Como escolher a profissão mais adequada?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em abril 11, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Para os poucos sortudos, escolher uma carreira é algo natural, como se eles nascessem sabendo o que fazer e não tivessem dúvidas sobre isso. Mas essa não é a realidade para a grande maioria dos brasileiros. O que geralmente encontramos é dor e incerteza, seja na escolha de um curso universitário ou de uma carreira.

Muitas pessoas não conseguem tirar conclusões e acabam indo para a faculdade, ou não pensam muito nos cursos que escolhem. Também é comum encontrar profissionais que estão insatisfeitos com a carreira atual e não sabem se continuam investindo na carreira ou iniciam algo totalmente novo.

Com o objetivo de ajudar os indecisos a fazerem a melhor escolha, montamos aqui um artigo contendo algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor a sua carreira.

Vamos lá?

1. Aprenda sobre carreiras e carreiras

Sempre antes de escolher um curso, tente entendê-lo muito bem.

É divertido desfazer os mitos e descobrir como é realmente a profissão. Procure entender o que o profissional da área faz durante a sua rotina de trabalho, onde ele atua, qual é o mercado para aquela profissão, como é o currículo e muito mais.

Se você tem dúvida sobre qual carreira seguir, busque conhecer mais sobre, com o objetivo de facilitar a escolha daquela que mais combina com o seu perfil.

Como, por exemplo, se você deseja ser um profissional da saúde, você deverá ter um Curso de Primeiros Socorros no currículo.

2. Veja o mercado de trabalho

A carreira certa é aquela que ressoa com você e atende às suas expectativas. Entenda dois aspectos que devem ser considerados:

  • Autoconhecimento: Saber quem você é, suas preferências, competências, expectativa e habilidades.
  • Mercado de Trabalho: Analisar o mercado pode ajudá-lo a encontrar o caminho para o sucesso na carreira escolhida.

3. Busque conversar com profissionais da área

Busque sempre conversar com um profissional capacitado para entender a parte prática. Por exemplo, se você quer estudar medicina, visite clínicas, UBS e hospitais, observe as rotinas dos profissionais.

Na hora de escolher uma especialidade, tenha em mente que todas elas têm lados positivos e negativos: a medicina pode ser uma bela profissão que salva vidas e cura doenças, mas exige muito esforço e sacrifício do profissional, que estuda por vários anos. Escolher a carreira certa depende em grande parte do estilo de vida que você deseja viver.

4. Reflita sobre si mesmo

Sempre antes de começar a pensar sobre a carreira que você deve escolher, pense em quem você é. Pode parecer banal, mas quando tentamos nos definir como profissionais, muitas vezes nos esquecemos de nossos objetivos pessoais.

Então, comece refletindo sobre a sua personalidade, sobre o que você gosta, suas habilidades, seus interesses e os seus valores.

5. Analise o que você gosta

Faça uma lista de coisas que te deixam feliz e liste tudo: atividades que você gosta de fazer com os amigos no seu tempo livre, assuntos favoritos na escola, filmes e livros que chamaram sua atenção, quão importante é a estabilidade financeira é para a sua vida.

6. Entenda as suas qualidades

É fundamental sempre identificar quais são as suas habilidades e qual profissão que se encaixa nisso. Pense em suas ações em atividades cotidianas, como organizar festas. Você é prático e estratégico, planejando e cuidando do que tem que ser comprado e preparado? Ou você acha que é mais atraente e motivador para a turma assistir? As situações cotidianas muitas vezes mostram nossas habilidades!

Peça ajuda aos amigos pedindo que eles o descrevam e reflitam sobre as características observadas para delinear seu perfil.

7. Escolha sua carreira com calma

Sempre tenha em mente que a escolha da carreira certa é uma decisão que precisa ser tomada com bastante calma. Ao preencher um formulário de vestibular, não é divertido deixar para a última hora, sempre pense com cuidado. Claro, nada dura para sempre, e nem a escolha profissional.

Há muitas pessoas que trabalham em uma indústria por anos e depois desistem de tudo para começar uma nova carreira.

De qualquer forma, você pode mudar de carreira dentro de um futuro, jamais perca tempo em um curso que você não gosta. Portanto, tenha cuidado ao escolher um curso, como, por exemplo: você é um enfermeiro e sempre trabalhou no hospital, e agora decidiu trabalhar em uma geriatria, por conta disso, invista em um Curso de Cuidador de Idosos e comece a trabalhar na área pretendida.

8. Conheça suas áreas de interesse profissionais e pessoais

O autoconhecimento é uma das chaves para o sucesso, e escolher a carreira certa não é exceção. Tente se conhecer, tente listar seus principais interesses, talentos e fraquezas.

Faça uma lista de atividades que você gosta de fazer em seu tempo livre, seus gêneros favoritos de filmes, tópicos sobre os quais você gosta de falar e seus principais pontos fortes. Faça também uma lista do que você gosta de fazer, do que você não gosta de fazer, situações que lhe deixam desconfortável e quais são suas principais áreas de melhoria.

9. Trabalho de pesquisa em um mercado crescente e saturado

Pode ser muito útil fazer uma pesquisa de mercado para descobrir quais são as profissões que estão se saturando e quais podem estar em ascensão. No entanto, tenha em mente que o mercado pode mudar depois de se formar. Além disso, as escolhas não devem ser feitas apenas com base nas oportunidades de trabalho. Esse pode ser outro fator a ser analisado em tempos de indecisão, mas é só isso.

10. Faça uma lista de vantagens e de desvantagens

O recurso de lista “antiquado” é novamente muito útil. Faça uma lista dos pontos fortes e fracos de cada carreira e compare essa lista com a lista que você criou sobre suas prioridades. Assim, você poderá escolher uma carreira que melhor se adapte ao seu estilo de vida. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Você vai gostar também:

<a></a><strong>Por que as imagens são importantes no marketing digital?</strong>

Por que as imagens são importantes no marketing digital?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.