Deslize de volta no tempo e aprenda como unir patinação e passos de dança juntando nostalgia e ritmo sobre rodas
O Roller Disco ou Roller Dancing foi uma febre nos anos 80. As pistas de patinação com música, próprias para patinar e dançar com patins nos pés, eram um grande sucesso. Passada essa época, esse modelo de patins foi deixado para trás e o roller inline conquistou o coração de adultos e crianças.
No entanto, os patins retrô estão de volta, assim como as pistas com muita música e diversão. Seria culpa de “Soy Luna”, novelinha juvenil da Disney, apresentada em 2016? Na história, a protagonista, Luna, é apaixonada por patinação e acaba se envolvendo em competições com muita dança e passos diferentes.
Para crianças e adolescentes, e alguns adultos, este foi o impulso de que precisavam para ir atrás e aprender mais sobre como andar com os patins quad. Mas como se jogar de vez nessa febre dos anos 80?
Vá atrás do vestuário
Para começar, é indicado ir atrás do vestuário que compunha o Roller Dancing. Polainas, brilho, muitas estrelas e shortinho vintage são apenas alguns exemplos. Camisetas mais soltinhas no corpo e calças estilo legging também são parte do visual, afinal, patinar ainda é um esporte.
A ideia é se sentir bem e conseguir deslizar pela pista enquanto realiza alguns passos de dança, então, nada de roupas apertadas ou que prejudiquem esse movimento. Os shorts-saia e os vestidos também são muito bem-vindos, mas precisam ter saias mais rodadas.
Escolha os seus patins
Para patinar você vai precisar de patins. Você pode até ter em casa o roller inline, aquele com as quatro rodas alinhadas, mas para o Roller Disco esse modelo não é ideal.
Pesquise por patins quad, aqueles com duas rodinhas de cada lado e veja qual modelo chama mais sua atenção. Eles lembram muito um tênis, só que com rodas, inclusive tem cordão para amarrar. Opções não faltam, então, você pode investir desde um modelo mais básico até um supercolorido.
Aprenda a patinar
Dançar e curtir a pista de Roller Dancing com muitas manobras, só depois que você aprender o básico: patinar. Quem já usou o modelo inline até se vira, afinal, não tem muita diferença, mas se é sua primeira vez sobre rodas, pode ser um pouco desafiador.
O primeiro passo é trabalhar o equilíbrio. Para andar de patins sem cair, você precisa deixar os joelhos levemente dobrados, nunca retos. Quando conseguir se equilibrar sobre as rodas, é hora de deslizar. Então, um dos pés pega impulso, o outro acompanha e deixa as rodinhas rolarem.
Não se esqueça do equipamento de segurança
Mesmo que esteja na pista de patinação, o equipamento de segurança é seu fiel aliado enquanto você dá os primeiros passos. Depois que pegar prática, inclusive na dança, ao menos na pista pode deixá-los de lado, na rua eles são de uso obrigatório.
Capacete, cotoveleira, joelheira e luvas são o ideal para você começar. Assim, quando surgirem os primeiros tombos — e, acredite, eles vão acontecer — você evita se machucar, no caso, previne os machucados mais graves. Vale também optar por legging no lugar dos shorts até as quedas ficarem mais raras.
Aprenda os passos de dança
Já se equilibra bem sobre rodas e desliza com facilidade, seja na pista de patinação, seja nas ruas? Então, está pronto(a) para aprender os passos de dança. Agora, você vai trabalhar ainda mais o seu equilíbrio e criar uma mistura entre patinar e dançar.
Para isso, inscreva-se em aulas de Roller Dancing, elas estão disponíveis nos mesmos espaços que ensinam a patinar. Não precisa começar com uma coreografia superdifícil. Aposte no básico e deixe seu corpo se acostumar com a ideia. Depois, é só se divertir e aproveitar ao máximo esse exercício divertido.
Deixe um comentário