Entenda qual a importância de garantir uma boa recuperação pós-treino e como fazer isso
Para quem pratica esportes, ter uma rotina de treinos é essencial, mas a recuperação pós-treino também é muito importante para diminuir o risco de lesões e dores pela prática intensa, além de ajudar a preparar o corpo para a próxima carga.
A recuperação muscular vai auxiliar as células a voltarem ao seu estado normal, a regenerarem o tecido e a recarregarem as energias. Nesse período, os músculos se desenvolvem, ficam preparados para o próximo treino e aumentam de tamanho.
Para ter uma boa recuperação, a pessoa precisa descansar, ter um período de relaxamento, dormir bem e ingerir bastante água. Além de usar acessórios que ajudam na renovação, como o chinelo tipo nuvem, adotado pelos atletas para melhorar o conforto e a recuperação pós-treino.
7 dicas para acelerar o processo de recuperação pós-treino
Durante a prática intensa de exercício físico, o nosso corpo é submetido ao estresse, em que são geradas substâncias pró-inflamatórias e maior esforço de algumas estruturas, como do sistema cardiorrespiratório e dos estoques de energia. A recuperação é tão importante quanto o treino.
- Alimentação
Quem faz atividade física precisa cuidar também da alimentação e uma das regras de ouro é consumir fontes de carboidratos depois do exercício para repor a energia usada.
Além disso, as proteínas são importantes e devem, inclusive, ser incluídas na dieta pós-treino. O corpo vai absorver a proteína com mais rapidez, o que vai facilitar o processo de recuperação das fibras musculares.
Durante a semana, diversifique a sua alimentação, com várias fontes de nutrientes e um prato mais colorido, para que seu corpo tenha todas as matérias-primas necessárias para ter um bom funcionamento. Por fim, evitar alimentos gordurosos e bebidas gaseificadas antes dos exercícios vai ajudar a potencializar o treino.
- Hidratação
A hidratação auxilia o corpo a funcionar melhor, a fazer o transporte e a absorção adequada de nutrientes, a eliminar os resíduos e também ajuda na circulação do sangue e em outros processos fisiológicos.
Durante o exercício físico intenso, o corpo perde bastante água pelo suor e é mais fácil ficar desidratado. Por isso, repor a água, bebendo em média de 2 a 3 litros por dia, principalmente quando você apresentar sintomas de desidratação, é supernecessário.
- Sono de qualidade e regular
O sono é fundamental para a recuperação muscular, especialmente o sono mais profundo, também chamado REM, momento em que ocorre a liberação de hormônios e outras substâncias importantes para o processo de restauração.
Crie um ambiente adequado para isso, com o mínimo de luminosidade possível, silêncio e pratique a higiene do sono, evitando mexer no celular antes de dormir ou se distrair com outros eletrônicos no quarto, como a televisão.
- Massagens
Elas são grandes aliadas no processo de soltar a musculatura, mas o uso deve ser pontual, já que não são indicadas como processo contínuo. Apesar de trazer alívio para as dores, elas aumentam o fluxo sanguíneo muscular e podem acabar mascarando outros problemas.
- Aplicar calor na região
A técnica pode ser feita por meio de compressas ou banheiras com água quente, o que ajuda na recuperação muscular, estimulando a vasodilatação e melhorando a absorção de nutrientes.
- Alongamentos
Os alongamentos são grandes aliados para evitar lesões e devem ser praticados diariamente, ao acordar e antes de dormir, para melhorar a saúde dos músculos como um todo, gerando impacto positivo ao longo do tempo. Ah, eles não devem ser efetuados antes dos exercícios físicos, como muitos pensam.
- Momentos de repouso
Saber a hora de descansar e dar pelo menos 24 horas de pausa para o corpo entre um treino e outro é fundamental para restabelecer os músculos. Muitos treinadores já montam o treino dessa forma, considerando que entre os grupos musculares precisa haver um descanso antes de ser forçado novamente, principalmente quando o objetivo principal é ganhar massa muscular.
Deixe um comentário