A importância da integração de marketing digital e marketing tradicional

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mateus
em abril 26, 2023

O marketing é fundamental para o crescimento de uma empresa, afinal é através dele que as organizações conseguem ganhar espaço no mercado e anunciar os seus serviços e produtos para os seus consumidores.

Com o desenvolvimento da tecnologia e como consequência o aumento da acessibilidade e facilidade do uso de ferramentas de marketing digital, as empresas acabam deixando de lado estratégias e práticas do marketing tradicional.

Porém é importante entender que o marketing tradicional não é algo ruim ou até mesmo ultrapassado, pois seja para vender uma esteira transportadora ou roupas para cachorro, suas técnicas ainda são muito eficientes.

A única diferença é que agora eles podem ser combinados e aprimorados graças ao:

  • Advento da tecnologia;
  • Novas ferramentas;
  • Novas plataformas;
  • Novos recursos.

Essa junção garante que os resultados sejam ainda melhores, por isso se você trabalha com marketing ou possui uma empresa de cobertura de vidro, eletrônico ou até mesmo uma livraria e não sabe como unir o marketing digital ao tradicional, vamos te ajudar.

Continue lendo este texto e veja como isso é possível, conheça seus benefícios e a importância dessa técnica para o seu negócio.

Combinação entre marketing digital e tradicional

Graças ao advento da internet, estamos presenciando os avanços do marketing. Se antes existia apenas uma maneira de anunciar como comprar vime sintético, por exemplo, hoje existem inúmeras possibilidades.

O marketing digital permite uma maior exposição e interação entre as marcas e os seus consumidores, afinal a internet quebrou as barreiras e tornou esse processo muito mais acessível.

Sem contar que as ações no meio digital são bem mais baratas que os meios tradicionais, como as propagandas de rádio, TV, outdoors, que tinham um custo maior que não era acessível para todas as empresas.

Além disso, através das ações do meio digital, um distribuidor de materiais elétricos, consegue mensurar os resultados de maneira, quase como em tempo real, porém o marketing tradicional nos proporciona o conhecimento.

Dessa forma, quando combinados, os benefícios dos dois, eles podem ser aproveitados de uma melhor forma, com isso você consegue compensar a fraqueza de ambos e torná-los ainda mais potentes.

Por isso não existe uma competição entre marketing tradicional e digital, o que existe é uma cumplicidade entre essas duas estratégias.

Por exemplo, uma empresa de corte a laser metal que foca suas ações no marketing digital através dos canais de mídia consegue alcançar um público mais segmentado e que tenha a ver com o seu negócio.

Já as ações nos meios de comunicação tradicionais como o rádio e a televisão, as empresas conseguem atingir a massa, ou seja, um maior número de pessoas, de todas as idades, classes sociais e regiões do país.

Um aspecto importante do marketing digital é a possibilidade de produção de conteúdos, que ajudam a construir um relacionamento mais profundo com os seus clientes, criando uma boa reputação para a marca.

Benefícios do marketing tradicional

Podemos definir o marketing tradicional como toda comunicação de uma empresa feita através de canais offline como:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Jornais;
  • Produtos impressos.

Esse marketing atinge os grandes anúncios que podem ser feitos a grandes custos como os comerciais no horário nobre da TV, ou até mesmo aqueles panfletos que recebemos no farol, que não são tão caros assim.

É importante ressaltar que por mais que o marketing tradicional possa parecer antiquado, nenhuma dessas técnicas caíram em desuso e até com o advento da tecnologia mostram resultados promissores. Veja a seguir algumas vantagens dessa forma de marketing.

Visibilidade

Como o alcance da comunicação de massa através dos meios tradicionais tende a ser muito grande, sua marca será vista por um maior número de pessoas, isso fará com que você tenha uma maior visibilidade no mercado.

Grande alcance

Quando uma empresa de containers usados, por exemplo, anuncia os seus produtos no marketing tradicional, consegue contar com uma vantagem que só essa estratégia proporciona.

Pois somente os meios de comunicação tradicionais conseguem atingir os locais que não possuem acesso a internet ou TV, e tudo isso é feito através de rádio e outros meios impressos.

Atingir um público mais velho

Se você tem uma empresa de retroescavadeira com rompedor, por exemplo, e o seu público-alvo são pessoas mais velhas, saiba que as campanhas de marketing digital são essenciais para você.

Afinal, a grande maioria das pessoas que têm uma idade mais avançada não têm o costume de acessar a internet, ou até mesmo não confiam nos anúncios que encontram por lá.

Realidade

Pela comunicação impressa ser tangível, ela é considerada mais real do que as campanhas feitas de maneira online, pois as pessoas tendem a confiar mais nas empresas que utilizam os meus tradicionais para se comunicar com os consumidores.

Vantagens do marketing digital

Bom, agora que você já foi apresentado para as vantagens do marketing tradicional, vamos contar um pouco mais sobre o marketing digital, que são ações de comunicação e marketing feitas no ambiente online como:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Mobile.

Entre outros meios digitais que possuem o objetivo de divulgar empresas e vender produtos ou serviços. Saiba que todo tipo de ação que é feita no ambiente digital diz respeito ao marketing digitais como:

  • Publicações nas redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • SMS marketing;
  • Publicidade em sites.

Essa é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, sejam elas de artigos religiosos ou de astm a312. Veja a seguir algumas vantagens do marketing digital.

Maior segmentação

Somente as campanhas online conseguem criar uma mensagem personalizada para cada público-alvo da empresa, tornando o marketing mais eficaz, afinal dessa forma é possível se comunicar diretamente com os seus consumidores.

Essa segmentação só não leva padrões comuns como faixa etária, cidade e classe social, ela consegue ir muito além e entender os hábitos de consumo, gostos e até mesmo os locais que essas pessoas frequentam.

Grande alcance

O marketing digital consegue alcançar todos os espaços em que a internet está presente, inclusive em outros países, talvez essa seja a grande diferença entre os meios tradicionais de comunicação.

Se a sua ideia é fazer com que o seu negócio chegue até outro estado ou país, o marketing digital é o seu grande aliado, por isso criar uma presença digital é tão importante para os negócios que desejam crescer no mercado.

Rapidez

Ao contrário dos meios de comunicação tradicionais, o marketing digital consegue resultados instantâneos, afinal tendo acesso à internet a pessoa entra em contato com o anúncio e já consegue realizar a sua compra.

Mensurável

Através das ferramentas é possível medir os resultados com uma precisão real, além de acompanhar quais ações estão sendo mais vantajosas para o negócio, avaliando assim os resultados positivos para a empresa.

Ajustável

Diferente das campanhas tradicionais em que você disponibiliza seu material de divulgação para terceiros, o marketing digital permite que você tenha um maior controle sobre esses materiais.

Sendo assim, se caso você perceber que uma determinada ação não está rendendo bons resultados, você consegue ajustá-las ou removê-las de maneira imediata, impedindo qualquer prejuízo para sua empresa.

Poder de viralização

A internet proporciona uma maior interação entre o público e a marca, ou seja, não existe mais aquela barreira, isso inclusive é importante para acompanhar o novo perfil dos consumidores.

Por isso, se a empresa tiver um bom conteúdo, existe uma maior chance das pessoas compartilharem com seus amigos e familiares e a sua marca ser apresentada por um maior número de pessoas.

Isso aumenta a exposição da marca, além de impactar o público, e o melhor de tudo que isso acontece com um baixo orçamento.

Marketing digital x marketing tradicional

Como vimos, as duas estratégias oferecem ótimas vantagens para as empresas, e é importante entender que nenhuma mídia ou ação substituirá a outra, o que ocorre é uma convergência, ou seja, a união e adaptação de ambos.

Isso aconteceu entre o cinema e a televisão, o rádio e os podcasts, e acontece entre o marketing tradicional e o digital, e é importante entender que ambas as práticas de marketing podem ser usadas pelas empresas.

O que determina cada ação é o seu público e o impacto que você deseja causar nas pessoas.

Por exemplo, se você tem uma pequena empresa no bairro, você pode investir em panfletos, além de campanhas nas redes sociais, dessa forma você atinge o seu público dentro e fora da internet.

Por isso não pense que o marketing tradicional é algo velho e que pode cair em desuso, pelo contrário, use todos os mecanismos de divulgação disponíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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