Como pedalar com segurança e conforto no frio?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em novembro 27, 2023

Apesar de ser uma experiência muito agradável, para desafiar o frio do inverno você precisa escolher as roupas certas e tomar determinados cuidados

Os apaixonados por pedalar se sentem à vontade para fazer isso em qualquer época do ano. Seja no calor do verão, seja nas temperaturas mais baixas do inverno, o que vale é se exercitar.

Quando as temperaturas caem, é preciso dar atenção a alguns fatores. Sim, é provável que você sue enquanto pedala, mas não deve abrir mão das roupas para ciclistas certas e indicadas para o frio. Confira outros cuidados para pedalar com segurança e conforto:

Use uma jaqueta corta-vento

A jaqueta corta-vento é a melhor aliada dos ciclistas. Conforme você pedala, mesmo que a temperatura não esteja tão baixa, é natural lidar com o vento. Se optar por uma jaqueta normal, você vai sentir frio. 

Ou pode não lidar com essa questão, mas arrisca sua saúde, afinal, seu corpo está quente e a temperatura externa está baixa. Se possível, vale investir nos modelos com capuz.

Mais camadas finas

Não adianta colocar pouca roupa, a não ser que você queira passar frio. Ainda assim, exagerar nas peças e investir em um casacão ou jaqueta pesada não é uma boa ideia, já que isso trava os seus movimentos.

O truque, até para ir adaptando o corpo à temperatura, é investir em várias camadas finas. Opte por peças leves e finas, próprias para a prática de exercícios físicos. Meia de compressão e calças para ciclismo são itens que não podem faltar no guarda-roupa.

Deixe os pés bem aquecidos

Os pés são a primeira região do corpo a ficar gelada, por isso, se você não protegê-los corretamente, não importa a quantidade de roupas, sentirá frio. Escolha uma boa meia, ideal para se exercitar, que permita que você transpire, mas não fique molhada.

Quanto ao tênis, é indicado investir em modelos impermeáveis. Assim, caso pegue chuva, mesmo que leve, enquanto pedala, os pés permanecem secos. Você não passa frio, evita micoses e até mesmo um resfriado.

Cabeça e pescoço precisam de proteção

A cabeça também perde bastante calor, então, é preciso protegê-la. Além do capacete, invista em uma touca ou um boné de ciclismo. Para o pescoço, nada de cachecóis, pois você pode se enroscar e se atrapalhar enquanto controla o guidão.

O ideal é investir em blusas de gola alta, mas nada que aperte demais a região do pescoço ou que seja muito quente. A camiseta de ciclismo com gola mais alta é uma ótima escolha.

Opte por rotas seguras

Quem pedala na rua deve fugir de regiões muito movimentadas. Nada de pedalar nas ruas, aposte nas ciclovias ou, se não tiver essa opção, nas ruas mais tranquilas, sem muitos carros.

Também é interessante pedalar em caminhos com menos sombra, assim o sol te ajuda a se manter aquecido e não fica aquela mudança de temperatura para muito frio e levemente frio.

Faça um bom aquecimento

Nada de vestir a roupa e já subir na bicicleta, seu corpo precisa de preparo para a atividade física. Sem contar que no inverno a chance de uma lesão é mais alta, caso você pule o aquecimento.

Portanto, dedique alguns minutos para esticar braços, pernas e preparar os músculos para a pedalada. Não importa o horário do seu exercício, você deve se aquecer sempre.

Não se esqueça da água

No verão é fácil lembrar da hidratação, mas quando as temperaturas caem, a água acaba ficando de lado. De qualquer forma, você está se exercitando e vai suar, talvez menos do que em um dia quente, mas há perda de líquidos pelo suor.

Com isso, separe sua fiel garrafinha e leve para a pedalada. Tem dificuldade de tomar líquidos no inverno? Experimente as águas saborizadas ou leve sucos naturais na garrafa.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade