5 dicas para planejar e organizar o quarto das crianças

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em março 20, 2023

A decoração de um cômodo deve respeitar o tipo de ambiente e, é claro, a personalidade de quem irá permanecer nele com mais frequência. Em se tratando de um quarto infantil, isso não poderia ser diferente.

Agora, aliado à parte estética, que envolve a escolha das cores para parede e o modelo dos móveis, por exemplo, é preciso pensar na organização do espaço, de modo a torná-lo prático sem perder aquele aspecto aconchegante.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa planejar e organizar melhor o quarto das crianças. O ideal é que haja um equilíbrio entre o conforto e a praticidade, facilitando a rotina dos pequenos.

Importância da organização para as crianças

Quem tem uma criança em casa sabe o quão trabalhoso pode ser o cuidado diário, especialmente no que tange a organização dos ambientes. Exatamente por conta disso que é interessante que seus filhos criem um certo senso de responsabilidade desde muito novos.

Isso não significa que eles terão de seguir regras rígidas a nível militar, nem tampouco deverão ser penalizados com crueldade por deixarem o brinquedo fora do lugar. Na verdade, o desenvolvimento do senso de responsabilidade é algo que vai evoluindo aos poucos e gradativamente.

Um bom exemplo é criar hábitos simples, como guardar os objetos em seu devido lugar depois de usá-los — algo que vale tanto para brinquedos como para material escolar. Incentivar as crianças a fazer isso e parabenizá-las por tal feito é de grande incentivo para que elas adotem esse comportamento no seu dia a dia.

A sensação de maior tranquilidade e de conforto com o quarto arrumado também devem ser vistos como aspectos positivos decorrentes da organização, assim como a melhora na produtividade na hora de fazer as atividades escolares e da autonomia das crianças.

Como organizar e planejar um quarto infantil?

Agora que você já entendeu os benefícios da organização, confira algumas dicas que vão te ajudar a manter o ambiente arrumado, mas sem perder o aspecto divertido para o seu pequeno.

Delimite os espaços

Estabelecer o espaço de cada coisa é bastante importante para manter uma boa organização, especialmente em um quarto infantil. Por isso, delimite o espaço onde deverão ser guardados os brinquedos, onde será o espaço para estudos, bem como o local para o descanso.

Use cores e papéis de parede

Ainda pensando na questão da delimitação dos ambientes, uma dica super válida é investir em cores e papéis de parede. Você pode aplicar uma tonalidade diferente para demarcar o espaço onde a criança deverá estudar e outro para o local onde ela poderá brincar, por exemplo.

Cores devem respeitar o gosto das crianças

Passou o tempo em que azul é de menino e rosa é de menina. As cores podem ser usadas com mais liberdade em um quarto infantil, só se atente para o gosto de seus filhos. A decoração pode se basear em desenhos animados, temática de bichinhos ou até mesmo elementos da natureza, como um arco-íris ou um céu estrelado.

Utilize nichos e prateleiras

O uso de nichos e prateleiras é uma alternativa bastante atraente, principalmente para quem não tem muito espaço. Eles podem servir tanto para ajudar na decoração do quarto como para dar um lugar de fácil acesso para guardar objetos usados com frequência. Não se esqueça de instalá-los em locais acessíveis para as crianças.

Caixas transparentes também podem ajudar

Outra maneira um tanto quanto simples de ajudar na organização do quarto infantil é usando caixas transparentes para guardar os objetos. Elas podem ser de cores diferentes para mostrar ao seu pequeno onde estará guardado cada item, seja o material escolar ou os seus brinquedos, por exemplo.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade