Atualmente, um novo movimento está se tornando cada vez mais poderoso no mundo da moda. Esse movimento em questão é a ascensão do mercado de moda agênero. Diversos famosos estão entrando nesse mundo no qual não existe ‘ele’ ou ‘ela’, e, realmente, os looks que estão sendo criados através das combinações de roupas agênero são incríveis!
Com o número de pessoas que se identificam como não binárias cada vez mais crescente, a estimativa é que mais pessoas que se identificam com gêneros predeterminados apareçam e comecem a se sentir encorajadas a assumir que são não binárias, e um bom exemplo disso foi o Vitão.
O cantor recentemente se declarou não binário e sempre que pode aparece vestindo roupas como croppeds, saias e até mesmo calçados unissex em suas redes sociais. Então, percebemos que o cantor realmente caiu de cabeça nesse estilo e está se descobrindo cada vez mais, pois declara que isso é bastante libertador.
Mundo da moda e as pessoas não binárias
O mundo da moda, até o presente momento, não deixou claro se realmente irá investir “pesado” em roupas agênero que consigam passar mais conforto para aqueles que não se identificam com nenhum gênero específico. Mas, enquanto não há nenhuma pronúncia, os não-binários buscam se sentir mais à vontade realizando combinações de roupas dos dois gêneros.
Através de relatos de diversas pessoas não binárias, é possível identificar o quão positivo pode ser se libertar do sistema cisgênero que o mundo possui atualmente e, quando o mundo da moda começar a investir ainda mais no mercado agênero, isso certamente será uma vitória para os não binários.
Varejo sem gênero
O varejo sem gênero é algo que está crescendo. Ele não se apresenta apenas no estilo das roupas, mas em layouts, comunicações de vendas (marketing) e muitos outros detalhes que estão sendo destinados apenas para o público agênero.
Um belo exemplo recente que está ganhando notoriedade nesse segmento é a coleção criada por uma renomada grife chamada Stella McCartney. Essa linha traz diversas peças de roupas que podem ser utilizadas de forma utilitária e sem os famosos rótulos de “roupa masculina” ou “roupa feminina”.
As roupas dessa coleção se completam e criam combinações de acordo com o que a pessoa agênero busca. Vale ressaltar que essa linha também ficou famosa por ser 100% algodão orgânico, influenciando, assim, a sustentabilidade, além de suas cores neutras conseguirem facilitar ainda mais as infinitas combinações que elas podem proporcionar para o público sem gênero e, com isso, aumentar ainda mais a inclusão de roupas sem um gênero específico em solo brasileiro.
Uma geração mais evoluída
Quando o assunto é identidade, a geração Z está conquistando tudo. Isso porque a geração atual é mais evoluída e não se importa com o que as pessoas acham. Se fosse desse jeito há alguns anos, pode ser que muitas pessoas que sofreram preconceitos por ser quem realmente são não teriam sido discriminadas e até mesmo mortas, em alguns casos.
Por isso, esse movimento agênero, e muitos outros do público LGBTQIAP+, são mais do que bem-vindos para que a sociedade consiga, enfim, evoluir e para que todos comecem a se sentir bem sendo o que realmente são, sem barreiras de gênero ou de aparência.
Mas, para isso, é necessário um pouco mais de luta e uma grande empresa está começando a se movimentar por essa causa. Isso contribui para a quebra dessa barreira de roupas binárias. Essa empresa em questão é a Adidas, que recentemente inaugurou uma loja nova que tem como público-alvo o consumidor da geração Z.
Se muitas outras lojas começarem a aderir a esse conceito, logo as pessoas não binárias poderão se beneficiar ainda mais do mundo da moda.
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