Se você deseja renovar o visual do seu lar, saiba que a hora é agora. Neste conteúdo, te ensinamos como pintar a área externa de um jeito prático e eficiente
Muitas vezes, uma simples pintura já é suficiente para que o nosso lar fique completamente repaginado. Aliás, isso também é válido para as áreas externas, sabia? Constantemente expostas aos fenômenos naturais, essas estruturas necessitam, periodicamente, de um cuidado especial para se manterem bonitas e transmitirem uma impressão de cuidado aos demais moradores do bairro.
No entanto, na hora de “colocar a mão na massa”, muitas pessoas ficam em dúvida, sem saber por onde começar. Aqui já adiantamos: realizar esse processo não é difícil, mas requer alguns pontos de cuidado. Entre eles, escolher as melhores tintas, ficar de olho nas variações climáticas e, até mesmo, preparar a superfície para essa mudança.
Pensando nisso, e para te ajudar a realizar essa missão com tranquilidade, listamos quais são esses pontos de atenção. A seguir, confira as nossas dicas e deixe o seu imóvel impecável.
Observe o clima da semana
Você há de concordar: não há nada mais frustrante do que realizar a pintura de uma parede externa e, no fim das contas, ver o seu trabalho indo por água abaixo porque começou a chover.
Portanto, para evitar que isso ocorra, a solução é sempre ficar de olho na meteorologia. Em geral, existem certos períodos do ano em que o clima está mais seco — estes são os melhores para colocar em prática essa tarefa.
Assim, evite aquelas temporadas de chuva, como o verão, já que tais estações podem estragar toda a pintura. Em vez disso, os meses de outono e inverno são excelentes e te ajudarão a conquistar um resultado muito mais satisfatório. Combinado?
Prepare a superfície para receber a pintura
Outro detalhe que não deve ser descartado ao pintar a parede de uma área externa diz respeito ao preparo da superfície. Isso mesmo! Antes de iniciar qualquer atividade, é necessário observar as condições da estrutura.
Locais que apresentam rachaduras, sujeiras ou, em alguns casos, até infiltrações podem acabar prejudicando o resultado da sua pintura. Por essas e outras, a indicação é corrigir esses defeitos assim que possível.
Em alguns cenários, a dica é lixar a parede e, em seguida, aplicar o chamado fundo preparador — um produto específico, responsável por preparar a base e deixá-la pronta para receber a tinta.
Invista na melhor tinta
Por último, e não menos importante, lembre-se de escolher corretamente a tinta que será utilizada em sua pintura de área externa. O motivo? Para essas áreas, o ideal é recorrer aos produtos resistentes ao mofo, à umidade, à maresia e, inclusive, aos desbotamentos em geral.
Além disso, há a possibilidade de recorrer aos componentes que tenham diferentes tipos de acabamento, como o fosco, o acetinado e até o semibrilho. A cor, no entanto, fica a critério “do freguês”. Hoje em dia, não faltam opções incríveis e excelentes para realçar os pontos positivos de um imóvel.
Do clássico branco e off-white, até as versões mais marcantes de magenta ou de azul royal, qualquer alternativa é muito bem-vinda. Tudo dependerá do gosto dos moradores!
Viu só? Com essas dicas ficará muito mais fácil pintar a área externa da sua casa. Lembre-se ainda de que essas dicas são extremamente importantes, ainda mais se a ideia é preparar o imóvel para venda ou locação.
Agora que você já está por dentro do assunto, não deixe de colocar as nossas recomendações em ação!
Deixe um comentário