6 dicas para facilitar o dia a dia com recém-nascido

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em fevereiro 10, 2023

6 dicas para facilitar o dia a dia com recém-nascido

Receber um recém-nascido é sempre uma alegria para casa, não é mesmo? No entanto, esse presente divino vem acompanhado de muito trabalho para os papais e mamães, principalmente se forem de primeira viagem.

Alguns itens podem facilitar o dia a dia, como um berço portátil, uma babá eletrônica, fraldas para praia e piscina, entre outros acessórios. Além disso, para ajudar você que está esperando a chegada de um bebezinho, preparamos essa lista com dicas úteis para os primeiros dias com o recém-nascido. Boa leitura.

Dicas simples para o dia a dia com o bebê

Alguns hábitos vão fazer muita diferença no cotidiano com a criança, e muitas das dicas que preparamos vão demandar um esforço conjunto tanto da mãe quanto do pai, afinal, é um trabalho que fica mais leve quando feito em dupla, e é papel de ambos.

1 – Siga uma boa rotina

Acredite, a rotina é mais importante para o bebê do que para os pais, então não hesite em criar um ambiente com horários bem-definidos para a amamentação, sono, passeios entre outras atividades.

2 – Aproveite o sono do bebê

Os recém-nascidos tendem a dormir cerca de 16 horas por dia, porém de forma picada. Geralmente de 2 em 2 horas o bebê acorda para mamar. Aqui vai uma dica, principalmente para as mamães: quando o recém-nascido dormir, aproveite para dormir também.


A tendência é que as mães aproveitem que o bebê dormiu para cuidar de outras atividades da casa que são importantes, mas como dissemos, o recém-nascido tende a dormir 16 horas no dia, então por pelo menos 8 delas tente dormir também. Nessas horas, o pai pode ficar de olho no bebê para que a mãe tenha um sono sem preocupações.

3 – Desenvolvimento do bebê

Logo após o nascimento, o bebê já será acompanhado por uma pediatra na sala do parto, que de preferência deve ser a que irá acompanhá-lo a partir dali. Leve o recém-nascido nas primeiras consultas para acompanhar o desenvolvimento e faça todos os exames solicitados, pois são muito importantes para a saúde do bebê.

4 – Banho

Para mamães e papais de primeira viagem, o banho é um ponto de receio, por isso mesmo na maternidade as enfermeiras vão dar o primeiro banho e ensinar os pais. Já em casa, a dica maior é deixar tudo que você precisa perto da banheira e também deixar a água bem rasinha, assim você terá mais controle e menos riscos.

5 – Troca de fraldas

Este item é importantíssimo, pois a pele do recém-nascido é muito sensível, por isso, faça as trocas periódicas entre 2 e 3 horas e, claro, sempre que o bebê fizer cocô.

Certifique-se de limpar muito bem, de preferência com algodão e água morna. Evite lenços umedecidos no primeiro dia e, quando for usar, opte por aqueles que não causem irritação na pele.

6 – Dicas bônus

Outras dicas que podem ajudar são quanto às cólicas, refluxos e o momento de arrotar. Entenda que estes são processos naturais no corpo humano e principalmente nos primeiros meses do bebê.

As cólicas podem ser assustadoras, mas são supernormais, pois o aparelho digestivo está se acostumando ao leite que está recebendo. Para amenizar, é preciso paciência, massagens na barriguinha bem de levinho e às vezes uma compressa de água morna para aliviar as dores.

O refluxo também é normal, pois na ânsia de tomar o leite, acabam ingerindo um pouco de ar e a tendência é que este saia, levando um resquício do leite, é o famoso ato de “golfar”, e basta deixar o bebê em pezinho para sair o excesso de ar ingerido.

Por fim, o momento de arrotar que é confuso para muita gente, pois nem sempre o recém-nascido arrota de imediato. No entanto, a recomendação é deixá-lo na posição vertical, apoiado no seu ombro por cerca de 20 minutinhos que é o suficiente para o ar sair, evitando assim qualquer chance de engasgo.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade