Ar-condicionado: quais os parâmetros para garantir a saúde do seu pet 

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em novembro 27, 2023

Saiba os cuidados necessários na hora de escolher ter um ar-condicionado caso você tenha animais em casa

Já estamos começando a sentir como vai ser o próximo verão. As altas temperaturas estão chegando com tudo e nos dando uma pequena amostra do que promete ser o final do ano, com muito calor. Por isso, é importante se manter hidratado e tentar deixar a casa ventilada o máximo possível, seja ligando o ventilador ou usando o ar-condicionado para refrescar o ambiente. Porém, caso você tenha animais de estimação, fique ligado se eles estão com a saúde em dia, esses itens podem acabar sendo prejudiciais à saúde do animal.  

Os animais também acabam sofrendo com o calor, mas é importante saber se eles podem ficar em contato direto com o ar-condicionado. A refrigeração do ar é necessária, mas a saúde dos pets costuma ser muito mais frágil que a dos humanos, por isso alguns parâmetros devem ser seguidos para que nada afete a saúde do seu animal. Você pode ajudar a amenizar o calor de muitas formas, existem até mesmo tapetinhos gelados para refrescar os bichinhos nas altas temperaturas.

Confira abaixo alguns cuidados que são necessários caso você esteja pensando em instalar um ar-condicionado em casa, mas está preocupado com a saúde do seu pet. 

Ar-condicionado faz mal para os pets?

Quando se tem um ar-condicionado, o mais importante é garantir que ele esteja sendo usado da maneira certa, já que o aparelho pode sim ser uma ótima maneira de refrescar o seu animal nesse calor. O verão costuma ser uma época do ano bem complicada para os animais, principalmente para os cachorros. Assim como os humanos, eles também sentem o aumento da temperatura e tudo o que eles querem é um pouco de refresco. Por isso, é muito importante manter o pet hidratado, deixar o potinho de água sempre abastecido com água fresca e usar o ar-condicionado da maneira certa. 

Vale ressaltar que animais idosos devem ficar mais longe do ar-condicionado, porque eles são mais sensíveis e têm uma saúde mais vulnerável. Assim, use outros métodos para deixá-los mais confortáveis e com menos calor. Para garantir que o ar-condicionado não vai fazer mal ao seu pet tome alguns cuidados.

  • A temperatura do ar-condicionado não deve ser inferior a 22ºC e nem superior a 26ºC.
  • É importante manter o aparelho sempre limpo e higienizado.
  • Não deixe em hipótese alguma o animal na frente da saída de ar.
  • Fique atento caso o seu pet comece a ficar incomodado.

Outras maneiras de aliviar o calor nos pets 

O ar-condicionado é um superaliado para os dias quentes, porém existem outras maneiras de deixar o seu pet com menos calor durante o dia e a noite. O mais importante é garantir o bem-estar deles durante as ondas de calor. Confira as dicas.

  • Ofereça mais água e deixe o bebedouro ou potinho mais perto dele.
  • Prefira passeios em horários mais frescos, como início da manhã e final de tarde.
  • Na hora de passear, esteja sempre com uma garrafinha de água para hidratar o pet,
  • O verão costuma ser a época dos carrapatos, pulgas e outros parasitas, garanta a segurança do seu animal.
  • Tente oferecer um brinquedo ou tapete gelado para que ele possa se refrescar.

Não se esqueça de que esses pequenos cuidados devem ser feitos com todos os animais, principalmente em cachorros que são muito grandes e têm pelos mais grossos. Gatos costumam se adaptar bem ao calor, mas deixe o bebedouro sempre funcionando e com água fresca — eles adoram. O ar-condicionado é um grande aliado, mas não deve ser a única maneira de aliviar o calor do seu pet. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade