Você faz uso de suplementação alimentar? Essa é uma prática muito importante em alguns casos, pois garante que o organismo recebe todos os nutrientes que necessita, mesmo que a pessoa tenha alguma restrição ou dificuldade na alimentação.
O que nem todo mundo sabe, porém, é que a suplementação pode fazer parte da rotina em todas as idades. Inclusive, geralmente cada marca de suplementação é focada em uma faixa etária, da infância à terceira idade.
Entenda quando o uso de suplementação é indicado e veja opções para todas as idades.
Suplementos alimentares para todas as idades
Agora que você já sabe os principais objetivos dos suplementos alimentares, confira algumas opções de acordo com a idade. É possível citar 5 suplementos mais comuns:
- hipercalórico;
- ferro e zinco;
- ômega-3;
- proteína;
- cálcio.
Bebês
Todo e qualquer suplemento alimentar para bebês deve ser receitado por um médico pediatra, que conseguirá avaliar as necessidades.
Os mais comuns são suplementação de ferro e cálcio, para fortalecimento de ossos e músculos,que ajudam no desenvolvimento motor.
Além disso, para complementar a amamentação, também são indicadas fórmulas que contêm os mesmos nutrientes do leite materno e ajudam no desenvolvimento.
Crianças
Assim como nos bebês, o foco é aumentar a disponibilidade de nutrientes relacionados ao desenvolvimento global da criança. Também devem ser prescritos por um pediatra.
Assim, suplementos com ferro, cálcio, iodo, vitamina C, vitamina D e outros são muito importantes nesse momento. Além disso, pode haver a necessidade de suplementação para crescimento, o que deve ser indicado por um médico.
Adolescentes
Nessa fase, é importante focar não apenas nos suplementos fortalecedores, mas também nos que trazem mais saúde para o corpo de maneira geral, assim como para o desenvolvimento cognitivo.
Para isso, são indicados hipercalóricos para ganho de peso, proteína para desenvolvimento de massa magra, ômega-3 para cognição e outros que devem ser indicados apenas por médicos.
Mulheres adultas
A rotina corrida da vida adulta faz com que a alimentação seja deixada de lado muitas vezes. Nesses casos, o mais indicado são os multivitamínicos, que conseguem oferecer uma boa quantidade de nutrientes diariamente, mesmo quando não se alimentam da maneira correta.
Além disso, existem também suplementos alimentares específicos para tratamentos de endometriose, disfunção hormonal, cólicas menstruais, entre outros. Vale a pena pesquisar e procurar um médico.
Mulheres grávidas
Durante a gravidez, é preciso ter sempre o acompanhamento pré-natal, que também acompanha a saúde da mulher e os nutrientes que estão faltando para que o bebê se desenvolva.
Os dois suplementos recomendados são o ácido fólico e a vitamina D1, além de suplementação de ferro, caso seja necessário. O ácido fólico, inclusive, é indicado mesmo antes da gravidez.
Homens adultos
Homens adultos também podem precisar de suplementação alimentar de acordo com as necessidades hormonais ou de saúde. Os multivitamínicos são os mais recomendados, principalmente para quem não mantém uma alimentação tão equilibrada.
Além desses, também é possível suplementar com magnésio, ômega-3, vitamina C, entre outros.
Adultos saudáveis
Adultos saudáveis podem fazer suplementação por diversos motivos. Por exemplo, aumentar a quantidade de proteína consumida, o que ajuda a aumentar a massa magra, que garante mais força e saúde no momento e também no futuro.
Suplementos como whey protein, creatina, vitamina C e D, ferro e zinco são muito bem-vindos nessa fase da vida. Para quem não consome carnes, é preciso uma atenção maior.
Idosos
Essa fase da vida é uma das mais delicadas quando se fala em suplementação. Geralmente, idosos contam com restrições alimentares ou até mesmo dificuldade em comer e podem usar os suplementos para melhorar a disposição de nutrientes.
Os melhores suplementos, nesses casos, são os de fibra, de ferro, proteína (para manter a força), cálcio (para combater osteoporose), ômega-3 (para cognição) e hipercalóricos, em casos de dificuldade de alimentação.
Deixe um comentário