Cachorro ou gato, qual o mais fácil de cuidar?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em maio 13, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

A decisão de escolher um cachorro ou um gato é algo muito complicado, porém de um modo geral, os cães exigem sempre uma maior atenção enquanto os gatos são mais independentes.

Porém, se você deseja ter momentos de mimos com seu animal de estimação, talvez a melhor opção seja um cachorro.

Um estudo do Departamento de Saúde dos EUA mostrou que a posse de animais de estimação aumenta a probabilidade de um ataque cardíaco, enquanto um estudo do Reino Unido mostrou que os donos de animais lidam melhor com o estresse e a perda do que os não donos.

Então, ter um animal de estimação é uma excelente forma de ter alguns mimos inesperados.

Em Portugal, os animais de companhia mais populares são cães e gatos, segundo um estudo da GFK. Estima-se que 37% dos lares em Portugal tenham cães ou gatos.

Cães e gatos têm necessidades e características diferentes, portanto, as decisões serão influenciadas por seus estilos de vida e preferências. Não é tanto um “cão vs gato”, mas sim qual animal é melhor para o seu estilo de vida, levando em consideração seu nível de atividade, espaço em sua casa, se você tem filhos e a quantidade de tempo que você pode dispor do bicho de estimação.

Afetuoso ou independente? Ativo ou preguiçoso? Impertinente ou fofo? Não estamos falando de cães ou gatos, estamos falando de você!

Adotar um animal é inútil se você ainda não conhece ou sabe quais características procura em um amigo. Além das perguntas acima, é fundamental que você considere:

·         Você tem que cuidar do tempo dele

·         Espaço disponível para animais de estimação

·         Alguma alergia

·         Você terá que investir dinheiro em veterinários, medicamentos, vacinas, alimentos, brinquedos, banheiros, etc.

·         Como os animais de estimação se encaixam em seus planos de viajar, mudar, casar e ter filhos.

Não se esqueça que este animal de estimação só pode contar consigo para ser feliz. Este compromisso é pela vida de um animal de estimação, uma escolha responsável.

Diferenças entre cachorros e gatos

Segundo os Cursos Online da área veterinária, os cães são brincalhões, carinhosos, dependentes dos donos e totalmente leais.

Quanto aos gatos eles são alvo de muito preconceito porque muitas pessoas pensam que são traiçoeiros, não se importam com seus donos, ou mesmo malvados, sendo tudo isso um engano.

Os gatos são animais muito independentes com suas próprias personalidades, mas se apegam a seus donos, amam companhia e brincam como cães, apenas de outras maneiras. O melhor dos gatos é que eles são mais fáceis de cuidar: não precisam andar, são solitários e saem da sua mãe para fazer o que precisam. Por outro lado, se você não ensiná-los a usar um raspador, eles perderão mais pelos e poderão arranhar suas coisas.

Adotar um cachorro

Filhotes são criaturas fascinantes e mágicas. Eles são divertidos e fofos, mas não me entenda mal: um filhote precisa de muito trabalho. Seu filhote precisa de treinamento para saber o que você deseja dele, além de exercício e brincadeiras para usar toda a sua energia e permitir que seu corpo se desenvolva de forma adequada.

É importante para ele socializar com pessoas e animais diferentes para que ele possa se sentir seguro e confortável neste mundo e não ter problemas comportamentais.

Assim que ele começar a crescer, ele vai começar a querer morder, fazer bagunça e estragar a casa toda, se você deseja que o seu cão seja treinado, você deve procurar um bom adestrador ou fazer um Curso Online com Certificado da área da adestração.

Os cachorrinhos ficam irritantes na velocidade da luz, e aquela bolinha dócil e peluda se transforma em um mini furacão.

A puberdade em filhotes começa aos 6 meses de idade. Cães pequenos tendem a amadurecer mais rápido do que cães maiores. No entanto, todos os filhotes são mental e emocionalmente imaturos até os 2 ou 3 anos de idade. Por conta disso, eles devem ter treinado, devem fazer exercícios e ter uma socialização com outros animais.

Uma dica muito legal: se este é seu primeiro cão, ou se você não tem tempo para treinar, exercitar ou até de socializar o filhote, adotar um cão adulto pode ser sua excelente aposta. Quando você opta por adotar um cão que seja mais adulto, ele já terá uma determinada personalidade e será mais maduro do que um filhote. Porém, cães em abrigos ou alojamentos temporários podem não mostrar totalmente suas personalidades imediatamente.

Se você acha que cães adultos não vão se relacionar com você, saiba que você está totalmente errado! Muitos cães estão abertos a novos relacionamentos e têm muito espaço em seus corações. Alguns cães até esquecem os abusos do passado e começam suas vidas de novo, o que é delicioso.

Cuidar dos idosos? O cão sénior é muito adaptável, mas dê-lhe tempo para se adaptar à sua nova casa. Depois de adotar um animal de estimação idoso, você saberá que é uma das coisas mais bonitas que já fez, e ele a devolverá com amor e dedicação.

Adotar gatos

Antes de ir ao abrigo para adotar um gato, considere sempre quais são as suas expectativas e necessidades. Se você deseja trabalhar, não é recomendado adotar gatinhos ou adolescentes, pois os adultos precisam gastar menos energia.

Se você é novo com gatos, fique longe daqueles que são muito tímidos ou agressivos, pois podem lhe desafiar e estragar a sua primeira experiência.

Busque sempre adotar um gato que seja amigável que ronrone e retribua seu amor quando você o acariciar.

Assim como os cães, tanto os gatos adultos quanto os gatos mais velhos têm personalidades bem desenvolvidas, então você saberá compreender o temperamento do gato, quando o gato ainda é bebê o seu temperamento será uma caixa surpresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.