5 estratégias de marketing para pequenos negócios

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em julho 30, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

As estratégias de marketing digital podem parecer que funcionam apenas para grandes empresas, mas esse não é o caso. As pequenas empresas também podem usufruir de vários benefícios dessa estratégia.

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de estratégias que auxiliam as empresas a vender seus produtos e serviços em um ambiente digital. Seu principal objetivo é mostrar a marca para o público-alvo.

Para isso, as empresas podem usar uma variedade de ferramentas, como:

  • Blogposts;
  • Sites;
  • Rede social;
  • E-mails promocionais, etc.

Com a ajuda de um sistema crm (customer relationship management), as informações dos clientes podem ser gerenciadas para criar conteúdo eficaz para esses canais e atingir as pessoas certas.

Para entender melhor como usar essas estratégias no seu pequeno negócio, confira as dicas abaixo.

Os benefícios do marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital oferece às pequenas empresas várias oportunidades para se conectar com seu público-alvo e alcançar voos mais altos para continuar crescendo em seus segmentos de mercado.

Outras ferramentas, como app funil de vendas, podem ajudar a organizar e gerenciar as informações necessárias para usar as estratégias de marketing digital de forma mais eficaz, facilitando a distribuição de mensagens direcionadas.

Assim, embora essas abordagens possam parecer ações que apenas grandes empresas podem realizar, algumas são ótimas para pequenas empresas, atuando diretamente em áreas favoráveis ​​ao crescimento da empresa.

5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Uma pequena empresa é um negócio formado por micro e pequenas empresas. No cenário econômico do país, tais empresas são de grande relevância, pois contribuem para a geração de renda e emprego, além de seu alto potencial de crescimento.

Atualmente, para se destacar no mercado empresarial, tanto as grandes quanto as pequenas empresas precisam estar presentes na Internet de forma estratégica, portanto, não basta apenas construir uma presença profissional nas redes sociais.

Para pequenas empresas que estão entrando no mundo digital, existem algumas estratégias de marketing digital que são mais úteis do que outras. Confira alguns deles abaixo:

  1. Publicidade nas redes sociais

A publicidade nas redes sociais permite o desenvolvimento de estratégias por meio de segmentação avançada, que permite atingir públicos específicos com base em interesses, gênero, comportamento e localização com a ajuda de sistemas de crm operacional.

As ferramentas fornecidas pela própria mídia permitem testes para melhorar o desempenho do anúncio. Se o seu negócio é mais visual, usar os anúncios do Instagram pode ser mais vantajoso, pois é mais fácil se conectar com seu público.

  1. Estratégias locais de SEO

O SEO local (Search Engine Optimization) é feito para atingir um grupo específico de pessoas que vivem em um espaço geográfico específico.

A partir dessa pesquisa, palavras-chave estratégicas podem ser utilizadas para melhorar o direcionamento do seu site e atrair públicos qualificados e segmentados, podendo gerenciar todas essas informações utilizando um sistema de crm.

  1. E-mail Marketing

Normalmente, os usuários não concluem uma transação na primeira vez que visitam seu website. Portanto, neste ponto, é importante capturar informações de contato para nutrir posteriormente esse lead.

Nesse caso, o email marketing ainda é uma ótima ferramenta de conversão, pois, além de ajudar a orientar a jornada de compra do prospect, também pode te ajudar a entender quais são os melhores canais e conteúdos para continuar conversando com o prospect.

  1. Parcerias com empresas e profissionais

As parcerias, também conhecidas como co-marketing, permitem combinar recursos, estratégias e ações com outras empresas e profissionais, o que possibilita que esses parceiros realizem ações que você não conseguiria fazer sozinho.

Diante disso, o setor do melhor crm de vendas pode segmentar empresas com base em seu nicho de forma a compartilhar benefícios mútuos para ambas as partes.

Procure trabalhar com influenciadores digitais e empresas não concorrentes, mas eles estão no mesmo espaço.

  1. Redes Sociais

Um erro comum cometido por quem não está acostumado com estratégias de marketing digital é usar as redes sociais apenas como meio de publicidade. Mas para que essa estratégia funcione, você também precisa apostar no marketing de relacionamento.

Poder interagir com o público é uma das maiores vantagens das redes sociais, pois após postar algo, é possível receber mensagens, comentários e curtidas de seus seguidores, ajudando a entender a impressão do público sobre seu conteúdo e marca.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.