Alternativas sustentáveis e práticas de cuidados com cães e gatos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em junho 19, 2023

O cuidado com o meio ambiente é uma pauta que vem sendo debatida há algum tempo. Tão importante quanto a adoção de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade é o cuidado que cada um de nós empreende em nossas ações rotineiras, desde a limpeza da caixa de areia para gatos até as práticas de reciclagem.

Pouca gente sabe, mas as necessidades que os animais de estimação têm geram um impacto ambiental expressivo. Por essa razão, os tutores precisam estar atentos à adoção das melhores práticas de sustentabilidade no cuidado com os pets.

Aposte em brinquedos com maior durabilidade

Para manter a saúde física e mental dos bichinhos de estimação, sejam eles cães ou gatos, é indispensável empreender um hábito rotineiro na prática de atividades e brincadeiras.

Você pode levar o animal para passear ou brincar dentro do pátio, da casa ou do apartamento. Para ajudar nas brincadeiras, o mercado oferece uma série de opções de brinquedos e acessórios.

Ao adquirir essas opções, leve em consideração a qualidade e durabilidade do produto. Quanto mais durável, menor será a necessidade de descarte e substituição, gerando um impacto menor no meio ambiente. 

Crie brinquedos reutilizando materiais

Além de priorizar brinquedos de maior qualidade, outra dica interessante é investir na criatividade. Você pode criar brinquedos reutilizando materiais que têm em casa. Esse tipo de prática funciona muito bem com algumas espécies, como é o caso dos gatos.

O gato é um animal curioso por natureza e tem uma capacidade de caça altamente desenvolvida. Por isso, qualquer objeto seguro que aguce a curiosidade do felino já é uma ferramenta bacana para realizar as brincadeiras diárias.

As caixas de papelão são um exemplo interessante de brinquedo que reutiliza materiais, tem baixo custo e é uma diversão garantida para qualquer gato, independentemente de idade ou raça. 

Priorize marcas sustentáveis

Usar brinquedos e produtos alternativos não significa que você deve abrir mão dos produtos comprados em pet shop, pelo contrário, vale a pena investir em itens. No entanto, a dica é priorizar a qualidade.

Somado a isso, você também pode optar por adquirir produtos (inclusive alimentação e materiais de higiene) desenvolvidos por marcas que priorizam a sustentabilidade em seus processos produtivos.

Geralmente as embalagens dos produtos já trazem informações nesse sentido, mas, se você tiver dúvidas, poderá buscar dados sobre a política de sustentabilidade da marca no site oficial. 

Reutilize e recicle

Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos preceitos básicos da sustentabilidade. A reutilização, o consumo consciente e a reciclagem são três grandes hábitos que fazem toda a diferença para o meio ambiente.

Dentro da rotina, que inclui alimentação, brincadeiras e higiene do seu animalzinho, aplique a lógica de reutilização e da reciclagem sempre que viável.  

Rotina de higienização

Você já parou para analisar como é a rotina de higienização do seu animal de estimação? A troca do tapete higiênico e da areia da caixa ocorrem com qual frequência e de que maneira essa troca é feita?

Nas trocas de areia da caixa, por exemplo, o tutor não precisa fazer a substituição completa do material, podendo descartar apenas os resíduos sólidos e líquidos, realizando uma limpeza completa da caixa a cada dois, três ou quatro dias — essa frequência varia de acordo com os hábitos do animal e a quantidade de animais que você tem em casa. 

O tipo de produto utilizado, no caso da areia higiênica, também pode determinar a quantidade de limpezas necessárias. Avalie as necessidades do seu animal, as orientações do fabricante e as práticas mais adequadas para reduzir o impacto ambiental e a produção de lixo sem que isso afete a higiene adequada do bichano. 

Com pequenas mudanças, é possível promover benefícios que vão favorecer não só o meio ambiente como também o seu bolso. Por isso, reveja as práticas adotadas em sua casa e aposte em soluções que foquem na sustentabilidade e na promoção do bem-estar da comunidade como um todo.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade