiras ou credores. Isso inclui tanto pessoas físicas como jurídicas, ou seja, tanto consumidores como empresas. 

No caso das pessoas físicas, é comum que as dívidas sejam relacionadas a empréstimos pessoais, cartões de crédito e financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo. 

É importante lembrar que a possibilidade de renegociar dívidas está sujeita à política de cada instituição financeira, e nem sempre será possível alcançar um acordo favorável para todos. 

Porém, é bastante comum que as instituições financeiras e o próprio governo organizem mutirões de pagamentos, para que seja possível para quem está devendo “limpar seu nome” e conseguir participar mais ativamente da economia. 

Como renegociar suas dívidas

Se você está com alguma dívida em aberto e seu nome está com restrição (nome sujo), você pode entrar em contato com a instituição financeira e solicitar uma possibilidade de renegociação da dívida. 

Vale considerar o tempo que essa dívida está aberta. Se for uma dívida recente, nem sempre a renegociação será tão benéfica, pois o valor gerado pelos juros ainda é pequeno. Mesmo assim, se estiver em condições de pagar a dívida, vale a pena procurar como fazer. 

Quando a dívida está em um valor muito alto, as próprias instituições financeiras costumam procurar o devedor e oferecer uma renegociação. Uma dica nesses casos é se preparar financeiramente para isso. 

Assim você economiza algum valor para conseguir economizar e juntar dinheiro para sanar uma parte e dividir o restante, por exemplo, facilitando o pagamento. 

A importância da educação financeira

A falta de conhecimento em educação financeira nem sempre é o maior motivo para o endividamento. Porém, é um dos fatores que pode piorar a situação de uma pessoa. 

Por isso, em mutirões de renegociação e também em programas de instituições, como Serasa e Consumidor.gov, por exemplo, além da possibilidade de acabar com as dívidas, você também consegue ter mais informações para que isso não aconteça novamente. 

Aprimorar as capacidades de controle e organização financeira é algo muito importante para quem precisa lidar com grandes gastos, contas e dívidas. Então, além de buscar a renegociação, é interessante encontrar maneiras de ter um controle maior sobre os gastos. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade