Automação de marketing para aumentar as vendas

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por karine.menezes
em agosto 31, 2023

Aumentar as vendas é o objetivo de qualquer negócio, independentemente de seu segmento de atuação, e para alcançar esse objetivo, um dos melhores recursos é a automação de marketing.

Trata-se de automatizar as tarefas de divulgação dos produtos e serviços por meio de um software. Com ele, os processos seguem uma linguagem em comum que melhora o relacionamento com os potenciais clientes e as vendas.

Esses recursos analisam e monitoram as informações sobre o comportamento do consumidor e ainda trazem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as preferências e interações do potencial cliente.

Com isso, a companhia descobre a melhor maneira e o momento mais adequado de fazer uma oferta. Quanto mais conhecimento a marca tiver sobre seu potencial cliente, mais ferramentas o vendedor terá para falar com as pessoas.

É por isso que as ferramentas de automação geram valor para os negócios, e podem realizar diversas tarefas, como criar uma landing page, gerenciar os conteúdos, automatizar o envio de e-mail e configurar o fluxo de nutrição.

Este artigo vai explicar como a automação de marketing aumenta as vendas, porque a estratégia é eficaz, quais são as melhores práticas, onde pode ser efetivamente aplicada e mostrar alguns exemplos de sucesso.

Como a automação de marketing aumenta as vendas?

A automação de marketing consegue aumentar as vendas porque aumenta a geração de leads. Quando a empresa constrói landing page, passa a atrair mais pessoas que vão consumir os conteúdos e isso aumenta o número de potenciais clientes.

Existem softwares de automação de marketing que ajudam a gerar leads qualificados, visto que identificam as fases da jornada de compra. Eles também automatizam as ações de marketing de maneira personalizada, considerando o perfil do lead.

Assim como uma vitrine refrigerada sob medida ajuda a destacar os produtos no estabelecimento, a automação de marketing faz a divulgação das soluções de maneira personalizada e isso aumenta as vendas.

O aumento das vendas não é mera consequência de gerar mais leads, mas é proveniente da qualidade desses potenciais clientes.

São consumidores que passaram por um processo de nutrição personalizado e compatível com seu perfil e necessidades.

Além do mais, as informações mostradas pelo sistema de automação de marketing ajudam a estabelecer um relacionamento mais próximo com o consumidor.

As empresas precisam simplificar seus processos, e por meio da automação de marketing e vendas, não precisam interagir tanto com os leads para fechar negócio. Em outras palavras, todo esse processo é muito mais rápido.

Os recursos utilizados também conseguem interagir com uma quantidade maior de pessoas, por meio de ações mais efetivas. Como resultado, somente os leads qualificados serão abordados pelos vendedores, reduzindo o custo de aquisição de clientes.

Por que a automação é eficaz?

Um fabricante de portão de alumínio branco pequeno consegue aumentar a eficácia das estratégias de vendas por meio da automação de marketing porque os vendedores passam a se concentrar em oportunidades de vendas viáveis.

Um dos recursos mais usados para identificar essas pessoas é o modelo de pontuação de clientes potenciais. O método determina a qualidade relativa de um cliente em comparação com outro lead.

Além disso, o processo envolve tecnologias que desenvolvem melhor cada etapa da jornada do consumidor, interpretando o ponto próximo o potencial cliente está de se decidir pela compra.

Existem plataformas que oferecem relatórios automatizados sobre o funil de vendas, identificando obstáculos e oportunidades, e com a ajuda dessas tecnologias, fica mais fácil oferecer conteúdo relevante para os leads.

Por meio da automação, fica muito mais fácil conectar os processos de vendas e marketing, otimizar a eficiência e facilitar a transferência de dados. É uma integração de informações transacionais, demográficas e comportamentais em tempo real.

No caso de um supermercado, isso traz uma visão completa sobre as preferências do cliente, e com isso fica mais fácil escolher o tipo de etiqueta para gondola de supermercado que deve usar, entre outras práticas.

Melhores estratégias de automação

Existem algumas estratégias de automação de marketing que são mais eficazes para aumentar as vendas, e entre as principais estão:

Disparos de e-mail

O e-mail é um canal valioso para qualquer empresa porque ajuda a estabelecer uma comunicação mais próxima e direta com clientes e potenciais clientes. Por meio dele, a empresa consegue melhorar sua própria imagem e promover suas soluções.

Com a ajuda de uma ferramenta de automação, é possível enviar mensagens de boas-vindas, lembretes e newsletter.

Follow-up de compra

A automação também pode ser utilizada para acompanhar o cliente depois que ele realiza uma compra. O feedback é algo muito valioso para saber quais são os pontos de melhoria e quais são as perspectivas dos compradores.

A organização pode enviar um e-mail logo após a compra para obter informações e ouvir os clientes. Para melhorar ainda mais esse processo, um especialista em caldeiraria básica pode incluir elementos interativos na mensagem.

Promoções e descontos

Divulgar promoções e descontos nas redes sociais ou enviá-las por e-mail é uma das melhores estratégias de marketing.

Elas podem ser colocadas em prática em épocas específicas, como Black Friday, Natal e outras datas que justificam descontos personalizados.

Recomendações de produtos

Depois que uma pessoa realiza uma compra no site, a empresa passa a ter outras informações sobre esse contato. Com base nelas, é possível automatizar o envio de recomendações de produtos personalizadas.

Isso é feito com base em informações individuais, comportamento de cada contato e compras anteriores.

Onde a automação é efetivamente aplicada?

Para realmente aumentar as vendas, a automação de marketing deve ser efetivamente aplicada. Uma das opções é a navegação dos usuários no site, pois por meio de algumas configurações técnicas, a empresa consegue analisar as páginas visitadas.

No caso de um fabricante de tela para viveiro de plantas, é uma forma de compreender os dados comportamentais e criar fluxos de acordo com aquilo que foi acessado.

Envios com base na interação podem aumentar as vendas, principalmente se a organização quiser incluir um desconto especial, pois pode ser que o incentivo seja aquilo que falta para conquistar um cliente novo.

O conteúdo precisa contar com informações relacionadas à interação do contato com o site e ser produzido de maneira personalizada, ou seja, considerando os interesses do destinatário.

Outra possibilidade é automatizar o carrinho abandonado, tendo em vista que 3/4 dos consumidores que demonstraram interesse em comprar um produto ou serviço acabaram saindo do site sem finalizar a compra.

Uma marca de mochila personalizada aniversário também pode usar a automação no WhatsApp. O recurso ajuda a direcionar leads e clientes que preencheram o formulário de contato para uma conversa direta no aplicativo.

Com isso, a equipe de vendas terá contato direto apenas com pessoas que realmente demonstraram interesse pelas soluções.

Exemplos de sucesso

Existem alguns exemplos de sucesso quanto ao uso de automação de marketing para aumentar as vendas. São eles:

  • Recomendações de produtos;
  • Campanhas personalizadas;
  • Lead scoring;
  • Nutrição de leads.

Depois que o cliente faz uma compra, a empresa tem informações relevantes sobre ele, e com base nelas, é possível fazer recomendações personalizadas automaticamente.

Outra possibilidade é criar campanhas personalizadas, pois assim como a empresa precisa determinar seu nicho de atuação, também precisa segmentar os contatos para trabalhar o e-mail marketing.

Ao implementar uma ferramenta de segmentação e automação da lista de contatos, fica mais fácil criar campanhas personalizadas para cada potencial cliente.

Uma fachada loja comercial pode ser elaborada de acordo com as preferências do público-alvo, para que o negócio seja mais atrativo. Da mesma forma, deve fazer esse estudo para aumentar as possibilidades de conversão.

Com a ferramenta certa, a companhia consegue criar campanhas de e-mail mais eficazes e classificar os inscritos de acordo com o nível de engajamento, gênero, idade, localização, entre outras possibilidades.

Outro exemplo de automação está relacionado ao gerenciamento de contatos. Conhecido como lead scoring, o recurso oferece uma pontuação para cada contato, indicando o valor dele para o negócio, considerando as preferências comportamentais.

Para fazer isso, um fabricante de forro de pvc decorado para teto pode usar uma ferramenta CRM e concentrar seus esforços nos leads mais valiosos.

Além disso, existem recursos que ajudam a fazer a nutrição dos potenciais clientes, por meio de um contato frequente que agiliza e automatiza as conversões.

O negócio cria um fluxo de nutrição que vai aquecer o consumidor até que esteja pronto para comprar.

Considerações finais

Aumentar as vendas é algo muito importante para qualquer empresa porque é quando ela vem de que consegue obter lucros.

Para atrair clientes, precisa investir em boas estratégias de marketing, e, para potencializar o alcance de suas ações, nada é melhor do que a automação.

A automação de marketing facilita os processos e permite que a organização consiga impactar as pessoas certas e nos momentos mais oportunos.

Com isso, a marca vai se aproximar de pessoas que realmente se interessam por seus produtos e serviços e aumentar suas vendas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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