O mercado pode se munir de dinâmicas cada vez mais inovadoras do ponto de vista dos avanços das tecnologias digitais. Contudo, algumas ferramentas e técnicas não mudam, e esse é o caso do briefing.

Desde os primórdios do marketing, esse tipo de documento é utilizado para a formulação estratégica dos caminhos que devem ser tomados por uma empresa.
É a partir dele que grandes estratégias são colocadas em prática e, portanto, é fundamental que ele seja bem estruturado.
Essa perspectiva precisa nortear qualquer empresa que deseja se estabelecer em seu mercado de atuação.
Isso se dá, sobretudo, porque é só a partir do briefing que pode haver uma centralização de objetivos e características da empresa.
Não existe a possibilidade de haver uma aplicação estratégica por parte de uma equipe sem que todos estejam falando a mesma língua.
Dessa forma, o briefing serve como uma unificação da comunicação em uma equipe de marketing.
Se, porventura, uma empresa que presta o serviço de aplicação de chapa frisada galvanizada estiver começando a sua atuação no ambiente de marketing, é importante que esses elementos estejam bem esclarecidos.
Ou seja, um breve histórico da empresa, quais são as suas intenções no mercado e algumas outras informações precisam estar presentes de forma clara dentro do briefing.
Afinal, ele servirá como um material de consulta para toda a implementação de marketing que será feita.
É importante lembrar que, se a contratação for de uma agência, a criação de um briefing fica ainda mais urgente.
Uma coisa é estar nas instâncias internas da empresa vivendo o dia a dia e observando as suas dinâmicas.
Outra, bem diferente, é começar uma estratégia sem nenhuma informação prévia sobre aquele produto ou serviço.
Supondo que uma empresa de cortina rolo com guia lateral contratou uma agência para efetuar uma implementação de seu site. É preciso que ela estruture uma série de informações que vão guiar aquela equipe para a resolução perfeita de seus problemas.
Por essas razões, é importante ressaltar algumas vantagens que podem ser obtidas a partir da consolidação de um bom briefing. São elas:
- Assertividades;
- Resolução de problemas;
- Unidade de ação;
- Política de resultados.
Esses são alguns aspectos fundamentais que podem ser obtidos a partir de uma confecção acertada de um briefing.
Diante disso, a assertividade do ponto de vista do cumprimento de algumas resoluções de problemas pode ser uma consequência imediata.
Se, porventura, uma empresa está com a imagem prejudicada por conta da emissão de contrato prestação de serviços manutenção ar condicionado de forma equivocada para seus clientes, é possível que o briefing norteie os pontos centrais a serem tratados.
Isso tudo garantirá, para toda a equipe, uma unidade de ação que será muito importante na hora de se cumprir com uma boa prática quanto a política de resultados.
O que é briefing?
Com base nas informações mais generalizadas sobre o tema, é preciso que algumas denominações sejam feitas.
O briefing, nesse caso, é um documento que serve para nortear todos os pontos de uma estratégia de uma empresa.
A sua composição é feita a partir de informações sobre a empresa, sobre o mercado e o público-alvo.
No entanto, a partir da especificidade de cada marca e de objetivos diferentes, é possível que existam algumas adaptações nesse documento.
Uma empresa que faz colocação de divisórias, por exemplo, terá algumas especificidades sobre o seu serviço que outras não terão.
Por isso, é necessário que o briefing sempre seja composto em parceria com a gestão da empresa.
Por que fazer um briefing?
Por ser um documento que condensa todas as informações essenciais de uma empresa para que um objetivo seja cumprido, o briefing acaba sendo um elemento muito importante no sentido de centralizar uma estratégia.
Nesse sentido, é importante pormenorizar ainda mais os porquês de se apostar em um briefing bem-feito.
Direcionamento
Quanto mais objetivas forem as informações pertencentes ao briefing, mais direcionada estará uma equipe.
Se, porventura, um escritório de arquitetura que faz projeto arquitetônico de supermercado estiver querendo se colocar para um público maior, é possível que isso seja identificado no briefing.
Diante das informações precisas, será possível que a equipe de marketing, por exemplo, aposte em um marketing de conteúdo para fortalecer a marca frente ao público.
Essa especificidade do contato B2B para o B2C só será possível a partir da análise do briefing.
Planejamento
O briefing, também, tem a grande capacidade de ser um documento que permite insights para novos planejamentos.
Uma empresa que faz o aluguel de sala reunião pequena pode estar tentando se inserir no ambiente digital de forma ineficaz.
Esse é o momento que, a partir da análise do briefing, será possível compreender qual é o caminho que deve ser tomado.
A criação de um blog de negócios, nesse sentido, pode movimentar boa parte de usuários e, a partir disso, consolidar a imagem da empresa para o seu público.
Ação
Esse é um dos pontos mais importantes que um briefing pode propiciar para uma equipe, uma vez que, a partir dele, é possível reconhecer quais são os pontos centrais da ação de marketing.
É impossível que haja uma estratégia bem sucedida sem que se tenha uma unidade de ação.
Se um fornecedor de uniforme para atendente de restaurante estiver tentando se consolidar dentro de um mercado regional específico, é preciso que a equipe inteira entenda as dinâmicas daquele negócio.
Isso será possível através do detalhamento que o briefing pode dar sobre essas questões e nortear a ação daqueles entes.
Passos para o briefing
Com os benefícios de um bom briefing em mente, é possível entender quais são os pontos centrais para a sua confecção.
Produto e serviço
Reconhecer quais são os pontos centrais referentes ao produto ou ao serviço de uma empresa é fundamental para que isso seja expressado textualmente no briefing.
Ou seja, esse é o ponto em que todas as informações sobre a oferta daquela empresa serão colocadas em pauta.
Por exemplo, se um fornecedor de kits de sacada tiver um grande mix de produtos, é necessário que eles sejam descritos aqui e ranqueados em nível de importância.
Target
Esse elemento diz respeito à definição do público-alvo que será destinada a comunicação daquela estratégia.
Nesse sentido, os pontos a serem tratados serão os seus aspectos demográficos, psicológicos e sociais.
Por isso, esse ponto vai servir de base para a determinação das linguagens utilizadas na campanha.
Concorrência
O reconhecimento da concorrência é um fator fundamental para compreender quais papéis que a empresa pode exercer dentro daquele mercado.
Analisar quais são os seus principais pontos estratégicos, quem são os principais entes daquele mercado e, sobretudo qual o seu impacto no público-alvo é fundamental.
Objetivos
A definição de objetivos é essencial para comunicar a equipe de marketing quais serão os rumos a serem tomados.
Entender se a perspectiva é de aumento de vendas ou, por exemplo, conversão de leads pode determinar quais serão as estratégias a serem adotadas.
Se, porventura, uma empresa estiver enfrentando dificuldades em ser reconhecida pelo seu público, é possível apostar em links patrocinados.
No entanto, se o público tem comprado cada vez menos em seu site, é provável que esse seja o caso da contratação de um UX designer para otimizar a página.
Ou seja, para cada objetivo, existe um conteúdo teórico que vai nortear uma estratégia diferente.
Considerações finais
É certo que o briefing é uma das ferramentas mais importantes da história do marketing. Não por menos que ele ainda é um dos pilares fundamentais desse mercado.
No entanto, não basta afirmar a sua importância sem que se compreenda as suas vantagens.
Um bom briefing é capaz de nortear uma equipe em todos os seus aspectos e levá-las rumo aos objetivos que a empresa espera.
Por isso, é preciso que ele direcione o planejamento de tal forma que seja possível obter uma unidade de ação.
Afinal de contas, é impossível fazer uma implementação estratégica sem que toda a equipe comungue dos mesmos horizontes estratégicos.
Por conta disso, é importante que alguns passos sejam dados na constituição de um bom briefing.
Entender, por exemplo, qual é o tipo de produto ou serviço que aquela empresa oferece é, acima de tudo, transcrevê-los de forma fidedigna para que a equipe consiga compreender todos os pormenores daquela oferta.
Depois de definir o produto ou serviço é preciso criar formas de reconhecer qual é o público-alvo daquela empresa, esse é um passo primordial.
Além disso, a concorrência se torna um fator preponderante para que se compreenda quais serão os próximos dados a serem dados.
Com base em todos os itens citados acima, é preciso que os objetivos sejam definidos de forma precisa e coerente para que assim seja possível efetuar a implementação de uma boa estratégia de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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